Home > Notícias
06/02/2014 18h17min

Trabalho de conclusão de curso dá origem a projeto de inclusão social por meio da gastronomia

A gastronomia usada como alternativa de terapia ocupacional. Essa afirmação serviu como base para a construção do trabalho de conclusão de curso de Adriana Bausells, César Yukio e Daniela Araújo, alunos do curso de pós-graduação em Administração e Organização de Eventos do Senac Aclimação. O estudo, inicialmente direcionado a pessoas com deficiência intelectual, foi reformulado e deu origem a um projeto social, o Superação.

Com o intuito de realizar ações, por meio da gastronomia, que possam capacitar, inserir e valorizar o ser humano diante da família e da sociedade, a iniciativa promove atividades gastronômicas próprias, como realização de eventos e aulas para os integrantes de organizações que visem ao bem-estar social.

"Não seria possível realizar as ações do Superação, que são sempre de responsabilidade própria, tanto na execução como financeiramente, sem o que aprendemos na pós-graduação. Para cada atividade, mesmo para as aulas, temos que fazer um projeto específico, com cronogramas, captação de recursos, cartas de patrocínio, apoio, logística e todos os elementos presentes na produção de um evento", explica Adriana, coordenadora do Superação.

"Componentes como Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Projeto Integrado de Comunicação e Marketing de Eventos e Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias de Eventos ficaram evidentes no trabalho de conclusão de curso deles e cada vez mais no projeto desenvolvido", ressaltou Marta Maria Morettin Agudo, professora responsável pela coordenação do curso Administração e Organização de Eventos.

A equipe da iniciativa conta também com Carolina Gall, ex-aluna de gastronomia do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, Bia Bastos, Etienne Peled e Léo Esteves.

Parcerias
Enquanto um projeto promove subsídios para inclusão social, o outro desenvolve crianças e jovens no Guarujá, em São Paulo. Essa parceria, firmada entre os projetos Superação e Estaleiro Musical Guarujá, resultou em aulas de gastronomia durante visita ao Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

A história do alimento, sua origem, as questões culturais, etiqueta e cerimonial e montagem de mesas foram alguns dos pontos abordados na ocasião, que contou com a presença de Gustavo Rodrigues da Silva e Alessandra Florencio Dall Oppio, docentes da área de gastronomia do Senac Nações Unidas, e Zenir Dalla Costa, coordenadora dos cursos de extensão universitária em gastronomia do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

"Fora o aprendizado, houve melhora da autoestima e confiança. Pudemos observar notáveis talentos que diante de oportunidades, no devido tempo, poderão se tornar grandes profissionais da cozinha", declarou Adriana sobre os jovens que, além de conhecerem instalações do Centro Universitário, foram elaboraram algumas receitas.

Conheça o curso de pós-graduação em Administração e Organização de Eventos e os títulos oferecidos pela instituição na área de gastronomia.

Tags: centro universitário senac - santo amaro, eventos, gastronomia, projeto, senac aclimação, trabalho de Conclusão de Curso


Últimas notícias

13/11/2019
12/11/2019
12/11/2019
05/11/2019
29/10/2019
29/10/2019
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
09/10/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE
03/10/2019
Feira Senac de Carreiras conecta estudantes a oportunidades do mundo do trabalho
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)