Home > Notícias
13/03/2014 09h08min

Primeira turma do Técnico em Hospedagem Pronatec aplica projeto de Hospitalidade & Convivência em escola estadual de Ribeirão Preto

Ex-alunos do Técnico em Hospedagem em conclusão do curso

Em fevereiro, o Senac Ribeirão Preto realizou o encerramento da primeira turma do curso Técnico em Hospedagem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como parte integrante do Plano de Curso, os alunos implantaram o projeto Hospitalidade & Convivência na Escola Estadual Professor Cid de Oliveira Leite, na qual cinco dos 19 concluintes estudam.

"Decidimos aplicar a hospitalidade no convívio escolar, pois os alunos que frequentam a instituição sentiam falta desse acolhimento. Na escola, buscamos o saber, não só o saber da matemática, do português, e das demais matérias, mas sim o saber de conviver com diferentes culturas e o saber respeitar as diversidades", explicou a aluna Paola Vilani Valezi sobre a escolha do tema.

Os alunos do Técnico em Hospedagem, juntamente com a docente responsável pela coordenação do curso, Edna Miranda, enviaram uma carta de apresentação do projeto para a diretora da escola escolhida, descrevendo o projeto e os seus principais objetivos. Com a aprovação da dirigente da escola, o projeto iniciou-se e foi dividido em três fases.

Na primeira, foi realizada uma pesquisa com coleta de dados a fim de identificar o conhecimento dos alunos sobre o tema, para isso foi elaborado um questionário com cinco questões que, após a tabulação, nortearam as etapas seguintes.

Já a segunda fase, constituiu-se em quatro palestras, apresentadas pela coordenadora e docentes do Técnico em Hospedagem a 52 professores da escola: Construindo o Conceito de Hospitalidade na Escola e A Comunicação como Ferramenta da Hospitalidade Escolar, ministradas por Edna Miranda; Etiqueta e Marketing Pessoal, por Lilian Alves; e Relacionamento Interpessoal, por Natalia Zanon.

A terceira fase, direcionada aos estudantes da escola, contou com palestras e dinâmica sobre o conceito de hospitalidade. Na ocasião, os alunos do Técnico em Hospedagem convidaram os participantes a elaborarem textos ou frases sobre o conteúdo apresentado.

Os trabalhos foram avaliados por João Paulo Honorato Fernandes, Edson Salerno Junior e Marina Rodrigues Barbosa, docentes da unidade e 18 alunos foram premiados com exemplares do livro Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviço, publicado pela Editora Senac São Paulo, e por com um kit hospitalidade.

"Em uma era egoísta e mais individual, a hospitalidade que pode ser ensinada e utilizada por qualquer um, independentemente da religião, cultura ou etnia, pode fazer a diferença, não só no cotidiano, como também em nossa vida profissional", destacou Amanda Lima, aluna da Escola Estadual Professor Cid de Oliveira Leite.

"Esperamos que os alunos de várias escolas sejam contemplados com essa aula, não só de hospitalidade, como também ensinamentos para uma convivência mais feliz", finalizou Pablo Benjamin sobre o Plano de Ação, no qual foram atendidos cerca de 800 alunos e 40 educadores, envolvendo também os patrocinadores e o Senac Ribeirão Preto.

Conheça a programação de cursos gratuitos do Pronatec na unidade.

Tags: Hospitalidade & Convivência, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, Senac Ribeirão Preto, Técnico em Hospedagem, plano de ação, plano de curso, prática


Últimas notícias

15/12/2017
15/12/2017
15/12/2017
15/12/2017
14/12/2017
14/12/2017
13/12/2017
Campeonato lúdico estimula raciocínio lógico entre aprendizes
13/12/2017
Campanha de alunos incentiva doação e beneficia estoques de sangue no interior
13/12/2017
Desfile leva looks inspirados no tema Paz e Amor para a passarela
13/12/2017
PPRA: docente explica programa essencial para a saúde do trabalhador
12/12/2017
De Olho no Lixo: aprendizes criam projeto sobre descarte consciente
12/12/2017
Estética: possibilidades de formação e atuação em um mercado em constante crescimento
08/12/2017
Alunos conferem processo de remediação durante visita a área contaminada
08/12/2017
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
08/12/2017
Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhador com deficiência em 2017
07/12/2017
Senac Araçatuba celebra 40 anos
07/12/2017
Encontro sobre marketing nutricional alerta sobre rótulos e industrializados
06/12/2017
Alunos reforçam habilidades em TI e vivenciam profissão em projeto para ONG
05/12/2017
Alunos de enfermagem levam mais cor, integração e conforto a hospital psiquiátrico
05/12/2017
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Garçom

Próximos Eventos

Exposição: Ugo Castellana - costurando memórias
Senac Vem
Mostra Design Scipião 2017
Atendimentos: Manicure e Pedicure
Poéticas Negras
Professor Lado B: Dani Agostini – Mina, Mahdieh e outras mulheres
Exposição: Respirarte
Exposição: Natal de Todas as Cores