Biblioteca  >  Biblioteca Virtual

Biblioteca Virtual


Bibliotecas Virtuais

Agência Fapesp [acesse]

Boletins diários distribuídos por e-mail a um público amplo e diversificado, formado por pesquisadores, dirigentes de órgãos de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país, políticos, jornalistas e outros interessados em ciência e tecnologia.

Agricola (National Agricultural Library, EUA) [acesse]

Base de dados referencial de acesso gratuito pela internet cobrindo as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências Ambientais. É composta pelo NAL Online Public Access Catalog, o catálogo da National Agricultural Library, e pela Article Citation Database. Indexa livros, periódicos, artigos de periódicos, capítulos de livros, relatórios de pesquisa, audiovisuais e outras publicações. Inclui documentos publicados desde o século 15 até o presente. Destaque para a atualização diária.

Base de Dados de Literatura Periódica em Ciências Agrárias (PERI) [acesse]

Seu objetivo é facilitar o acesso às informações sobre agricultura e ciências afins selecionadas da internet, tornando-se assim um valioso instrumento de apoio ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa na área.

Biblioteca de Teses e Dissertações [acesse]

Criada para disponibilizar as teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo (USP) para consulta ou download. Assim, as comunidades brasileiras e mundial poderão ter uma versão digital completa de teses e dissertações que lhes interessarem. E tudo isso de graça!

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - IBICT [acesse]

Reúne trabalhos de três universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Biblioteca Digital Mundial – Unesco [acesse]

A Biblioteca Digital Mundial oferece materiais culturais únicos de bibliotecas e arquivos de todo o mundo. A página da web inclui manuscritos, mapas, livros, filmes e gravações raras, além de impressões e fotografias. Fornece acesso público, gratuito e em formato multilíngue.

Biblioteca Digital Unifae [acesse]

Esse buscador único permite a pesquisa direta e gratuita em bibliotecas de 63 países, acervos de 1.643 universidades e centros de pesquisas,  48.567 artigos científicos e 4.270 vídeo-aulas.

Biblioteca Interativa Sebrae [acesse]

Reúne publicações do Sebrae São Paulo sobre negócios, empreendedorismo, moda e mercado. O acesso é público, gratuito e os materiais estão disponíveis para leitura e download.

Biblioteca Jurídica Virtual [acesse]

É um repositório comentado de informações disponíveis na internet, composta por uma seleção abrangente de links jurídicos nacionais e estrangeiros, classificados por categorias.

Biblioteca Nacional [acesse]

Depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. A Biblioteca Nacional tem o objetivo de garantir a todos os cidadãos, desta e das futuras gerações, o acesso a toda memória cultural que integra seu acervo.

Biblioteca Virtual de Estudos Culturais [acesse]

Seleção de sites comentados que privilegia uma perspectiva interdisciplinar no estudo da cultura urbana contemporânea e suas relações com a política.

Biblioteca Virtual de Literatura [acesse]

É um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas, pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral. Com especial atenção à literatura brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.

Biblioteca Virtual de Saúde Reprodutiva [acesse]

A BVSR tem como público-alvo privilegiado a comunidade de pesquisadores e especialistas que investigam a saúde reprodutiva, mas também dirige-se aos ativistas, organizações sociais e indivíduos que se interessem e trabalhem com essa temática.

Biblioteca Virtual em Ciências Sociais [acesse]

Serviços de informação que reúnem outros endereços virtuais por temas ou por tipologia da informação. Relacionam-se também fontes de referência sobre essa categoria.

British Library (catálogo de acesso público) [acesse]

É a biblioteca nacional do Reino Unido uma das maiores bibliotecas do mundo. Com cópias de cada publicação produzida no próprio Reino Unido e Irlanda. A coleção inclui mais de 150 milhões de artigos, manuscritos, mapas, jornais, desenhos, partituras de músicas, patentes e livros.

