Pesquisa  |  
Parcerias  |  
Vestibular  |  
Bolsas
Programa de Bolsas de Estudo do Centro Universitário Senac  Home

O Centro Universitário Senac dispõem das seguintes modalidades de bolsa de estudo:

INCENTIVO ACADÊMICO
 

Tem como objetivo promover a inclusão social de alunos dos cursos de graduação, possibilitando auxílio para a continuidade dos estudos.
OBS: A concessão da bolsa de estudo será realizada sob a forma de desconto aplicado sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado e está condicionado à estreita observância dos compromissos assumidos pelo aluno e atender às exigências constantes nos editais de convocação.

Clique aqui e acesse o Edital, Manual e a Ficha de Inscrição




INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

Tem como objetivo promover os alunos dos cursos de graduação na pesquisa científica, tecnológica e artística, despertando vocações e incentivando talentos.

Clique aqui e saiba mais




MONITORIA 

Tem como objetivo oferecer aos alunos a participação em atividades de ensino-aprendizagem, pesquisar, propor metodologias e conteúdos adequados a cada disciplina, oportunizando a consolidação de sua formação acadêmica, melhoria da qualidade da aprendizagem e sua qualificação profissional.
OBS: A concessão da bolsa de estudo será realizada sob a forma de desconto aplicado sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado e está condicionado à estreita observância dos compromissos assumidos pelo aluno e atender às exigências constantes nos editais de convocação.

Clique aqui e saiba mais.

OBS: A concessão da bolsa de estudo será realizada sob a forma de desconto aplicado sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado e está condicionado à estreita observância dos compromissos assumidos pelo aluno e atender às exigências constantes nos editais de convocação.

Inscrições podem ser feitas de 8 a 12 de dezembro de 2014.

Confira o edital e o aditamento.




EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 

Tem como objetivo a participação dos alunos em atividades, tais como, organização de eventos acadêmicos, esportivos, culturais, atendimento corporativo e projetos de extensão universitária, bem como, a título de incentivo, em atividades de natureza empreendedora, responsabilidade social e ambiental promovidas pelo Centro Universitário Senac ou por órgãos externos.

OBS: A concessão da bolsa de estudo será realizada sob a forma de desconto aplicado sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado e está condicionado à estreita observância dos compromissos assumidos pelo aluno e atender às exigências constantes nos editais de convocação.

Inscrições podem ser feitas de 20 de outubro a 19 de novembro de 2014.

Confira o edital e o aditamento


Clique aqui e saiba mais.


EMPRESA 

A Bolsa Empresa tem como objetivo o reconhecimento e incentivo ao desempenho dos alunos do Centro Universitário Senac em atividades acadêmicas ou científicas, subsidiada pela captação de recursos financeiros externos.

OBS: As condições de concessão das Bolsas Empresa serão determinadas em edital específico.




O Centro Universitário Senac está credenciado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) do governo federal e  Financiamento Estudantil (FIES) conveniado pelo Ministério da Educação – FNDE

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

As bolsas podem ser:

  • Integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  •  Parcial (50%): para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA O CANDIDATO DEVE ATENDER ÀS SEGUINTES CONDIÇÕES:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
  • ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
     ser portador de deficiência, ou
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Além dessas condições, é considerada a nota obtida no ENEM (Exame nacional do Ensino Médio)

Mais informações em http://prouniportal.mec.gov.br/

Clique aqui e veja os membros da COLAP (Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social)

Observação: Para os cursos de graduação a distância o ProUni não está habilitado no momento.


FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

O Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar de 50% a 100% os cursos de graduação para os estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.

O MEC possibilita ao bolsista ProUni parcial de 50% financiar outra parte dos 50% do valor total da mensalidade.

Mais informações em http://sisfiesportal.mec.gov.br

Observação: Para os cursos de graduação a distância o Financiamento Estudantil (FIES) não está habilitado no momento.


 

IMPORTANTE

  • Clique aqui e veja a legislação  que regulamenta o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (FIES)
  • As datas para inscrição no programa de Bolsas encontram-se no Calendário Acadêmico;
  • Em hipótese alguma serão aceitas inscrições com documentação incompleta. Portanto, verifique com atenção sua documentação, pois o prazo não será postergado.


DESCONTO COMERCIÁRIO

O Senac São Paulo oferece o desconto exclusivo de 20% sobre o valor da mensalidade aos alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária oferecidos pela rede Senac no Estado de São Paulo, exceto três títulos de graduação: Tecnologia em Gastronomia; Bacharelado em Audiovisual; Bacharelado em Design de Moda – Estilismo, um de extensão universitária (Cozinheiro Chefe Internacional), cursos fechados para organizações e originados de parcerias com instituições internacionais, ofertados no Brasil e/ou exterior e para os cursos técnicos e livres oferecidos pela Rede Senac EAD.

Quem tem direito:

  • Empregados, empresários ou sócios de empresas contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo;
  • Empregados, empresários ou sócios de micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo;
  • Empregados, empresários e sócios de empresas filiadas a um dos Sindicatos que compõem a Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo);
  • Funcionários de Centrais Sindicais de Trabalhadores do Estado de São Paulo;
  • Funcionários do Senac São Paulo;
  • Funcionários do SESC – SP;
  • Microempreendedor Individual.

Para saber se a empresa está cadastrada como contribuinte do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, solicite pelo Fale Conosco disponível no site www.sp.senac.br a verificação do CNPJ.

Como solicitar o desconto:

  • O aluno que se enquadrar em uma das situações acima deverá comprovar sua condição de comerciário apresentando documentos comprobatórios juntamente com os documentos de matrícula.
  • Empresas cadastradas como contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: Original e cópia da carteira de trabalho, das páginas da identificação e registro de trabalho.
  • Empresas não cadastradas como contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: cópia simples da Guia GFIP ou da primeira página da Relação dos Trabalhadores Constantes do arquivo SEFIP, ou Relação de Estabelecimentos Centralizados (REC), em que conste no campo FPAS o código 515, juntamente com a original e cópia da carteira de trabalho, das páginas da identificação e registro de trabalho. Você deve solicitar esses documentos diretamente em sua empresa.
  • Empresários ou sócios de micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: Original e cópia da Ata de nomeação, contrato social da empresa ou declaração de empresário individual.
  • Empregados, empresários e sócios de empresas filiadas a um dos Sindicatos que compõem a Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo): carta emitida da entidade sindical em papel timbrado comprovando a contribuição para o sindicato.
  • Funcionários de Centrais Sindicais de Trabalhadores do Estado de São Paulo: Original e cópia da carteira de trabalho, das páginas da identificação e registro de trabalho.
  • Funcionários do Senac São Paulo: após a matrícula solicite o desconto pelo site www.sp.senac.br, área exclusiva do aluno.
  • Funcionários do Sesc-SP: Original e cópia da carteira de trabalho, das páginas da identificação e registro de trabalho ou crachá funcional.
  • Microempreendedor Individual: Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e mediante avaliação.

Como será aplicado o desconto:

O pagamento da matrícula deve ser realizado no valor integral. Se a comprovação for apresentada junto com os documentos de matrícula, o desconto será concedido a partir da 2ª parcela, considerando o valor total do semestre. Caso seja apresentado posteriormente, o desconto será concedido a partir do mês seguinte à data da solicitação. Não haverá dedução retroativa.
Os alunos matriculados em curso de graduação deverão renovar a solicitação do desconto semestralmente.