Home > Notícias
17/02/2014 14h17min

Prefeitura firma parceria com Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro para desenvolvimento do primeiro Plano Diretor de Turismo da cidade

Fábio Pontes, secretário Municipal de Turismo, e Antônio Carlos Bonfato, professor do Senac São Paulo em reunião

Localizada nas encostas da Serra do Itaqueri, a estância hidromineral e turística de Águas de São Pedro recebe em média 600 mil visitantes por ano. Os dados, divulgados pela prefeitura do município, ressaltam a importância do setor para a economia da cidade, que possui cerca de 23 mil habitantes.

Com o objetivo de orientar os investimentos feitos no segmento, o secretário Municipal de Turismo Fábio Pontes firmou parceria com o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro para elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo da cidade. O acordo foi estabelecido em reunião com Cícera Carla Bezerra da Silva, diretora do campus.

"Por meio dessa parceria, o Senac busca alinhar teoria à prática, trazendo o primeiro para elucidar a prática propondo reflexões e transformações na sociedade, e o segundo para que agregue valor à teoria. Entendemos que é a oportunidade de desenvolvimento da academia e da comunidade em um movimento de ação-reflexão-ação, em uma perspectiva de construção coletiva e colaborativa", afirmou Rosana Romano Elias, diretora substituta em exercício e coordenadora de Ensino Superior do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

O estudo possibilita o reconhecimento do perfil de turistas que procuram a região, a identificação do retorno significativo dos investimentos e a tomada de decisões com base em análises planejadas. Liderando a compilação de dados e estratégias das ações, juntamente com o próprio secretário de Turismo, está Antônio Carlos Bonfato, professor do Senac São Paulo.

"O projeto, de médio e longo prazos, estabelece as bases de desenvolvimento do setor em uma localidade, constituindo uma base de diretrizes que deverão ser seguidas para que a comunidade tenha, na atividade do turismo, um alternativa de: sustentabilidade social, por meio de geração e empregos na área; ambiental, promover o desenvolvimento sustentável; e econômica, com o desenvolvimento/aperfeiçoamento de empresas ligadas ao trade turístico de modo a torná-las viáveis financeiramente", explicou Antônio.

Reuniões
Neste mês, foi iniciado o ciclo de reuniões, realizado entre representantes do Poder Executivo e do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, moradores e integrantes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) da estância hidromineral paulista, que corpo ao primeiro Plano Diretor de Turismo da cidade.

"Sempre é importante que participem membros da sociedade civil organizada do município, além dos demais órgãos públicos e cidadãos interessados na questão, uma vez que as diretrizes firmadas criarão parâmetros de procedimentos a serem seguidos por todos envolvidos na área em âmbito regional", finaliza o professor.

De acordo com o cronograma divulgado pela prefeitura, a previsão é que o documento entre ao Poder Executivo em setembro para que seja votado como projeto de lei na Câmara Municipal.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Crédito: Alessandro Meirelles - assessor de imprensa da Prefeitura de Águas de São Pedro

Tags: Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, Parceria, Plano Diretor de Turismo, Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro, prática, teoria


Últimas notícias

12/02/2019
11/02/2019
08/02/2019
08/02/2019
08/02/2019
07/02/2019
04/02/2019
Parceria com Museu de Arte Sacra incentiva leitura em estação de metrô
01/02/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
31/01/2019
Planejamento estratégico: etapas e ferramentas para a gestão eficaz das empresas
31/01/2019
Confira 10 tendências tecnológicas que contribuem com o meio ambiente
29/01/2019
Desafios sustentáveis ampliam oportunidades de atuação na engenharia
24/01/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
24/01/2019
Novos olhares sobre o território e o impacto na gestão de projetos sociais
23/01/2019
Aluno de design de interiores é premiado no 23º Concurso Estudos Deca
21/01/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
21/01/2019
Centro Universitário Senac é eleito melhor instituição em artes e design
14/01/2019
Novo Bacharelado em Design ganha formato mais flexível e personalizável
14/01/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
08/01/2019
Senac oferece 30% de descontos em cursos técnicos, livres e de idiomas para 2019
04/01/2019
Perfil profissional e novos cenários são temas de fórum ambiental

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)