Home > Notícias
14/04/2014 12h04min

Estudo de logística é visto na prática em visitas das unidades Jabaquara e Largo Treze

Aprendizes do Senac Jabaquara acompanham pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas

Turma de logística em frente ao prédio da Codesp

Com o objetivo de enriquecer as aulas teóricas, proporcionando aos alunos o contato com as diversas aplicações do processo logístico, as unidades Jabaquara e Largo Treze promoveram visitas técnicas à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e ao Porto de Santos, com os estudantes do programa Aprendizagem e do Técnico em Logística, respectivamente.

Jabaquara
Estudando as Rotinas básicas nos serviços administrativos e comerciais, os aprendizes vivenciaram, em março, todo o processo logístico de um passageiro, desde a sua chegada ao aeroporto, o check-in, despacho das bagagens, sala de espera até o embarque. Além de conhecerem infraestruturas, como estacionamento, lojas, lanchonetes, áreas reservada para desembarque e embarque e, inclusive, a futura instalação que dará acesso ao Monotrilho (Linha 17 – Ouro) e interligará o Aeroporto de Congonhas a outras três linhas do Metrô e uma da CPTM.

"O objetivo da visita foi demonstrar aos jovens a amplitude de um tema que faz parte de suas vidas, porém de uma forma que muitos deles ainda não tinham imaginado e os impactos que os nossos hábitos diários de transporte podem trazer para a sociedade", afirmou o docente Anderson Teodoro Pires dos Santos, que supervisionou a atividade.

Acompanhados por Fernando Cosseti, relações públicas da empresa, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a área reservada para autoridades e o mirante com uma vista para as duas pistas, no qual puderam verificar a movimentação das aeronaves, acompanhando os pousos e decolagens.

Largo Treze
Já os estudantes do curso Técnico em Logística foram orientados sobre as principais operações do Porto de Santos durante um passeio de escuna, que percorreu todo os canais da cidade. Os futuros profissionais navegaram desde a ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, até o final do terminal da Alemoa, passando por muitos dos principais terminais do porto, inclusive pelos dois grandes projetos em construção: BTP e Embraport.

Segundo Marco Antônio Santana, docente da unidade que supervisionou a ação juntamente com Ranulfo Soares da Fonseca Junior, as visitas técnicas são muito úteis para mostrar aos alunos, de forma prática, as informações que apresentadas teoricamente em sala de aula. "Nesse caso, proporcionamos o melhor conhecimento sobre o transporte marítimo, principalmente no que diz respeito à parte de importação e exportação de produtos", destacou o docente.

Ao final da visita, os estudantes assistiram a um vídeo institucional, seguido de uma breve palestra sobre a história, a participação na economia no auditório Controle de Segurança dos Portos (Codesp). A ação, para o aluno Joarderson Augusto de Andrade Silva, concretizou um aprendizado vivenciado pela experiência que marca a trajetória profissional.

Conheça o programa Aprendizagem e o curso Técnico em Logística. Conheça também o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Senac.

Tags: Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Infraero, Porto de Santos, Senac Jabaquara, Senac Largo Treze, Técnico em Logística, logística, programa Aprendizagem, visita técnica


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)