Modateca >  Acervo

Acervo


Chapéus • Madame Marthe

O acervo da chapeleira Madame Marthe possui 145 chapéus, doados ao Senac na década de 90 por suas filhas Michelli e Martine, tendo como mediador da doação o estilista José Gayegos.

 

Os chapéus foram restaurados e estão abrigados em uma reserva técnica, com ambientação adequada para a conservação e preservação dos mesmos.

 

Madame Marthe Monios, falecida em 1993, deixou, além da coleção de chapéus, outros objetos como o modelador de chapéu em madeira e sua máquina de costura, usados para confeccioná-los. Os equipamentos a acompanharam desde a década de 50, período em que desembarcou no Brasil, junto com o marido e as filhas, vindos da Argélia.



Ballet Triádico

Oskar Schlemmer, pintor, escultor e cenógrafo, é uma das figuras chave da Fundação Bauhaus, localizada na Alemanha, onde lecionou e dirigiu o departamento de teatro. Seu trabalho Ballet Triádico (1922) foi um dos primeiros espetáculos inteiramente abstrato da história.

 

Em 2007, pesquisadores, professores e alunos do Centro Universitário Senac - Santo Amaro trabalharam na reconstituição de 18 figurinos que fizeram parte do ballet original, empregando os materiais da época e as possíveis adaptações com materiais atuais.

 

O projeto ocorreu em homenagem aos 80 anos do Ballet Triádico e também das comemorações dos 60 anos de existência do Senac.

 

A formação da ideia gerou um importante aprendizado e desenvolvimento de técnicas inovadoras para as áreas de artes cênicas, moda, design e arquitetura e atuou como um grande exemplo de atividade acadêmica multidisciplinar, que envolve ensino, pesquisa e extensão.

 

Em 2012 o projeto seguiu sob a coordenação da professora Juliana Machado Queiroz, com o enfoque em análise, restauração e catalogação do acervo do Ballet Triádico, contando com a participação de alunos do Programa de Iniciação Artística do Centro Universitário Senac.

 

Em 2013, foi organizada uma exposição das peças restauradas, em conjunto com o Goethe Institut, que trouxe dois pesquisadores da Fundação Bauhaus para conhecerem o projeto.

 

Após a visita dos pesquisadores surgiu a proposta que o Centro Universitário Senac Santo Amaro doasse os figurinos para Instituição Bauhaus, localizada na cidade de Dessau, na Alemanha. Em novembro de 2013, o acervo foi doado.



Clique aqui e conheça os cursos na área de Moda do Senac