1950
Compra de prédio próprio para adequar as instalações pedagógicas da Escola Senac "Gabriel Dias da Silva", na cidade de Santos.


1951
Aquisição de prédio na rua Doutor Vila Nova, 228, para onde é transferida a Administração Regional. Início do curso de Especialização para Garçom, composto das aulas de conversação em português, francês e inglês; psicologia das relações humanas; nutrição e dietética e noções de merceologia. Instalação da Escola Senac em Marília e em São Carlos


1952
Lançamento, nas escolas da Capital e em Santos, do ensino de Língua Inglesa, desenvolvido em convênio com a Escola de Idiomas Yázigi. É instalado também o curso de Classificador de Produtos Vegetais.


1953
Gravação em disco das aulas da Universidade do Ar (Unar), visando melhorar a qualidade das retransmissões que é feita por 47 emissoras no Estado. Lançamento de cursos para balconistas e gerentes de lojas in company, com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais já empregados. Início dos cursos de Cabeleireiro e Manicure em Campinas, em convênio com o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares.


1954
Início do curso de Vitrinismo, elaborado para ser desenvolvido na Escola Senac "Brasílio Machado Neto" e em empresas de São Paulo.


Prédio do Senac da Capital, posteriormente denominada de Escola Senac "Brasílio Machado Neto" 1950
1955
Lançamento do curso Comercial Básico equivalente, na época, ao curso ginasial. Escolha das cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Marília para iniciar a jornada de construção de prédios próprios no Interior.


1956
Organização do I Campeonato Interescolar do Senac, competição cultural e esportiva envolvendo os alunos de todas as escolas da rede no Estado de São Paulo, que comemora os 10 anos da Instituição. As festividades comemorativas de criação da Instituição acontecem durante todo o ano com eventos educativos, esportivos e culturais, além da inauguração solene do primeiro prédio próprio construído, em conjunto com o Sesc-SP, na cidade de Ribeirão Preto.


1957
Organização do Setor de Assistência Didática ao Ensino Comercial - SADEC, em convênio com o Ministério da Educação e Cultura, visando fornecer assistência didática, incluindo material, a todos os professores de Ensino Comercial do Estado. Utilização, pela Escola Senac "Brasílio Machado Neto" da metodologia de empresas fictícias, objetivando um treinamento mais adequado aos alunos das aulas de Prática de Escritório e Comércio. Entre as empresas criadas estão "Ao Mago da Luz", "Magazine Quatrocentão Limitada" e "Tietê Indústria e Comércio". Realização dos primeiros cursos de Treinamento e Habilitação Profissional para profissionais de hotelaria, ministrados pelo professor Eugênio Svab, nas escolas Senac em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.


1958
Inauguração dos prédios próprios em Bauru e Marília, projetados e construídos especificamente para abrigar as escolas SENAC.


1959
Implantação dos cursos técnicos de Contabilidade e Secretariado, equivalentes, na época, ao segundo grau, com duração de três anos, destinados aos alunos que concluíram o Curso Comercial Básico.

