Home > Notícias
30/09/2016 11h08min

Profissionais de podologia do Senac falam sobre evolução e tendências da área

O aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o envelhecimento da população são alguns dos fatores que apontam o crescimento da necessidade da atuação do podólogo. Em constante expansão, esse profissional encontra cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

As docentes do Senac São Paulo Aparecida Maria Bombonato e Conceição Aparecida de Paula Justino falaram sobre o tema. Aparecida é formada há 31 anos e exerce a docência  na instituição desde 1993. Ano em que Conceição se formou. Ela está no Senac há 18 e atua na área até hoje. Isso a possibilita unir conhecimento teórico à vivência das necessidades do mercado. As duas publicaram quatro livros juntas, voltados para profissionais da área, e se complementam com uma base acadêmica sólida e uma vasta experiência profissional.

O início
De acordo com o site da Associação Brasileira de Podólogos (ABP), na década de 70, a ABP solicitou ao Senac São Paulo e recebeu a autorização da Secretaria da Educação para ministrar o curso de Podologia com 450 horas. “Na época do surgimento da ocupação, um profissional que sabia o ofício treinava o outro, passando assim o seu conhecimento adiante, existindo neste modelo de aprendizado somente um treinamento prático. Porém, chegou um momento em que o próprio mercado exigiu um certificado. Em 1979, o Senac São Paulo ofereceu o primeiro curso de podologia no Brasil, chamado Pedicuro Calista, na época. Eu fiz o curso e me formei em 1985”, conta Aparecida.

Com a criação do curso, vieram também os debates sobre a área. Em 1991, a ABP realizou o primeiro Congresso Brasileiro de Podologia, com apoio do Senac Tiradentes, unidade em que funcionava a primeira turma de Podologia. “Nessa época, houve um estudo sobre a utilização do fenol* e os riscos para os profissionais, assunto que rende discussões até hoje”, fala Conceição. Além disso, Aparecida afirma que o evento foi um divisor de águas, já que trouxe mais visibilidade à profissão.

Em 1996, o curso passou para Técnico em Podologia, com carga horária de 1200 horas.

Mercado de trabalho
O ofício foi evoluindo e com ele suas particularidades, diferenciando-o de outras ocupações similares. É o que afirma Conceição: “A pedicure do salão de beleza tem como objetivo a estética é direcionada para estética, já o podólogo tem a atuação direcionada para a saúde dos pés. De qualquer forma, todo profissional necessita de constante atualização e de conhecimento específico para acompanhar as tendências e exigências do mercado”.

Essa exigência do mercado ocorre pela grande demanda por profissionais,em consequência da popularização do serviço de podologia. “Hoje, a profissão é muito mais divulgada do que antigamente. O acesso ao podólogo, que era restrito à classe alta, também se expandiu e hoje é acessível a todas as classes sociais”, diz Conceição.

De acordo com Aparecida, hoje, o podólogo pode atuar em clínicas especializadas, UBS, postos de saúde, clubes, SPAs, hotéis, salões de beleza, academias, home care , saunas e como autônomo, montando o seu próprio espaço. “Quando comecei a dar aulas no Senac, vinham pessoas de longe só pra fazer o curso, de outros estados, como: Minas Gerais, Amazonas, Pará e Bahia, por exemplo. Também muitas vinham do interior de São Paulo. Hoje, o curso expandiu bastante. Até mesmo no Senac, antes era só na unidade Tiradentes, agora o curso é oferecido em mais de 20 unidades”, comenta a docente.

A profissão é reconhecida como ocupação, mas não é regulamentada. “A profissão só entrou na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) em 2000. Isso já foi um avanço, pois quem for consultar já sabe que existe. Estamos lutando para a regulamentação”, fala Aparecida. “Há um sindicato no Estado do Rio de Janeiro, porém ainda não há nenhum órgão da categoria em São Paulo”, complementa Conceição.

Especializações
Independentemente de a podologia já existir há mais de 35 anos, ter cursos profissionalizantes e demanda de mercado, ainda há muitos setores em que o profissional pode exercer seus conhecimentos. Conceição alerta para o fato da longevidade da população, pois a pessoa idosa tem mais complicações nos pés, por conta de deficiência circulatória, do pé do diabético, que necessita de cuidados especiais; do praticante de esportes, muito em evidencia nos últimos anos, que pode causar danos aos pés, em decorrência de falta de orientação adequada, assim como o uso constante do salto alto. “Uma tendência são os cursos de especialização, pois cada público necessita de um tratamento diferenciado”, finaliza.

*O fenol (hidroxibenzeno) é um ácido corrosivo que irrita as membranas mucosas. Já foi utilizado na podologia, mas hoje seu uso não é permitido para esse fim.

Obs.: Técnicas e Procedimentos no Aparelho Ungueal, Podologia Calos e Calosidades, Patologia das Unhas e Especializações Podológicas são livros publicados pelas profissionais. O livro Podologia no Esporte foi revisado por elas.


Conheça o Técnico em Podologia, Podologia Esportiva e Podologia Geriátrica, que o Senac oferece e faça uma visita virtual ao Laboratório de Multiprocedimentos – Podologia na unidade Aclimação.

Tags: Saúde e bem-estar, Senac Aclimação, Senac Itu, Senac Santo André, Senac São José do Rio Preto, Senac São Paulo, Senac Vila Prudente, mercado de trabalho podologia, podologia, podologia senac, podólogo, saúde, tendências podologia


Últimas notícias

13/11/2019
12/11/2019
12/11/2019
05/11/2019
29/10/2019
29/10/2019
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
09/10/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE
03/10/2019
Feira Senac de Carreiras conecta estudantes a oportunidades do mundo do trabalho
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)