Cultura Acadêmica [acesse]

Esta coleção surge em função da tradicional parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - PROPG - e a Fundação Editora da Unesp, ambas responsáveis pelo lançamento de centenas de títulos e novos autores da universidade em outros programas editoriais com suporte em papel. Sintonizada com as tecnologias da textualidade eletrônica e também com a transmissão gratuita de conhecimento gerado nas pesquisas da universidade pública, a Coleção PROPG-DIGITAL é também a primeira experiência da fundação com o livro digital e será importante laboratório de novas iniciativas nesta área que conquista gradualmente seu lugar no imenso universo de possibilidades da publicação e da leitura acadêmica.

CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) [acesse]

É uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único catálogo nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país.

Digital Public Library of America – DPLA [acesse]

Biblioteca digital de imagens com legendas, além de textos e outros formatos digitais. Ideal para pesquisadores que estão buscando imagens antigas que tenham fonte segura, requisito importante para trabalhos acadêmicos.

Directory of Open Access Journals - DOAJ [acesse]

Tem o objetivo para incrementar a visibilidade e interface amigável no uso do acesso aberto a periódicos científicos e acadêmicos, promovendo, assim, a sua maior utilização e impacto.

Directory of Research Journals Indexing – DRJI [acesse]

Base de dados referenciais que tem objetivo de incrementar a visibilidade ao acesso científicos de periódicos acadêmicos, permitindo o aumento da circulação e impacto.

Electronic Journals Library – EZB [acesse]

Serviço de estimulação no uso de revistas acadêmicas na Internet. Oferece interface rápida, estruturada e unificada para acessar artigos de texto completo digital.

Enciclopédia Britânica [acesse]

Sediada em Chicago, Illinois, é um fornecedor principal de produtos da aprendizagem e do conhecimento. Uma das fontes as mais confiadas do mundo da informação em tópicos imgináveis - das origens do universo aos eventos atuais e tudo dentro no meio.

ERIC (via Educational Resources Information Center) [acesse]

Biblioteca digital de acesso gratuito na área de educação com mais de 1,1 milhão de documentos. Indexa artigos de periódicos, livros, teses, apresentações audiovisuais, documentos governamentais e outras publicações. Inclui textos completos de mais de 100 mil documentos publicados pelo ERIC. O período disponível on-line é de 1966 até o presente.

Escola do Futuro [acesse]

A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa é um projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na internet, além de estimular o interesse pela leitura.

Espacenet (European Patent Office) [acesse]

Base de dados de acesso gratuito com cobertura internacional contendo referências e resumos de 45 milhões de documentos de patentes de 71 países, inclusive do Brasil. Inclui textos completos de documentos a partir de 1836 até o presente.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) [acesse]

Reúne em seus acervos registros bibliográficos e documentários, correntes e históricos, de informações estatísticas e geocientíficas, produzidos pelo IBGE e instituições afins, nacionais e internacionais.

IPEAData (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) [acesse]

É uma base de dados macroeconômicos sobre o Brasil organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Contém mais de 5 mil séries – sendo 2500 de uso público com acesso gratuito pela internet.

IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) [acesse]

Criado em 1968, é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do setor florestal.

Latindex [acesse]

Sistema de informação sobre revistas de pesquisa científica, técnico-profissional, com ênfase em divulgação científica e cultural da produção da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Linguee [acesse]

Dicionário (português-inglês, português-alemão, português-francês e português-espanhol), que apresenta interface de respostas por meio de trechos de textos traduzidos, facilitando a compreensão do contexto da palavra ou expressão pesquisada.

Macmillan Dictionary [acesse]

Dicionário com verbetes em inglês. Acompanha um tesauro, recurso linguístico que permite conhecer a temática vinculada à palavra pesquisada.

New Jour [acesse]

Disponibiliza informações e acesso a periódicos digitais, revistas e boletins de notícias do mundo.

Portal do Conhecimento Nuclear [acesse]

Objetiva a promoção dos usos pacíficos da ciência & tecnologia nuclear por meio da disseminação da literatura produzida internacionalmente nesta área.

Prossiga (Bibliotecas Virtuais Temáticas - Artes Cênicas, Estudos Culturais, Inovação Tecnológica, Literatura, Saúde Reprodutiva e Ciências Sociais) [acesse]

São coleções referenciais que reúnem e organizam informações, presentes na internet, sobre determinadas áreas do conhecimento. Elas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos no ambiente web.

