Menu
Senac São Paulo
Busca
1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010

1960

Inauguração dos prédios próprios construídos para as Escolas Técnicas de Comércio Senac de Santos e de São José do Rio Preto.

Fachada do prédio próprio da Escola Senac "Nelson Fernandes" e Sesc. Bauru/SP, Anos 60.
Fachada do prédio construído para a Escola Senac "Paiva Meira", localizado na rua Jorge Tibiriçá, 3.518. São José do Rio Preto, anos 60. Fonte: Memória Institucional.

1961

Implantação do curso de Atendente de Hospital, visando preparar equipes dos hospitais Oswaldo Cruz, Instituto Central do Câncer, Santa Helena e Real Beneficência Portuguesa.

Aula do curso Atendente de Hospital realizada no Instituto Central do Câncer. São Paulo, 1964. Fonte: Memória Institucional.
Alunas do curso de Atendimento de Hospital, realizado no Hospital Central do Câncer, durante a cerimônia de formatura. São Paulo, 1961

1962

Término das atividades da Universidade do Ar, que atendeu 91.537 alunos, o que correspondia a 42,6% das matrículas efetivadas pelo Senac no estado de São Paulo desde sua fundação. Início da extinção gradativa do curso Ginásio Comercial e dos cursos técnicos e intensificação da criação de cursos profissionalizantes, através da Divisão de Treino e Aperfeiçoamento, procurando suprir as necessidades de formação profissional dos comerciários adultos. Realização do primeiro curso de Classificador e Provador de Café na Escola Senac "Lauro Cardoso de Almeida", na Capital e implantação do curso de Oficial de Farmácia nas Escolas Senac do interior.

Sala ambiente do curso Classificador e Provador de Café, na Escola Senac do Edifício "João Nunes Júnior". Maj Promoção, Divulgação e Planejamento. São Paulo, 1968. Fonte: Memória Institucional.
Mapa dos núcleos receptores e das atividades da Universidade do Ar. Ilustração do Dossiê de atividades da UNAR. São Paulo, 1948. Fonte: Memória Institucional.

1963

Início, curso de garçom da 1ª  escola de hotelaria e nas escolas do interior do Curso de Decoração de Vitrinas.

Alunos do Curso de Garçom da 1ª Escola de Hotelaria no Senac Lauro Cardoso de Almeida, Rua 24 de Maio. São Paulo. Anos 60.
Vitrine montada por alunos do Curso de Decoração de Vitrine - Local Casa Almeida, rua Augusta. São Paulo - Anos 60

1964

Lançamento dos cursos de Garçom, Cozinheiro, Barman, Porteiro-Recepcionista, Secretário de Administração de Hotéis e Restaurantes, entre outros, na Escola Senac "Lauro Cardoso de Almeida", sediada na rua 24 de Maio, em São Paulo, que concentra os programas de hotelaria. No mesmo ano realiza-se o Seminário de Guias de Turismo para universitários. Início dos cursos de Manequim Profissional, Secretaria Comercial, Empacotamento e Vendedor Domiciliar nas escolas da Capital e Decoração de Interiores nas demais escolas.

Aula do curso de Empacotamento realizada na Escola Senac "Paiva Meira". São José do Rio Preto, anos 60. Fonte: Memória Institucional.
Descerramento da fotografia do patrono Lauro Cardoso de Almeida durante a festividade de inauguração da Escola Senac "Lauro Cardoso de Almeida". Agência Fotográfica Vasclo. São Paulo, 1964. Fonte: Memória Institucional.

1965

Implantação do curso de Ótico Prático, reconhecido em 1966 pelo Ministério da Saúde, único do Brasil, que contava com alunos de todo o país. São instituídos, também, os cursos de Guias de Turismo, Aperfeiçoamento em Almoxarife, Secretário de Hotel, Chefia e Liderança e Protocolo e Arquivo.

Laboratório de Ótica instalado na rua Dr. Vila Nova, 228. São Paulo, ano 60. Fonte: Memória Institucional.
Laboratório de Contatologia do Centro de Educação em Saúde. Thales Trigo. São Paulo, 1994. Fonte: Memória Institucional.

1966

Comemoração dos 20 anos de criação do Senac com uma ampla programação de atividades. Início do funcionamento da Escola de Artes Fotográficas, com o apoio do Sindicato das Artes Fotográficas de São Paulo. Inauguração dos prédios construídos para as Escolas Senac "Eduardo Saigh" de Santo André e "Antônio Mont'Serrat" de Botucatu.

Laboratório da Escola de Artes Fotográficas, localizado no Edifício "João Nunes Júnior", avenida Tiradentes, 822. Maj Promoção, Divulgação e Planejamento. São Paulo, 1968. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio da Escola Senac "Eduardo Saigh", localizado na avenida Ramiro Colleoni, 110. Santo André, 1969. Fonte: Memória Institucional.

1967

Instalação do primeiro Laboratório de Línguas do Senac São Paulo, no edifício da Rua Doutor Vila Nova, na capital.

Detalhe da cabina do Laboratório de Línguas, localizado na Escola Senac do Edifício João Nunes Júnior, avenida Tiradentes, 822. Maj Promoção, Divulgação e Planejamento. São Paulo, 1968. Fonte: Memória Institucional.
Aula prática no Laboratório de Línguas. São Paulo, 1969

1968

Inauguração do Edifício "João Nunes Júnior", na Avenida Tiradentes, em São Paulo. Articulação das negociações para a produção de filmes 16mm sonoros, a serem utilizados como recurso de ensino nas áreas de Venda, Beleza, Hospitalidade, Escritório e Propaganda.

Detalhe da lata do filme O Comércio Mercantil, produzido pela Futura Filmes para ser utilizado como recurso de ensino. São Paulo, 1969. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do Edifíco "João Nunes Júnior", localizado na avenida Tiradentes, 822. São Paulo, 1976. Fonte: Memória Institucional.

1969

Cessão, em regime de comodato, pelo Governo do Estado de São Paulo, do prédio do Hotel de Águas de São Pedro, para a instalação do primeiro hotel-escola da América Latina, com início dos cursos em 1970. Lançamento de novos cursos, entre os quais Técnico de Turismo, Estética Facial, Corretor de Imóveis, Telefonista e Ascensorista.

Aula do curso de Estética Facial desenvolvido na Escola Senac do Edifício João Nunes Júnior. São Paulo, 1970. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio do Grande Hotel Águas de São Pedro. Águas de São Pedro, 1971. Fonte: Memória Institucional.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco


Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.