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Design Editorial

Formato: Presencial

Objetivo:
Especializar profissionais com a premissa de atuar na área de publicações impressas e digitais, enfatizando a complexidade da atividade projetual e a interação entre os agentes envolvidos no processo de Design Editorial publicações digitais, projetos de livro, revista e jornal.

Diferencial:
Este curso visa, igualmente, estimular o posicionamento empreendedor do especialista, contribuindo para a ampliação de sua visão sobre os processos neste segmento, estimulando o desenvolvimento do raciocínio de projeto, fundamentado tanto nos estudos das diferentes linguagens, quanto nos contextos de produção e mercado.

O curso contribui, assim, para atualizar o profissional frente à convergência das mídias, compreendendo as transformações dos meios e veículos de comunicação na sociedade contemporânea.

Carga horária: 366 horas

Atuação
O profissional com esta especialização estará apto a atuar no desenvolvimento de projetos na área de design editorial, com visão sistêmica conceitual e projetual, compreendendo publicações digitais, projeto de livro, revista e jornal.

Panorama de mercado
O segmento de design editorial vem se transformando rapidamente nos últimos anos. Vários aspectos podem ser facilmente explorados como justificativa para esse cenário, entre eles temos as hierarquias culturais, que atualmente são delineadas com menos clareza e incluem um leque mais amplo de vozes, possibilitando a segmentação da produção editorial, que podem levar à inovação nas linhas editoriais adotadas por editoras de livros, jornais e revistas. Em paralelo, assistimos à mudança do mercado editorial, da convergência midiática: é a mídia impressa versus mídia digital. As multiplataformas são complementares e, assim, seguem princípios comuns ao design, mas necessitam de estruturas e projetos cada vez mais especializados e peculiares.
Diante do cenário de inovações contínuas, é imprescindível a mudança no perfil do profissional que atua no segmento desenvolvendo projetos editoriais em formato digital e/ou impresso. Faz-se necessário que ele aprofunde o estudo de novos formatos, linguagens e propostas editoriais, além do domínio de recursos e software de editoração gráfica.
Público-alvo:
Profissionais com formação superior nas áreas de Design Gráfico ou de Produtos, Arquitetura e Comunicação Social, além de profissionais envolvidos ou interessados em atuar no segmento de Design Editorial que também tenham curso superior.
COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o Design Gráfico como produtor de sentido e significado, tendo em vista a relação entre produção, mídia e recepção. Tem como base conceitual a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leitura semiótica da produção editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design editorial. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos, utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. Fornece conhecimentos básicos de software para concepção das peças gráficas, tendo como finalidade estimular o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação e reflexão aplicada à construção da linguagem gráfica para sua utilização em projetos editoriais. Promove reflexão sobre temas de interesse do aluno para posterior definição do Trabalho de Conclusão de Curso.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens e mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto, abrangendo desde a configuração dos primeiros sistemas de escrita até o advento da tipografia digital. Estuda a nomenclatura para partes dos tipos, a classificação de tipos, conceitos de legibilidade e leiturabilidade. Apresenta a linguagem tipográfica fundamentada em bases instrumentais, como o espacejamento de letras e palavras, recuo de parágrafo, tamanhos, estilos, estruturas e famílias. Aplica os conhecimentos históricos, conceituais e técnicos sobre a tipografia no projeto gráfico impresso e digital.
CULTURA E COMPORTAMENTO
Apresenta os conceitos básicos de antropologia e de etnografia. Estuda a definição de identidades, pertencimentos e diferenciações grupais. Estuda e reflete sobre as relações entre imagem e identidade, experiência urbana e universo simbólico. Reflete sobre as dinâmicas de engendramento e apropriação de bens culturais, vinculados ao campo do design pelas complexas relações entre produção e consumo de imagens, permeados pela cultura e pela ordem imaginária.
INFOGRÁFICO
Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa na mídia contemporânea. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a disposição do infográfico na página, o desenvolvimento das formas de visualização e os recursos de diagramação. Fornece subsídios para o desenvolvimento de roteiros para infográficos.
PROJETO GRÁFICO DE JORNAL
Estuda o design de jornais antes e depois da tecnologia digital, visando a análise do impacto da tecnologia e sua influência na concepção do layout do jornal. Avalia o jornal como um complexo de mensagens concorrentes e instrumentaliza para análise e projeto gráfico de jornal, identificando o papel do design gráfico na organização das informações. Articula o repertório gráfico, acentua a noção de direções visuais e produz estudos para projeto gráfico de jornal, com ênfase no layout da primeira página, cadernos e suplementos, considerando a identidade editorial, identidade gráfica, o gênero e o público.
PROJETO GRÁFICO DE LIVRO
Desenvolve projetos gráficos para capa e miolo de livros a partir da definição da mancha gráfica, do uso da tipografia, da cor e da imagem, considerando a identidade editorial, o gênero e estilo da editora com a finalidade de produzir peças dentro de uma visão do mercado. Realiza estudos críticos da produção de design de livro em seu contexto histórico, político, econômico e cultural. Propõe reflexões sobre o design e o meio editorial no Brasil por meio de visitas técnicas à editoras e livrarias. Orienta a escolha de tema de pesquisa para o desenvolvimento do TCC.
DESIGN DIGITAL
Estuda os procedimentos construtivos, de interface e comunicação, de criação de projetos editoriais em ambientes digitais. Analisa linguagens e tecnologias desenvolvidas para o ambiente digital. Analisa conteúdo de projetos digitais e linguagens adequadas às novas tendências midiáticas. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço e os conceitos de navegação e interação, na construção de interfaces gráficas, táteis e audiovisuais em sistemas de informação. Propõe a concepção de projetos para publicações digitais.
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS
Apresenta as regras legais para a utilização de contratos, textos e imagens em publicações e a obtenção das autorizações pertinentes, relacionadas ao direito autoral, propriedade intelectual e direito de uso de imagens. Discute aspectos legais do direito autoral nas plataformas analógicas e digitais.
PROJETO GRÁFICO DE REVISTA
Investiga o design de revistas e o meio editorial nacional e internacional, visando discutir a anatomia de uma publicação, sua marca e identidade corporativa, capa, arquitetura geral da publicação e o tratamento específico de um assunto ou matéria, bem como a padronização dos elementos componentes da diagramação e do sistema de navegação. Desenvolve projeto gráfico de revista, considerando os aspectos estruturais, formais, tipográficos, cromáticos, a conceituação do uso da imagem e de espaços vazios adequados ao conteúdo editorial e ao estilo editorial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Tipografia
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto, abrangendo desde a configuração dos primeiros sistemas de escrita até o advento da tipografia digital. Estuda a nomenclatura para partes dos tipos, a classificação de tipos, conceitos de legibilidade e leiturabilidade. Apresenta a linguagem tipográfica fundamentada em bases instrumentais, como o espacejamento de letras e palavras, recuo de parágrafo, tamanhos, estilos, estruturas e famílias. Aplica os conhecimentos históricos, conceituais e técnicos sobre a tipografia no projeto gráfico impresso e digital.
Design Experimental
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design editorial. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos, utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. Fornece conhecimentos básicos de software para concepção das peças gráficas, tendo como finalidade estimular o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação e reflexão aplicada à construção da linguagem gráfica para sua utilização em projetos editoriais. Promove reflexão sobre temas de interesse do aluno para posterior definição do Trabalho de Conclusão de Curso.
Comunicação, Linguagem e Sentido
Estuda o design gráfico como produtor de sentido e significado tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Tem como base conceitual a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Visa desenvolver a capacidade de percepção e leitura semiótica da produção editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
Projeto Gráfico de Jornal
Estuda o design de jornais antes e depois da tecnologia digital, visando a análise do impacto da tecnologia e sua influência na concepção do layout do jornal. Avalia o jornal como um complexo de mensagens concorrentes e instrumentaliza para análise e projeto gráfico de jornal, identificando o papel do design gráfico na organização das informações. Articula o repertório gráfico, acentua a noção de direções visuais e produz estudos para projeto gráfico de jornal, com ênfase no layout da primeira página, cadernos e suplementos, considerando a identidade editorial, identidade gráfica, o gênero e o público.
Projeto Gráfico de Livro
Desenvolve projetos gráficos para capa e miolo de livros a partir da definição da mancha gráfica, do uso da tipografia, da cor e da imagem, considerando a identidade editorial, o gênero e estilo da editora com a finalidade de produzir peças dentro de uma visão do mercado. Realiza estudos críticos da produção de design de livro em seu contexto histórico, político, econômico e cultural. Propõe reflexões sobre o design e o meio editorial no Brasil por meio de visitas técnicas à editoras e livrarias. Orienta a escolha de tema de pesquisa para o desenvolvimento do TCC.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
História do Design
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens e mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
Infográfico
Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa na mídia contemporânea. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a disposição do infográfico na página, o desenvolvimento das formas de visualização e os recursos de diagramação. Fornece subsídios para o desenvolvimento de roteiros para infográficos.
Design Digital
Estuda os procedimentos construtivos, de interface e comunicação, de criação de projetos editoriais em ambientes digitais. Analisa linguagens e tecnologias desenvolvidas para o ambiente digital. Analisa conteúdo de projetos digitais e linguagens adequadas às novas tendências midiáticas. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço e os conceitos de navegação e interação, na construção de interfaces gráficas, táteis e audiovisuais em sistemas de informação. Propõe a concepção de projetos para publicações digitais.
Cultura e Comportamento
Apresenta os conceitos básicos de antropologia e de etnografia. Estuda a definição de identidades, pertencimentos e diferenciações grupais. Estuda e reflete sobre as relações entre imagem e identidade, experiência urbana e universo simbólico. Reflete sobre as dinâmicas de engendramento e apropriação de bens culturais, vinculados ao campo do design pelas complexas relações entre produção e consumo de imagens, permeados pela cultura e pela ordem imaginária.
Ética, Legislação e Direitos Autorais
Apresenta as regras legais para a utilização de contratos, textos e imagens em publicações e a obtenção das autorizações pertinentes, relacionadas ao direito autoral, propriedade intelectual e direito de uso de imagens. Discute aspectos legais do direito autoral nas plataformas analógicas e digitais.
Projeto Gráfico de Revista
Investiga o design de revistas e o meio editorial nacional e internacional, visando discutir a anatomia de uma publicação, sua marca e identidade corporativa, capa, arquitetura geral da publicação e o tratamento específico de um assunto ou matéria, bem como a padronização dos elementos componentes da diagramação e do sistema de navegação. Desenvolve projeto gráfico de revista, considerando os aspectos estruturais, formais, tipográficos, cromáticos, a conceituação do uso da imagem e de espaços vazios adequados ao conteúdo editorial e ao estilo editorial.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso está baseado em metodologias de aprendizagem que buscam integração entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa e condições efetivas para especialização. A prática pedagógica está centrada na análise de produtos editoriais, para que o aluno contextualize e consolide os conhecimentos que vai construindo e saiba intervir, visando a sua solução.

Os professores incentivam a inovação, autonomia, iniciativa, participação, cooperação e responsabilidade dos alunos em todo o processo de desenvolvimento do curso. As estratégias pedagógicas adotadas para o desenvolvimento dos componentes curriculares abrangem os estudos de caso, que se concentram na análise de produtos editoriais, com exposição dialogada, como recurso principal para a apresentação e discussão dos temas. Complementarmente, são realizadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações.

Trabalho de conclusão de curso:
Ao longo do curso, os alunos são estimulados a desenvolverem uma postura investigativa, imprescindível para quem atua em um campo onde é constante a necessidade de lidar com problemas, por vezes inusitados. Ao final do curso, os alunos devem entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), indispensável para a obtenção do certificado de especialista.
Pós-graduação lato sensu -- Especialista em Design Editorial (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Design Editorial - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo

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