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP [acesse]

O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D. O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

ROAD [acesse]

O ROAD fornece um acesso livre para o subconjunto de registros bibliográficos ISSN identificando fontes acadêmicas on-line disponíveis em Open Access: revistas, anais de congressos e repositórios acadêmicos. Esses registros, criados pela Rede ISSN (88 Centros Nacionais de todo o mundo + ISSN Centro Internacional ISSN), são enriquecidos com informações sobre a presença dos recursos acadêmicos indexados em bancos de dados.

Sumários de Revistas Brasileiras [acesse]

Base indexadora que tem o objetivo de ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais.

SIDRA (Sistema de Informação do IBGE) [acesse]

O objetivo do Banco de Dados Agregados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é armazenar tabelas contendo os dados agregados das pesquisas que o IBGE realiza.

Textos literários em Meio Eletrônico [acesse]

Com a utilização de recursos informatizados para o trabalho científico/intelectual em Letras, o NUPILL - Núcleo de Pesquisas em Informática, Linguística e Literatura - desenvolve pesquisas relacionadas com as interfaces entre essas áreas.

The Berkeley Digital Library SunSite [acesse]

A biblioteca SunSITE de Berkeley Digital constrói coleções digitais e serviços ao fornecer a informação e a sustentação aos colaboradores digitais da biblioteca worldwide.

The Internet Public Library [acesse]

É uma organização de serviços públicos e um ambiente de learning/teaching da University of Michigan School de informação.

USPTO (US Patent and Trademark Office) [acesse]

Base de dados de acesso gratuito contendo o texto completo de patentes e de pedido de patentes americanas a partir de 1790 até a presente data.

Vídeo-Aulas – USP [acesse]

Com a intenção de disponibilizar para o Brasil parte de seu acervo didático, a Universidade São Paulo (USP) criou o Portal e-Aulas USP. São cerca de 800 vídeo aulas divididas em três categorias específicas: Exatas, Humanas e Biológicas.

Sistema das Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo

Athena (banco de dados bibliográficos da Unesp) [acesse]

O Portal da Biblioteca Digital reúne o vasto conteúdo das 29 bibliotecas depositárias da produção científica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em um único portal. Isto possibilita e facilita o acesso ao texto completo desse valioso material, de forma gratuita.

Dedalus (banco de dados bibliográficos da USP) [acesse]

Banco de Dados Bibliográficos da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, que integra a rede de serviços do SIBi/USP - SIBiNet.

SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp) [acesse]

É composto pela Biblioteca Central, coordenadora do sistema, e 19 bibliotecas seccionais. O acervo das bibliotecas é formado por livros, periódicos, teses nas áreas de Artes, Biomédicas, Exatas, Humanidades e Tecnológicas.

Periódicos On-line

MEDLINE / PubMed (National Library of Medicine, EUA) 

Base de dados de acesso gratuito cobrindo as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas com mais de 14 milhões de documentos. Indexa mais de 4.800 periódicos de 70 países nas áreas de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências da Saúde e Medicina Veterinária. O período disponível online é de 1953 até o presente.

As opções de acesso são:
. National Library of Medicine
. BIREME

Portal Brasileiro de Informação Científica [acesse]

O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 9095 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito pela internet.

Scielo (Scientific Eletronic Library Online) [acesse]

Estão disponíveis 298 periódicos de acesso gratuito na internet publicados no Brasil, Chile, Cuba, Venezuela, México, Costa Rica e Espanha, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

Techknowlogia (Online Journal) [acesse]

Jornal internacional das tecnologias para o avanço do conhecimento e da aprendizagem.

Legislação Educacional

Programa de Expansão da Educação Profissional [acesse]

É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que busca desenvolver ações integradoras da educação com o trabalho, a ciência e a tecnologia, objetivando a implantação de um novo modelo de educação profissional, que proporcione a ampliação de vagas, a diversidade de ofertas e a definição de cursos adequada às demandas do mundo do trabalho e às exigências da moderna tecnologia.

Comitê Gestor Internet/Brasil [acesse]

O Comitê Gestor tem como atribuições principais: fomentar o desenvolvimento de serviços internet no Brasil; recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil; coordenar a atribuição de endereços internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais; coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços internet.