Certificações em Tecnologia

PMI  •  Oracle  •  Microsoft  •  LPI  •  Furukawa  •  HDI  •  EXIN  •  Cisco
Certificações em Tecnologia • Infraestrutura

Certificação

Para o profissional de TI, ter uma certificação é quase uma obrigação. Existe um grande impasse entre o mercado que oferece vagas e os profissionais que buscam uma melhor colocação. Para os profissionais não existem vagas boas, entende-se por “boas” um salário alto e para as empresas não tem mão de obra qualificada para as vagas estratégicas.

A verdade é que com uma certificação, que é realizada num centro certificador, o profissional atesta o conhecimento técnico daquela tecnologia, sabemos que apenas isso não garante um excelente salário, pois é necessário a vivência com o produto ou com o parceiro tecnológico. O que irá garantir o sucesso é obter a certificação e além disso, conhecer a fundo a ferramenta escolhida.

Ao escolher um curso para obter a tão sonhada certificação, o aluno tem que ter em mente qual a área que mais gosta e investir o seu tempo e dinheiro nesse segmento. No momento dessa escolha pode até pedir opinião para os profissionais que já tiraram, mas devem entender que cada profissional vai dizer que a que ele tirou é a melhor. Por isso, quem decide qual certificação prestar uma prova é você.

De acordo com o IDC (empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia) em 2013, existia uma carência no Brasil de aproximadamente 39,9 mil profissionais de TI. O IDC realizou uma pesquisa e esse número pode passar para 117mil até 2015, um número assustador e ao mesmo tempo promissor, pois o profissional que se qualificar terá a opção de escolher um emprego melhor ou até obter um aumento de salário. Um dos principais motivos para essa falta de mão de obra qualificada são as empresas que estão crescendo muito rápido e cada vez mais necessitando de infraestrutura e tecnologia no país.

Parcerias

O Senac tem parcerias com os melhores fabricantes e fornecedores de tecnologias do mundo, em diversas áreas e níveis de conhecimento. Para alguns treinamentos o aluno deve estar cursando graduação, pois trata-se de curso de extensão, outros basta ter força de vontade e comparecer as aulas para estudar e aplicar o conhecimento em exercícios que utilizam a prática e simulados para o entendimento da tecnologia aplicada.
Nossos principais parceiros tecnológicos são: Cisco, Oracle, Microsoft, Furukawa, Autodesk, Corel, W3C, Adobe, LPI, Red Hat, HDI, EXIN, Symantec, Panduit, SAP, CompTIA, ITIL e PMI.


Senac Centro Certificador

O Senac tem parceria com os dois principais órgãos credenciados, que oferecem os diversos tipos de provas de certificação mundial: a Pearson VUE e a PROMETRIC.

Após a realização do curso preparatório para certificação, o aluno deverá prestar uma prova para atestar o seu conhecimento, para isso pode agendar um horário nos centros das unidades: Lapa Tito, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Os centros certificadores no Senac possuem equipes de atendimento muito bem preparadas para atender às necessidades dos clientes, além de contar com cabines individuais, computadores atualizados e uma excelente infraestrutura, tudo isso para deixar o aluno concentrando no seu principal objetivo, que é ser aprovado.

Além de fazer um curso preparatório no Senac, o aluno pode contar também com as bibliotecas nas unidades, são mais de cinco mil livros de tecnologia, com temas variados na área de informática, além de revistas técnicas e muitos outros materiais para se preparar.


Por que fazer o curso no Senac?

Estudando no Senac o aluno encontra uma infraestrutura de ponta, com os principais recursos tecnológicos, equipamentos e simuladores dos parceiros. A maioria do material didático para os cursos de certificação são oficiais ou ministrado com a bibliografia indicada para o conteúdo abordado pela respectiva prova. Como a área de TI é atualizada constantemente, alguns parceiros, oferecem o material didático através de aplicativos próprios, a fim de visualizar on-line, dessa forma a atualização de qualquer recurso da parceria, como hardware ou software é automaticamente postado no conteúdo desse material, com esse recurso a mais, o aluno está em constante atualização tecnológica, não sendo necessário a impressão ou compra de uma nova edição de um livro ou apostila.

Quando o profissional necessita fazer um curso de certificação e não sabe por onde começar, dentro do Senac ele pode contar com o conhecimento do nosso atendimento, que estará pronto a ajuda-lo nessa jornada, indicando cursos básicos para quem ainda não teve contato com a tecnologia da informação, passando pelos cursos de aperfeiçoamento e depois entrando nos cursos preparatórios para certificação. Aos profissionais que não param após obter a certificação, ainda podem contar com os cursos de graduação, extensão e pós-graduação.

Infraestrutura

O Senac conta com mais de 60 unidades espalhadas em regiões estratégicas por todo Estado de São Paulo. O portfólio possui cursos livres, técnicos, de graduação, extensão e pós-graduação lato sensu. Todos os laboratórios de software contam com ar condicionado, computadores de última geração, impressoras, roteadores, switches, redes cabeadas e wireless. São mais de 10.000 mil estações de trabalho no ambiente educacional com os seguintes laboratórios:
- 220 de informática
- 44 de hardware
- 18 de Computação Gráfica
- 40 de MAC
- 04 Furukawa
- 27 CISCO CCNA
- 16 CISCO CCNP
- 20 CISCO CCNA Security
- 01 Panduit

Todos os laboratórios contam com computadores ou notebooks específicos para o docente e apresentação de trabalho dos alunos. A lousa eletrônica que está instalada em alguns laboratórios, possui recursos avançados onde o docente pode alterar qualquer explicação e depois enviar aos alunos com todas as anotações feitas, dessa maneira não existem aulas iguais e o conteúdo é constantemente renovado. Cada unidade possui uma biblioteca à disposição de toda comunidade com aproximadamente 8.000 títulos entre livros, revistas e jornais, além de contarem com assinaturas digitais disponibilizadas com tablets.

Docentes

A maioria dos profissionais que trabalham no Senac, tem muitos anos de experiência no mercado, dessa maneira conseguem trazer para a sala de aula a verdadeira realidade dos problemas que enfrentam e das soluções que implementam para resolver os problemas que encontram.

Todos os cursos preparatórios para a certificação que o Senac oferece, são ministrados por docentes certificados. Hoje contamos com mais de mil docentes certificados em diversos produtos e área de atuação. Fazendo um curso preparatório no Senac sua chance de ser aprovado numa prova é bem maior.

Márcio Roberto Seraggi
mseraggi@sp.senac.br
Coordenador de Desenvolvimento em Redes e Infraestrutura de TI do Senac São Paulo.