1970
Inauguração do prédio próprio, construído especialmente para a Escola Senac "Marcelino de Carvalho", em Taubaté.


1971
Comemoração com grandes festividades do Jubileu de Prata do Senac São Paulo. Organização do Centro de Informação Profissional - CIPRO para desenvolvimento de atividades de Informação Profissional nas escolas SENAC. Implantação dos cursos de Segurança de Loja, de Zelador de Edifício e de Limpador de Escritório.


1972
Implantação do curso Programador de Computadores Eletrônicos, primeiro programa na área de Informática. Início de 57 novos programas, entre cursos e seminários, visando atingir a meta de trezentos mil alunos estabelecida para o triênio 1972/1974, destacando-se os cursos de Classificador e de Degustador de Chá, Classificador de Milho e Arroz, Preparo de Salgados de Confeitaria, Lavanderia, Legislação Trabalhista, Auxiliar de Comércio, entre outros.


Escola Senac Henrique Bastos Filho. Araraquara/SP Data: 1972
1973
Instalação da Unidade Móvel de Formação e Treinamento - Unifort, para desenvolver programas profissionalizantes onde o Senac São Paulo não atuava com escolas. Da Unifort originou-se o Centro de Educação Comunitária para o Trabalho. Criação do Prodemp - Programa de Desenvolvimento Empresarial, embrião do futuro Centro de Tecnologia em Gestão de Negócios e, posteriormente, Centro de Tecnologia em Administração e Negócios.


1974
Desenvolvimento de programas de intercomplementaridade escolar para o ensino de 2o grau, através de convênio assinado com a Secretaria de Estado da Educação, no final de 1973.


1975
Instalação de empresas pedagógicas que conjugavam as funções empresariais e de ensino, visando desenvolver a prática em situações reais de trabalho. As primeiras empresas pedagógicas a funcionar foram o Supermercado Pedagógico, no Centro de Formação Profissional do Edifício "João Nunes Júnior", em convênio com o Instituto Brasileiro de Supermercados - IBS; o Centro de Treinamento "Rubens Leme Machado"- na área de bar e lanchonete, no Centro Campestre do Sesc-SP, a Lanchonete e o Salão de Higiene e Beleza, no Centro de Desenvolvimento Profissional "Castro Mendes", de Campinas.


1976
Início do funcionamento do Programa de Desenvolvimento Empresarial - Prodemp como unidade autônoma, passando a atender o cliente-empresa através de assessoria, programas de treinamento e seminários, entre outras atividades. Início das atividades de teleducação, cursos de aprendizagem comercial desenvolvidos na modalidade de ensino a distância.


1977
Inauguração do Centro de Formação Profissional "José Geraldi", em Araçatuba. Desenvolvimento, pelo renomado Paul Bocuse, renovador da cozinha francesa, de curso para profissionais da área de Hotelaria, além de palestra para docentes do Senac e supervisão de dois jantares servidos no restaurante da Escola Senac de Hotelaria "Lauro Cardoso de Almeida".


1978
Início da criação de Pólos Avançados Senac - PAS, em cidades onde a Instituição não mantém atividades regulares. Os primeiros Pólos foram instalados em Itapetininga, Votuporanga, Jales, Rio Claro, São João da Boa Vista, Fernandópolis, Barretos e Bragança Paulista. Implantação do Centro de Estudos de Administração Hoteleira - CEATEL, com o objetivo de prestar assistência às empresas do ramo hoteleiro. Posteriormente, transformou-se no Centro de Educação em Turismo e Hotelaria. Implantação do Centro Difusor de Desenvolvimento Profissional - DIFUSOR, que assume as atividades de Teleducação, Informação Profissional e produção de recursos de ensino.


1979
Inauguração do Centro de Desenvolvimento Profissional "José Papa Júnior", na avenida Francisco Matarazzo, em São Paulo, com início do funcionamento do Restaurante-Escola "Cantinho Paulista", empresa pedagógica voltada para cursos profissionalizantes na área de Hotelaria.

