Conheça o Senac > Ações Internas

Ações Internas

Programa Ecoeficiência

Desempenho empresarial com menor impacto ambiental é o preceito que norteia a ecoeficiência, um modo de gestão que prima pela otimização ou redução no uso de insumos, como água, energia e materiais. A iniciativa veio, definitivamente, com a preocupação sobre os impactos negativos causados pela sociedade e pelas próprias empresas.

Trata-se de um modelo que adapta os sistemas de produção das organizações já existentes às necessidades ambientais e de mercado, ao mesmo tempo que torna os negócios mais inovadores e competitivos.

O Programa
A ecoeficiência deve ser vista como uma oportunidade de fazer negócios, abrir novos nichos de mercado e assumir a responsabilidade empresarial pelo meio ambiente. E foi justamente esse propósito que motivou o Senac São Paulo a aprovar, em 2002, o Programa Ecoeficiência norteado pelo seu Compromisso com o  Meio Ambiente.

As diretrizes
O Programa Ecoeficiência tem como principais diretrizes:
• Uso eficiente de água e energia elétrica
• Redução do consumo de materiais
• Redução da geração de resíduos e destinação adequada dos resíduos gerados
• Ampliação dos programas de reciclagem
• Expansão de programas que contribuam para alcançar eficiência ambiental em conjunto com a economia financeira
• Sensibilização quanto a questão ambiental por meio de atividades internas e externas


Principais conquistas

• Sistema de Gestão Ambiental
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um conjunto de atividades que procuram mitigar problemas ao meio ambiente. A Norma para o Sistema de Gestão Ambiental: Requisitos para a Certificação Ambiental Corporativa foi desenvolvida para as unidades do Senac São Paulo melhorarem continuamente o desempenho ambiental, assegurarem conformidade com o Compromisso com o Meio Ambiente e, também, conformidade com a legislação ambiental aplicável, independente das suas realidades e especificidades.

• Coleta seletiva de resíduos
Há coletores de lixo em toda a rede para o descarte adequado de diferentes resíduos, como papel, metal, vidro e plástico. Por conta de particularidades locais, algumas unidades também implementam a coleta de resíduos diferenciados, como produtos químicos e resíduos de serviços de saúde.

• Coleta de óleo de cozinha
A iniciativa integra a rotina de algumas unidades da capital e do interior, incluindo os campi e os hotéis-escola. O óleo de cozinha pode ser reaproveitado por fabricantes de biodiesel, tintas, massa de vidraceiro, entre outros.

• Destinação de pilhas e de baterias
Por terem em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e lítio, pilhas e baterias não devem ser jogados em lixo comum. Em algumas unidades do Senac estão disponíveis coletores para este tipo de resíduo.

• Coleta e destinação de lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes, mais eficientes e econômicas que as incandescentes, possuem vapores e resíduos de mercúrio cumulativos, ou seja, não são eliminados pelo organismo, podendo provocar lesões no sistema nervoso central. Para evitar a ocorrência de acidentes e prevenir potenciais impactos ambientais, todas as lâmpadas queimadas e trocadas na rede de unidades do Senac são encaminhadas para a destinação adequada.

• Uso de papel branco certificado FSC
O Senac São Paulo prioriza o uso de papel branco certificado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC) em seus documentos e materiais internos e externos. Além disso, todos os materiais de comunicação e divulgação que são impressos pelas unidades são produzidos por gráficas certificadas.

• Copos descartáveis
Desde o segundo semestre de 2010, o Senac eliminou o uso de garrafas plásticas adquiridas pela Instituição. Adotou o uso de squeezes para todos os funcionários e garrafas e potes de vidro para reuniões e eventos pequenos. Essa medida, somada ao hábito já incorporado de uso de canecas, busca a diminuição de resíduos sólidos na rede.

• Resíduos eletrônicos
Os resíduos eletrônicos como computadores portáteis, celulares, fios, cabos, telefones, impressoras, entre outros produtos, também são coletados em algumas unidades do Senac São Paulo e depois são encaminhados às cooperativas para reaproveitamento de peças, reciclagem e destinação correta de componentes inservíveis.

• Bitucas de cigarro
Os resíduos nas bituqueiras instaladas na entrada das unidades são recolhidos, reciclados e transformados em papel para confecção de produtos ecológicos, beneficiando famílias que trabalham artesanalmente com este material.

• Questões ambientais em destaque
O Programa Ecoeficiência procura utilizar as datas especiais, como o Dia Mundial da Água (22/3) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) para informar, sobre ações ecoeficientes e estimular a reflexão sobre o tema. Além disso, no decorrer do ano, campanhas de sensibilização são desenvolvidas para colaboradores, alunos e comunidade.

Clique aqui e acesse o Compromisso com o Meio Ambiente do Senac São Paulo

Para dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para ecoeficiencia@sp.senac.br

Acesse vídeos disponíveis no Youtube.

Últimas notícias

14/06/2019
13/06/2019
07/06/2019
03/06/2019
31/05/2019
27/05/2019
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital

Próximos Eventos

a21499.htm