Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca
Home > Notícias
13/03/2014 09h08min

Primeira turma do Técnico em Hospedagem Pronatec aplica projeto de Hospitalidade & Convivência em escola estadual de Ribeirão Preto

Ex-alunos do Técnico em Hospedagem em conclusão do curso

Em fevereiro, o Senac Ribeirão Preto realizou o encerramento da primeira turma do curso Técnico em Hospedagem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como parte integrante do Plano de Curso, os alunos implantaram o projeto Hospitalidade & Convivência na Escola Estadual Professor Cid de Oliveira Leite, na qual cinco dos 19 concluintes estudam.

"Decidimos aplicar a hospitalidade no convívio escolar, pois os alunos que frequentam a instituição sentiam falta desse acolhimento. Na escola, buscamos o saber, não só o saber da matemática, do português, e das demais matérias, mas sim o saber de conviver com diferentes culturas e o saber respeitar as diversidades", explicou a aluna Paola Vilani Valezi sobre a escolha do tema.

Os alunos do Técnico em Hospedagem, juntamente com a docente responsável pela coordenação do curso, Edna Miranda, enviaram uma carta de apresentação do projeto para a diretora da escola escolhida, descrevendo o projeto e os seus principais objetivos. Com a aprovação da dirigente da escola, o projeto iniciou-se e foi dividido em três fases.

Na primeira, foi realizada uma pesquisa com coleta de dados a fim de identificar o conhecimento dos alunos sobre o tema, para isso foi elaborado um questionário com cinco questões que, após a tabulação, nortearam as etapas seguintes.

Já a segunda fase, constituiu-se em quatro palestras, apresentadas pela coordenadora e docentes do Técnico em Hospedagem a 52 professores da escola: Construindo o Conceito de Hospitalidade na Escola e A Comunicação como Ferramenta da Hospitalidade Escolar, ministradas por Edna Miranda; Etiqueta e Marketing Pessoal, por Lilian Alves; e Relacionamento Interpessoal, por Natalia Zanon.

A terceira fase, direcionada aos estudantes da escola, contou com palestras e dinâmica sobre o conceito de hospitalidade. Na ocasião, os alunos do Técnico em Hospedagem convidaram os participantes a elaborarem textos ou frases sobre o conteúdo apresentado.

Os trabalhos foram avaliados por João Paulo Honorato Fernandes, Edson Salerno Junior e Marina Rodrigues Barbosa, docentes da unidade e 18 alunos foram premiados com exemplares do livro Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviço, publicado pela Editora Senac São Paulo, e por com um kit hospitalidade.

"Em uma era egoísta e mais individual, a hospitalidade que pode ser ensinada e utilizada por qualquer um, independentemente da religião, cultura ou etnia, pode fazer a diferença, não só no cotidiano, como também em nossa vida profissional", destacou Amanda Lima, aluna da Escola Estadual Professor Cid de Oliveira Leite.

"Esperamos que os alunos de várias escolas sejam contemplados com essa aula, não só de hospitalidade, como também ensinamentos para uma convivência mais feliz", finalizou Pablo Benjamin sobre o Plano de Ação, no qual foram atendidos cerca de 800 alunos e 40 educadores, envolvendo também os patrocinadores e o Senac Ribeirão Preto.

Conheça a programação de cursos gratuitos do Pronatec na unidade.

Tags: Hospitalidade & Convivência, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, Senac Ribeirão Preto, Técnico em Hospedagem, plano de ação, plano de curso, prática


Últimas notícias

18/10/2017
18/10/2017
16/10/2017
16/10/2017
16/10/2017
11/10/2017
11/10/2017
Aprendiz de Cozinheiro: turma cria canal no Youtube para compartilhar dicas
11/10/2017
Turma de pós-graduação na área de eventos confere bastidores da SPFW
10/10/2017
Centro Universitário Senac capacita alunos para desenvolver aplicativos com a Apple
10/10/2017
Bar contemporâneo inspira projeto de design feito por alunos em shopping
09/10/2017
LabTur Senac – Laboratório de Turismo e Hospitalidade
09/10/2017
Alunos e ex-alunos têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/10/2017
O agendamento para serviços de saúde e bem-estar é feito apenas pela internet
06/10/2017
Centro Universitário Senac – Campos do Jordão divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
05/10/2017
Como saber se uma loja virtual é confiável?
05/10/2017
Empresa Júnior: prestadora de serviços de consultoria para clientes de fora do campus
04/10/2017
Simulação de parcelamento
04/10/2017
Ação orienta moradores de condomínio a prevenir acidentes no descarte de resíduos cortantes
04/10/2017
Minifeira: recurso de aprendizado prático em administração
04/10/2017
Curta feito por alunos é exibido no Festival Internacional de Cinema Super-8

Próximos Eventos

Atendimentos: Massoterapia
Exposição: Caverna Invertida, de Nicolás Robbio
Senac Vem
Exposição: Ugo Castellana - costurando memórias
2ª Semana da Diversidade e Inclusão
Semana da Inclusão e Diversidade
Atendimentos de Estética e SPA
Arena e Exposição: José Gayegos – 50 anos de moda