Infraestrutura

Faça uma visita virtual no Senac São João da Boa Vista

Conheça o Senac São João da Boa Vista

A unidade Senac São João da Boa Vista está localizada no centro da cidade e possui uma área de 552 metros quadrados, dividida em sete salas. Esse espaço compreende laboratório de informática com 15 computadores, salas convencionais nas quais são realizados os cursos da área de administração e negócios, laboratório de hardware e sala de saúde voltada para o curso Técnico em Enfermagem. Além disso, possui um auditório com capacidade para 55 pessoas e biblioteca. Cerca de 40 docentes prestam serviços à unidade atualmente, além de 36 funcionários fixos e cinco terceirizados.


História do prédio do Senac em São João da Boa Vista

Inaugurado em 1887, o prédio foi projetado pelo engenheiro militar Euclides da Cunha para abrigar a Câmara Municipal e a cadeia da cidade.

A escolha do terreno foi estratégica, já que ficava no meio da principal via local - a rua São João -, que ligava a estação ferroviária à igreja matriz de São João Batista. Essa estação era o portal de entrada e saída da cidade naquela época.

As construções vizinhas se acotovelavam em estrutura de madeira e amarrações em taipa, já a nova edificação exibia fachada em alvenaria de tijolos aparentes, sem argamassa de revestimento. A fachada tinha arquitetura clássica, com pilastras sobrepostas nos estilos jônico e dórico.

No térreo funcionava a cadeia, tendo à frente as salas do delegado e a dos guardas, e, nos fundos, três celas. O alto vestíbulo dava acesso à escadaria de madeira, levando ao pavimento superior, área reservada à Câmara Municipal.

Com a Proclamação da República, o prédio passou a abrigar, além da câmara, o fórum da cidade. Para adequar-se à nova organização, a instalação passou por uma reforma em 1905. Doze anos depois, o fórum e cadeia mudaram-se para um prédio construído pelo Estado.

Em 1924, houve outra reforma, com projeto do engenheiro-arquiteto Tito Travassos. As portas do pavimento superior foram vedadas e outras, abertas. Uma parede foi construída para melhorar a divisão em departamentos municipais. Foram realizadas novas pinturas decorativas e a remodelação completa das fachadas, agora seguindo a moda eclética vigente, com alguns elementos art nouveau. Na fachada principal, foi montado um terraço sobre colunas coríntias, servindo como palanque para os presidentes da Câmara ou prefeitos eleitos. Em torno do prédio, um jardim com canteiros geométricos e um muro condizente com o estilo das fachadas.

O Paço Municipal funcionou até 1942, quando a prefeitura e a câmara mudaram para um prédio ao lado do Theatro Municipal, uma residência neoclássica.

Nos anos 1990, a Câmara Municipal cogitou o retorno de suas instalações para o prédio, providenciando um estudo técnico de viabilidades. Os vereadores, porém, decidiram manter o Departamento de Promoção Social no local. Na ocasião, o prédio estava com várias rachaduras, madeiramento atacado por cupins, instalações hidráulica e elétrica ultrapassadas, colocando em risco o imóvel por incêndio ou ruína.

A preservação de patrimônio histórico da cidade preocupava autoridades, porém sem ter condições financeiras para restaurar o prédio, em meados de 1998, houve a concessão do local para a instalação do Senac, que arcaria com as despesas de restauração da edificação.

A reforma foi planejada e acompanhada pelo arquiteto Antonio Carlos Rodrigues Lorette. As obras foram de janeiro de 1999 a junho de 2000. A restauração contribuiu para a revitalização de uma área deteriorada, próxima ao centro da cidade, incentivando outras obras em prédios públicos e privados.

Biblioteca

A biblioteca do Senac São João da Boa Vista possui um acervo com mais de dois mil títulos, incluindo: livros, CD-ROMs e DVDs para empréstimo aos usuários cadastrados. Além disso, há revistas, jornais, computadores com acesso à internet para pesquisas educacionais e digitação de trabalhos e TV com vídeo. As obras são especializadas nas áreas de administração e negócios, beleza, estética, informática, saúde, saúde ocupacional e saúde holística.


Auditório

O auditório, com capacidade para 55 pessoas, é utilizado para a realização de importantes eventos educacionais em diversas áreas do conhecimento humano.


Laboratórios de informática

Os cursos de informática oferecidos pelo Senac São João da Boa Vista contam com modernos laboratórios, em ambientes climatizados e dimensionados para proporcionar condições favoráveis à aprendizagem dos alunos. A unidade possui dois laboratórios de informática e um de hardware. Nos computadores, que têm capacidade de processamento compatível com os padrões tecnológicos atuais, os alunos encontram versões recentes e autorizadas dos programas necessários para que desenvolvam as competências previstas nos cursos.


Laboratório de Hardware

Os laboratórios de manutenção de microcomputadores contam com a infraestrutura necessária para o aprendizado na prática alinhado à realidade do mercado de trabalho atual. A sala é climatizada, possui computadores para instalação de Software, para detecção de erros e para familiarização com as peças.


Laboratório de Enfermagem

Ambiente equipado e projetado para procedimentos prático-científicos relativos ao cotidiano de enfermagem.