Home > Notícias
21/05/2012 19h19min

Idealizado pelo Senac Santa Cecília, Projeto Palavra Lida visita o Senac Tiradentes

Cerca de 140 alunos das unidades Santa Cecília e Tiradentes participaram do evento

Coordenadora do Programa Aprendizagem na Tiradentes, Betina Gertner; docentes de Santa Cecília Simone Mariko e Luana Vilar; ator Aderaldo Maia; Bibliotecária de Santa Cecília Lídia Bortoloci e o coordenador Aprendizagem em Santa Cecília, Mauro Vieira

No dia 2/5 mais uma edição do Palavra Lida foi realizada. Dessa vez, o tema foi “contação de histórias”, com apresentação feita pelo ator Aderaldo Maia. A novidade foi que o projeto, idealizado pelo Senac Santa Cecília, ultrapassou pela primeira vez os limites da unidade e foi realizado no auditório do Senac Tiradentes.

Cerca de 140 alunos do Programa Aprendizagem vindos das duas unidades participaram da atividade. O convite partiu da coordenadora do programa no Senac Tiradentes, Betina Gertner. “Em fevereiro, recebi por e-mail uma divulgação do evento e surgiu a ideia de trazer o próximo encontro ao auditório da Tiradentes para que pudéssemos juntar as turmas”, conta.

O coordenador do programa da unidade Santa Cecília, Mauro Vieira, concordou prontamente com a proposta. “O intercâmbio entre turmas é sempre importante, pois a troca de experiências é algo que agrega”, diz. 

Nesta edição, o ator Aderaldo Maia apresentou três maneiras de se contar uma história. Inicialmente, ele contou o enredo do livro “A moça tecelã”, de Marina Colasanti, usando adereços e acessórios como simbologia. Depois contou “A bailarina encantada”, de autoria de Bruna Dias, em que o instrumento utilizado por Aderaldo foi o próprio livro. Em seguida, de forma mais simples e utilizando apenas a voz, contou a história do livro “O sol e a terra - Uma história de Amor”, de Amir Piedade.

Após o evento, Betina Gertner fez uma avaliação bastante positiva do projeto e afirma que acha importante promover atividades que favoreçam a integração entre turmas de diferentes Unidades. “Achei ótima a proposta do Palavra Lida para aproximar os jovens da literatura. Também gostei da intervenção e performance do Aderaldo: me fez pensar em como é possível despertarmos para a riqueza da arte de forma simples”.

O Palavra Lida é uma iniciativa da biblioteca do Senac Santa Cecília em parceria com o Programa Aprendizagem da unidade, que favorece o desenvolvimento cultural do aluno-aprendiz estimulando o hábito da leitura e aproximando-o da biblioteca através de encontros com escritores e profissionais. O projeto é desenvolvido pela unidade desde 2007 e, de acordo com a biblioteca, é possível observar que os aprendizes - antes interessados apenas na internet – a partir da experiência desta ação, passaram a procurar por livros, jornais, revistas, etc, inclusive de outras bibliotecas da rede Senac, além de se mostrarem mais cuidadosos  com o espaço da biblioteca e o acervo.

A representante da biblioteca, Lidia Bortoloci Ferreira Filha, destaca o crescimento da iniciativa. “É a primeira vez que o projeto Palavra Lida acontece fora da nossa unidade e o auditório da Tiradentes estava repleto de jovens. É muito interessante acompanhar a ampliação do projeto e ver os resultados dessa ação”.

Visita aos laboratórios

Após o evento do Projeto Palavra Lida, os alunos da unidade Santa Cecília visitaram os laboratórios de enfermagem, hemoterapia, ótica e prótese dentária do Senac Tiradentes.

De acordo com o coordenador do Programa Aprendizagem do Senac Santa Cecília, Mauro Vieira, a oportunidade foi bastante proveitosa. “Por estarem iniciando a vida profissional e buscando encontrar um trabalho que os agrade, entrar em contato com profissionais e cursos das mais variadas áreas é sempre importante para os alunos, pois ajuda a compreender como são as profissões e o que é necessário para atuar nelas”, conclui.

Tags: Educação, Palavra Lida, Senac Santa Cecilia, Senac Tiradentes, leitura


Últimas notícias

19/01/2018
19/01/2018
17/01/2018
15/01/2018
15/01/2018
12/01/2018
11/01/2018
Turmas compartilham histórias e sabores em projetos
10/01/2018
Alunos de moda se unem para criação de uniformes para agricultoras
10/01/2018
Alunas de estética orientam mulheres sobre vida saudável no Teatro Guarany
10/01/2018
Em 2018, Senac São Paulo oferece 30% de descontos em cursos técnicos e livres
08/01/2018
Senac Franca celebra 30 anos de atuação
05/01/2018
Exposição fotográfica debate diversidade e empoderamento
05/01/2018
Alunos de design participam da elaboração do projeto Clínica-escola do Autista
22/12/2017
Com papel estratégico, gerenciamento de resíduos une sustentabilidade e economia
22/12/2017
Mesa-redonda e exposição discutem protagonismo das mulheres iranianas
22/12/2017
Cases, ética e neonatal marcam encontro entre profissionais de saúde
22/12/2017
Literatura fantástica: possibilidades para desenvolvimento pessoal e profissional
22/12/2017
Refugiados no Brasil, sírios se casam em evento organizado por alunos
22/12/2017
Com parcerias, alunos transformam residencial de idosos no 2º Senac Décor
22/12/2017
Alunos do Técnico em Produção de Moda promovem consultoria de estilo em instituições sociais

Próximos Eventos

Exposição: Ugo Castellana - costurando memórias
Mostra Design Scipião 2017
Atendimentos: Manicure e Pedicure
Poéticas Negras
Professor Lado B: Dani Agostini – Mina, Mahdieh e outras mulheres
Atendimento: Design de Sobrancelhas
Workshop: Alisamento e Relaxamento Capilar
Workshop: Barbearia