Trabalhe Conosco
EVENTOS
Exposição: Professor Lado B - o jogo e o lúdico
Exposição: Brasil e Holanda - paz e justiça
Exposição: Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores
Exposição: Metacampo
Exposição: É Primavera
17º Congresso Brasileiro de Ergonomia
Feira de Troca de Livros 2014
Palestra: Comportamento Empreendedor
Ver outros eventos
Histórico das Décadas
1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010

 
1950
Compra de prédio próprio para adequar as instalações pedagógicas da Escola Senac "Gabriel Dias da Silva", na cidade de Santos.
Fachada do prédio da Escola Senac "Gabriel Dias da Silva" com alunos na saída das aulas, localizado na rua Conselheiro Nébias, 309. Santos, anos 50. Fonte: Memória Institucional.
1951
Aquisição de prédio na rua Doutor Vila Nova, 228, para onde é transferida a Administração Regional. Início do curso de Especialização para Garçom, composto das aulas de conversação em português, francês e inglês; psicologia das relações humanas; nutrição e dietética e noções de merceologia. Instalação da Escola Senac em Marília e em São Carlos
Alunos do curso de Garçom em atividade prática. Página do Relatório Anual do Senac de 1951. São Paulo, 1951. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio alugado para abrigar a Escola Comercial "Samuel Augusto de Toledo", localizado na rua 13 de Maio, 89. Agência Fotográfica Vasclo. São Carlos, 1955. Fonte: Memória Institucional.
1952
Lançamento, nas escolas da Capital e em Santos, do ensino de Língua Inglesa, desenvolvido em convênio com a Escola de Idiomas Yázigi. É instalado também o curso de Classificador de Produtos Vegetais.
Dramatização durante aula do curso de Inglês desenvolvido na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1952. Fonte: Memória Institucional.
Alunos em aula do curso Classificador de Produtos Vegetais, desenvolvido na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1957. Fonte: Memória Institucional.
1953
Gravação em disco das aulas da Universidade do Ar, visando melhorar a qualidade das retransmissões que é feita por 47 emissoras no Estado. Lançamento de cursos para balconistas e gerentes de lojas in company, com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais já empregados. Início dos cursos de Cabeleireiro e Manicure em Campinas, em convênio com o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares.
Curso de Balconista desenvolvido para funcionários da empresa Rádio Assumpção S/A . São Paulo, 1953. Fonte: Memória Institucional.
Curso Uma Perfeita Balconista ministrado às balconistas da Loja Mappin. Roberto M. Manenti Repórter Fotográfico. São Paulo, anos 50. Fonte: Memória Institucional.
1954
Início do curso de Vitrinismo, elaborado para ser desenvolvido na Escola Senac "Brasílio Machado Neto" e em empresas de São Paulo.
Exposição realizada pelos alunos do curso de Vitrinismo do Centro de Formação Profissional "Brasílio Machado Neto", na inauguração da Empresa Comercial de Treinamento Senac - ECTS. São Paulo, 1974. Fonte: Memória Institucional.
1955
Lançamento do curso Comercial Básico equivalente, na época, ao curso ginasial. Escolha das cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Marília para iniciar a jornada de construção de prédios próprios no Interior.
Alunos realizando prova final do curso, na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1955. Fonte: Memória Institucional.
Canteiro de obras no início da construção do prédio próprio da Escola Comercial Senac. Marília, 1956. Fonte: Memória Institucional.
1956
Organização do I Campeonato Interescolar do Senac, competição cultural e esportiva envolvendo os alunos de todas as escolas da rede no Estado de São Paulo, que comemora os 10 anos da Instituição. As festividades comemorativas de criação da Instituição acontecem durante todo o ano com eventos educativos, esportivos e culturais, além da inauguração solene do primeiro prédio próprio construído, em conjunto com o Sesc-SP, na cidade de Ribeirão Preto.
Bolo comemorativo ao décimo aniversário do Senac, cortado durante festividade da 9ª. Comunhão Pascal realizada na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1956. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio da Escola Comercial Senac de Ribeirão Preto, na inauguração oficial de suas novas instalações. Ribeirão Preto, 1956. Fonte: Memória Institucional.
1957
Organização do Setor de Assistência Didática ao Ensino Comercial - SADEC, em convênio com o Ministério da Educação e Cultura, visando fornecer assistência didática, incluindo material, a todos os professores de Ensino Comercial do Estado. Utilização, pela Escola Senac "Brasílio Machado Neto" da metodologia de empresas fictícias, objetivando um treinamento mais adequado aos alunos das aulas de Prática de Escritório e Comércio. Entre as empresas criadas estão "Ao Mago da Luz", "Magazine Quatrocentão Limitada" e "Tietê Indústria e Comércio". Realização dos primeiros cursos de Treinamento e Habilitação Profissional para profissionais de hotelaria, ministrados pelo professor Eugênio Svab, nas escolas Senac em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Alunos do Curso Básico de Continuação em atividade prática na fictícia empresa Matelege - Material Elétrico em Geral, na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1959. Fonte: Memória Institucional.
Alunos realizando a prova do I Torneio Cultural do MEC, desenvolvido pelo SADEC - Serviço de Assistência Didática ao Ensino Comercial. Studio Orlando Bataglia. São Paulo, 1964. Fonte: Memória Institucional.
1958
Inauguração dos prédios próprios em Bauru e Marília, projetados e construídos especificamente para abrigar as escolas SENAC.
Entrada principal do prédio da Escola SENAC "Nelson Fernandes", com painel do artista plástico Irineu Guerreiro Maia que homenageia a abertura dos portos brasileiros pelo Visconde de Cayrú. J. Moscardi. Bauru, anos 60. Fonte: Memória Institucional.
Pátio interno da Escola Comercial SENAC de Marília. J. Moscardi. Marília, 1958. Fonte: Memória Institucional.
1959
Implantação dos cursos técnicos de Contabilidade e Secretariado, equivalentes, na época, ao segundo grau, com duração de três anos, destinados aos alunos que concluíram o Curso Comercial Básico.
Alunas na sala de aula do curso Técnico de Secretariado desenvolvido na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1963. Fonte: Memória Institucional.
Solenidade de formatura do curso Técnico de Secretariado, desenvolvido na Escola Senac "Brasílio Machado Neto". São Paulo, 1963. Fonte: Memória Institucional.
 
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade