Agente de Desenvolvimento Socioambiental

Objetivo
Capacitar o cidadão para atuar nas comunidades, planejando e implementando ações socioambientais de forma coletiva, a fim de contribuir para a resolução dos problemas locais e na indução de mudanças nas realidades socioambientais e econômicas.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental incompleto.
A participação nas atividades previstas requer conhecimentos básicos de informática, habilidade de comunicação, facilidade na leitura de textos e disponibilidade para participação em trabalhos em grupo.
Interessados em projetos socioambientais locais, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso estará apto a planejar e implantar ações socioambientais de forma coletiva para resolução de problemas locais.

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar situações-problema, provocando nas comunidades, por meio do diálogo, a reflexão sobre riscos e vulnerabilidades socioambientais, a fim de fomentar a busca por soluções pertinentes ao seu contexto de atuação.
- Interagir com a comunidade no reconhecimento de seu potencial, a fim de mobilizá-la para a consecução de objetivos comuns.
- Elaborar projetos socioambientais contextualizados, utilizando e desenvolvendo ferramentas apropriadas, no intuito de desenvolver ações de melhoria local.
- Viabilizar recursos por meio do reconhecimento de possíveis parceiros para implementar as ações desenvolvidas.
- Implementar projetos socioambientais capazes de mudar efetivamente as realidades locais com os recursos disponíveis.

Panorama de mercado
A formação de agentes socioambientais que tenham visão crítica e aptidão para atuar nas diferentes etapas e funções do processo de planejamento, implantação e implementação de projetos socioambientais e ações educativas ganha importância. O agente desenvolverá e articulará ações que envolvam os principais atores locais, tanto do poder público (federação, estados e municípios) quanto das organizações não governamentais e do setor privado. Esse profissional deve ser sensibilizado para as questões socioambientais.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê atividades de identificação dos problemas locais, discussões em grupo, plenárias, dinâmicas e leitura de textos.


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF