Conheça o Centro de Memória Senac São Paulo

A história da instituição está diretamente associada à evolução da educação profissional no Brasil. A trajetória de 70 anos dedicados à formação para o trabalho no setor de comércio de bens, serviços e turismo mantém-se viva ao ser recontada pelos documentos que compõem o acervo do Centro de Memória Senac São Paulo.

A massa documental catalogada e armazenada traduz a importância do Senac no cenário do ensino profissional, desde sua criação, em 1946, até hoje. Mais do que isso, reforçam a identidade corporativa e disseminam a cultura da organização.

Os documentos históricos dão suporte ao planejamento e a reformulações, passos sempre necessários na vida de uma instituição que se atualiza e se renova continuamente. Ao preservar sua memória, o Senac cria condições para investigar o passado com inteligência, contribuindo para uma melhor compreensão do presente e para a definição dos caminhos mais adequados rumo a um futuro comprometido com a transformação de pessoas e comunidades por meio da educação para autonomia.

A história começa a ser guardada

Em 1994, deu-se início o Projeto Memória, que originou o atual Centro de Memória Senac São Paulo, com o objetivo de resgatar, salvaguardar e disseminar os documentos que contavam a história da instituição, mas estavam dispersos pelas dezenas de unidades e gerências e sem um destino definido. As equipes foram mobilizadas, os itens coletados, um banco de dados criado para catalogação dos documentos e a metodologia de organização de arquivos definida com os métodos de preservação e guarda.

Embora a movimentação decisiva para a criação do centro venha dos anos 1990, providências anteriores já contribuíam para esse resultado. Em 1975, começaram as atividades da Divisão de Informação Técnica, acompanhadas de uma atenção em conservar documentos históricos. Em 1989, a aprovação do projeto Organização dos Serviços de Comunicação Técnica do Senac São Paulo abriu espaço para vislumbrar uma ação de resgate da história institucional.

Em 1995, o centro atuou na produção dos eventos comemorativos dos 50 anos do Senac e, no ano seguinte, lançou o CD-ROM Memória em Multimídia do Senac São Paulo, assim como a exposição 50 anos do Senac São Paulo, dando início ao trabalho de elaboração de produtos para ações institucionais.

Essa atuação foi consolidada em 2006, quando a área forneceu suporte técnico e iconográfico para a elaboração do livro Senac 60 Anos. Em 2007, o tratamento arquivístico foi intensificado e, em 2010, finalizou-se a ferramenta de banco de dados Congenit, na qual atualmente os documentos estão cadastrados.

Conteúdo variado e catalogado

O acervo do Centro de Memória Senac São Paulo conta com mais de 220 mil documentos catalogados nas categorias clippings, textos, audiovisuais, depoimentos, imagens e especiais. Está em constante atualização e é aberto para consulta do público.

São atas, relatórios, planos de curso, periódicos, folhetos, fotografias digitais e impressas, negativos, discos, vídeos, CDs, fitas cassete e VHS, entre outros itens que atestam o desenvolvimento e a produção intelectual da instituição. Entre os mais representativos estão as gravações das aulas da Universidade do Ar, transmitidas por rádio a partir de 1947. Ou seja, foi a primeira experiência do Senac na educação a distância e uma das pioneiras no Brasil nessa modalidade.

São encontrados também troféus, quadros, banners, brindes e roupas, como camisetas promocionais. Toda a reserva documental está acessível como informação digitalizada.

Conservação e tratamento de arquivo

O acervo físico ocupa três salas climatizadas com as condições ambientais ideais para preservação. Cada documento é acondicionado em embalagem indicada para o tipo específico do objeto de acordo com normas técnicas de conservação. A guarda utiliza arquivos deslizantes com divisões internas adequadas ao formato da peça guardada.

A metodologia de tratamento do arquivo está alinhada às especificidades de cada gênero documental. A catalogação segue normas de descrição arquivística e armazenamento.

As etapas do processo começam pelo recebimento e separação dos itens, que posteriormente seguem para seleção e classificação. Cada um recebe o seu número de tombamento. Se necessário, são realizadas pesquisas e entrevistas para obtenção de mais dados historiográficos acerca de um determinado documento.

O tratamento do arquivo prossegue com procedimentos específicos de higienização. Em seguida, é digitalizado ou fotografado e, depois, catalogado. O cadastro contempla todas as informações disponíveis, facilitando a identificação e a busca.

Finalmente, o item fica disponível para consulta digital, enquanto a versão original é acondicionada adequadamente e armazenada.

Pesquisas históricas e ações comemorativas

Para garantir a organização, salvaguarda e disseminação da história do Senac, o Centro de Memória conta com o trabalho de profissionais das áreas de comunicação, biblioteconomia e museologia.

Além do processamento técnico do acervo físico e do gerenciamento do banco de dados digital, a equipe realiza pesquisas e assessora a rede de unidades do Senac e suas áreas de negócios no desenvolvimento de historiografias e trabalhos estratégicos de relações institucionais, comunicação e marketing. Também apoia estudantes e demais interessados.

Os levantamentos são efetuados por meio de investigações documentais e iconográficas, de cronologias e entrevistas. As informações coletadas subsidiam a criação de exposições, mostras, vídeos, celebrações, sites e a produção de livros comemorativos.

Nas redes sociais

Para conhecer parte dos documentos históricos preservados, acesse o álbum #MemóriaSenac na página do Senac São Paulo no Facebook. Mensalmente, são publicadas fotos que retratam a trajetória da instituição na educação profissional.

Centro de Memória Senac São Paulo

E-mail: centro.memoria@sp.senac.br
Telefones: (11) 2927-2714 / 2927-2715 / 2927-2716
Para consultar o acervo, procure por Liliana Penna, Wagner Evangelista ou Wendy Geronde.

INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] ou pelo Fale Conosco
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-883-2000 para demais regiões
Copyright © 2007-2017. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade