Senac São Paulo

Cursos Livres

Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - NR10 - básico

Objetivo
Aperfeiçoar profissionais para atender às solicitações de serviços com eletricidade identificando os riscos inerentes e as medidas de controle cabíveis, de forma a garantir a integridade das instalações, do meio ambiente e das pessoas que com elas interagem.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato seja habilitado, qualificado ou capacitado, conforme NR10, e/ou profissional que atue na gestão de riscos.
Profissionais da área elétrica (engenheiros, técnicos, eletricistas etc.), profissionais da área de segurança e saúde no trabalho e gestores de risco.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os riscos inerentes à solicitação de trabalho, valendo-se de conhecimentos sobre as instalações, comportamento seguro e de procedimentos de análise de risco, no intuito de definir as medidas de controle aplicáveis.
- Implementar as medidas de controle adequadas a cada situação, atendendo às normativas técnicas e de segurança pertinentes, especialmente no tocante às prioridades previstas na NR10, a fim de garantir a segurança dos envolvidos na operação, das instalações e do meio ambiente.
- Revisar as condições de segurança das instalações, por meio de procedimentos técnicos específicos, propondo as medidas corretivas necessárias, visando garantir a segurança de seus usuários
- Responder adequadamente às situações emergenciais, adotando procedimentos definidos no Plano de Emergência, para minimizar danos.

Panorama de mercado
As constantes transformações, o desenvolvimento de tecnologias e a legislação vigente geram a necessidade permanente da atualização de segurança dos profissionais autorizados a intervir em instalações elétricas, em especial na identificação dos riscos característicos de cada tarefa e na adoção de medidas preventivas e/ou de controle para evitar, cada vez mais, a ocorrência de acidentes do trabalho, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para si e para a comunidade, além de resguardar o patrimônio das empresas ou organizações e contribuir com o controle dos gastos públicos na área de saúde e previdência social.

Método

O curso prevê proposições de problemas, discussões em grupo, plenárias, jogos e vivências etc. Também são promovidas exposições dialogadas com apoio de slides, apresentação e vídeos.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF