Projetos de Pesquisa Aplicada

Os projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidos no Centro Universitário Senac, priorizam a busca por soluções de problemas e inovações que contribuam com o desenvolvimento do sistema produtivo nacional, regional e bem estar coletivo.

Estes projetos são desenvolvidos por professores pesquisadores e por alunos do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, vinculados aos Grupos de Pesquisa Institucionais, e têm como um de seus princípios a contribuição social, ambiental e a relevância imediata para a sociedade.

Cultura e Metrópole

Descrição

Projeto coletivo de pesquisa que visa estudar os papéis, as necessidades e os desejos dos personagens da hospitalidade (visitantes e anfitriões), que estão presentes no Carnaval da cidade de São Paulo.

Responsável

Prof. Fernando Estima de Almeida

UrbX - informação, comunicação e experiências interativas nas cidades

Descrição

A pesquisa visa caracterizar e qualificar as camadas informacionais no espaço urbano como lugar de experiência interativa do usuário/cidadão (UrbX) em tipologias que definem a cidade, esta entidade complexa, como um movimento orgânico, dinâmico e cultural.

Responsável

Prof. Nelson José Urssi

Perfil Nutricional dos Usuários do Centro de Atendimento Nutricional: aspectos epidemiológicos e da educação alimentar e nutricional

Descrição

O objetivo deste projeto é avaliar o perfil antropométrico e alimentar dos usuários do Centro de Atendimento Nutricional do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, além de identificar e aplicar estratégias educativas na área de alimentação e nutrição adequadas ao público atendido.

Responsável

Profa. Irene Coutinho de Macedo

Laboratório de Alimentação: estudos multidisciplinares (Pegada do Prato)

Descrição

Partindo do pressuposto que a alimentação proporciona a possibilidade de ser compreendida e estudada sob diversos olhares, o projeto envolve estudos temáticos referentes a alimentação e a sustentabilidade. Foi realizado um levantamento e análise de dados sobre os Pratos Feitos (PF’s) da cidade de São Paulo com o intuito de iniciar o mapeamento do impacto sócio-ambiental destes por meio do projeto “Pegada do Prato”. O Projeto segue com a parceria junto a WWF Brasil – World Wide Fund for Nature e a EcoSISTEMAS.

Responsável

Profa. Ana Marta de Brito Borges Avelas de Araujo

Fotografia e percepção: EAD para pessoas com deficiência visual

Descrição

O projeto de pesquisa estuda as possibilidades de desenvolvimento de cursos de ensino a distância para pessoas com deficiência visual, por meio da relação de fotografia e percepção.

Responsável

Prof. Joao Kulcsar Junior

Análise da qualidade do ar em locais públicos destinados a prática de atividades físicas e esportivas e os seus efeitos sobre a saúde de seus usuários.

Descrição

O projeto tem como principal objetivo levantar dados sobre a qualidade do ar em áreas destinadas a prática de atividades físicas e esportivas na região Sul da cidade de São Paulo e identificar como esse fator pode implicar em consequências indesejáveis à saúde dos seus usuários.

Responsável

Profa. Silvia Fazzolari Correa