Menu
Senac São Paulo
Busca

Infraestrutura

Faça uma visita virtual ao Senac Lapa Faustolo

Senac Lapa Faustolo

Nossa história, nosso compromisso de alta qualidade e excelência nos serviços oferecidos.

A área de moda do Senac é o mais completo centro de conhecimento em moda do país.

Em 1964, o Senac São Paulo iniciou sua atuação na área de moda com a criação do curso de manequim profissional. O primeiro passo, apesar de tímido, já indicava a confiança da organização em um mercado promissor. Aos poucos, a magia da moda disseminou-se e conquistou simpatia e importância no país.

Mas apenas a partir dos anos 80 o Senac começou a estruturar o seu projeto de desenvolvimento na área, então com o objetivo de valorizar a criação e a produção nacional. Da confecção de pequenas peças específicas, o foco passou a recair sobre a modelagem até alcançar o charme do estilismo, que começava a se impor como necessidade da indústria da moda.

 Anos 90

Um marco nesse processo observou-se na década de 90. Com a nova orientação estratégica do Senac, os cursos passaram a incorporar, de modo mais intenso, tendências de mercado. E logo a organização abriu-se para o mundo, firmando, em 1994, o seu mais importante convênio internacional, com a Esmod Internacional-Ecole Supérieure des Créateurs de Mode, a mais  antiga escola de moda francesa e uma das mais tradicionais escolas do gênero em todo o mundo.

Desta parceria, marcada pela ousadia de propósitos, nasceram os cursos de Modelagem e Estilismo Senac/Esmod, iniciando um novo estágio no ensino da moda no país e, como conseqüência, lançando as sementes do que viria a ser, a partir de 1999, o curso superior de Bacharelado em Design de Moda.

Com a globalização da economia, a área de moda cresceu e se modernizou rapidamente ao longo da década de 90. E com ela cresceu também a importância de uma proposta de ensino séria e a necessidade de atualização permanente dos profissionais. Atento à evolução do mercado, o Senac São Paulo investiu seus recursos para transformar-se em referência neste campo de atividade que representa hoje a segunda fonte de empregos no país, a primeira no segmento feminino.

Modateca

A modateca é um espaço de pesquisas e estudos que tem por objetivo trabalhar pela conscientização e preservação da história da moda, além de oferecer ao mercado informações da área têxtil, tais como: fichas técnicas de tecidos, nas quais há informações específicas dos tecidos como: lavagem, composição, etc e cadernos de tendência (Bureaux/Book), que são cadernos de confirmações de época, desde a década de 80 até os dias de hoje. O acervo é composto por doações efetuadas por colecionadores, profissionais de moda, pesquisadores tais como: Mme. Marthe Monioz, que foi a principal chapeleira de origem francesa que atuou na alta-costura brasileira, e também o estilista brasileiro Walter Rodrigues.

Estão disponíveis para consulta:
1. Contamos com uma exposição permanente de chapéus
2. Acessórios e adornos, mostruários de aviamentos, cartelas de cores, fotografias de desfiles, fotografias de moda de rua

O acervo em números:
91 chapéus / 140 peças de roupas / 22 peças de lingeries / 66 acessórios / 10 pares de sapatos / 1743 bandeiras de tecidos / 72 book de fotografias / 74 fichas técnicas / 150 catálogos de aviamentos, entre eles, entretelas, zípers, botões, pedrarias, linhas, etiquetas, fitas decorativas, elásticos e fivelas. / 56 Books de sapatos /78 cartelas de cores.

Teciteca

Teciteca - acervo de bandeiras de tecidos, doadas à Modateca (em sua grande maioria) pelas mais importantes e representativas confecções nacionais e tecelagens sendo utilizadas como fonte de pesquisa por profissionais da área de moda.

Laboratório de Visagismo

O espaço comporta até 30 alunos e possui cadeiras hidráulicas com encosto da cabeça, espelhos com iluminação quente ao redor e iluminação central uniforme, que compreende elevados níveis de iluminação para garantir a máxima fidelidade na reprodução de cores. Há também um sistema de exaustão para auxiliar na eliminação dos gases oriundos dos processos químicos e de finalização e armários para guardar cosméticos, produtos químicos para cabelo e equipamentos manuais, como secadores, pranchas e máquinas de corte.

O ambiente se destaca por conter aparelhos de última geração, como o acelerador de processos químicos para cabelos Roller Boll e o Micro Mist, aparelho japonês com design futurista que transforma a hidratação capilar num tratamento de beleza com durabilidade incomparável. O laboratório é utilizado por diversos alunos dos cursos da área de beleza.

Laboratório de Estilismo

Auditório

O espaço especializado em moda foi projetado para atividades educacionais e dispõe de modernas instalações para a realização de eventos de grande porte, mostras, desfiles e seminários. O espaço conta com área para exposições, camarim, cozinha e pátio interno descoberto.

Seu auditório, com capacidade para até 700 pessoas, possui sistemas de ar condicionado, iluminação e sonorização, além de telão, 210 cadeiras móveis e equipamentos eletrônicos de imagem e som.

Biblioteca

A biblioteca do Senac Lapa Faustolo disponibiliza a seus usuários cerca de quatro mil volumes entre livros, periódicos nacionais, internacionais, além de clipping especializado, bureaux de tendências, fitas de vídeo de desfiles de moda e documentários. Os usuários têm acesso a uma infraestrutura, que envolve: o acervo informatizado, TV, vídeo-cassete, DVD e computadores conectados à internet e sala de leitura. Na modateca é possível realizar pesquisas em trajes de época, coleção de chapéus, acessórios e bandeiras de tecido.

Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.