Biblioteca  >  Modateca

Espaço Ney Matogrosso


O Espaço Ney Matogrosso, ambiente dedicado ao artista, aberto à visitação, é composto por uma coleção de mídias como: vinis, dvds e cds. Foi criado a partir da doação dos figurinos que estiveram sob guarda do artista desde a década 1970, destacando seu estilo multifacetado e pouco conhecido ao público.

Para tornar público este acervo, foi realizada no Centro Universitário Senac - Santo Amaro a exposição Cápsula do Tempo Identidade e Ruptura no Vestir de Ney Matogrosso e a palestra Preservando Memórias – um encontro com Ney Matogrosso, sua criatividade e originalidade.

Uma equipe realiza diariamente trabalhos de catalogação do acervo doado, na elaboração de fichas técnicas dos figurinos. As análises técnicas de tecidos e pesquisa evidenciam a riqueza e diversidade dos materiais utilizados na construção dos figurinos do artista.

"Trata-se de uma coleção única e com um significado artístico e cultural que pode ser explorado de várias maneiras, incluindo a história da música popular brasileira, o processo criativo de seu doador e suas influências sociais e culturais", enfatiza Cristiane Camizão Rokicki, bibliotecária do Centro Universitário Senac - Santo Amaro e coordenadora dos eventos sobre Ney Matogrosso.

"A biblioteca do Centro Universitário Senac - Santo Amaro pretende ser reconhecida como referência na área, mantendo um calendário de exposições e parcerias nacionais e internacionais. O destaque fica para uma das peças do acervo que esteve em exposição no Museu Reina Sofia, em Madri", além do Museu de Arte de Lima no Peru e na Argentina no Muntref, Museo de la Universidad Nacional de Tres de Febrero, complementa Cristiane.

Linha do Tempo Ney Matogrosso

29/7/2010 - Ney  Matogrosso  visita a Modateca  do Senac  Santo  Amaro em São Paulo. Autografa o livro Ney  Matogrosso:  ousar ser (fotos de Luiz Fernando Borges da Fonseca).

16/9/2010 - O cantor recebe em   seu   apartamento a equipe do Senac São Paulo, para avaliação do acervo e planejamento.

21/10/2010 - O acervo é separado e organizado para a mudança para o estado de São Paulo.

2011
A equipe da Modateca inicia a execução das   atividades de higienização, restauro e catalogação. 
 
2012
Inicia o projeto da exposição e da palestra com Ney Matogrosso.