Técnico em Teatro

Capacitar o aluno para exercer a profissão de ator em diversos espaços de atuação: teatro, cinema, televisão, empresas de vídeo, radiodifusão, bem como espaços não convencionais para apresentação de espetáculos.
O curso foca no desenvolvimento das competências essenciais do ator, por meio de improvisações individuais e coletivas. Para tanto, utiliza-se de recursos vocais, corporais, emocionais, plásticos e tecnológicos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias, situações e ações dramáticas, aliando sua criatividade às indicações do diretor e ao compromisso ético-ambiental.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho de artes é extremamente exigente e requer profissionais com sólida formação, habilidade de autodesenvolvimento para planejar sua ação, capacidade de atuar de forma crítica e criativa e flexibilidade para adaptar-se a mudanças. Por isso, este curso contempla competências profissionais com visão empreendedora necessárias para o desenvolvimento de ações inovadoras no mercado de trabalho.
A oferta de empregos na área vem crescendo nos últimos anos, graças ao interesse da iniciativa privada. Os incentivos fiscais concedidos pelo governo às empresas que aplicam recursos no patrocínio de projetos culturais oferecem inúmeras oportunidades aos atores. Como facilitador para ingresso e atuação no mercado de trabalho, o ator conta com associações e cooperativas profissionais, constantemente consultadas por agências de publicidade que contratam atores para representação em comerciais. O incremento no setor de entretenimento também faz crescer as oportunidades de trabalho em televisão, considerando principalmente o crescimento do setor representado pelas emissoras de TV a cabo e comunitárias.
O aluno formado por este curso poderá trabalhar em instituições de difusão cultural e artística, teatros, estúdios de rádio, televisão e cinema, instituições recreativas e em escolas de arte teatral, dando aulas de aperfeiçoamento, especialização ou atualização ou ainda como dublador em rádio, cinema e televisão. Poderá também atuar como produtor teatral. Lembrando que o exercício da profissão de ator exige registro na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) antiga DRT.


Método

O curso Técnico em Arte Dramática abrange aulas expositivas e práticas, com montagem de cenas ou obras completas de peças teatrais, que simulam condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Teatro, com validade nacional.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.