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Gestão e Governança da Tecnologia da Informação

Formato: presencial

Objetivo
Formar profissionais especialistas em Governança para desenvolver atividades, serviços e tarefas na área de tecnologia da informação (TI), com ampla visão sobre os novos modelos de governança frente às demandas atuais do mercado corporativo.

Diferenciais:
O curso, desenvolvido em parceria com a IBM, tem o objetivo de formar profissionais especialistas em Governança para desenvolver atividades, serviços e tarefas na área de tecnologia da informação (TI), com ampla visão sobre os novos modelos de governança frente às demandas atuais do mercado corporativo.

Carga horária: 360 horas

Atuação
O profissional com esta especialização poderá atuar na área de serviços, organizações de TI ou correlata, seja em empresas prestadoras de serviços ou departamentos internos que realizam a gestão de TI de outras organizações. Ele será capaz de propor, estabelecer e executar soluções ou serviços de tecnologia, aplicando os modelos de governança existentes no mercado, de forma a vincular as atividades e iniciativas de TI à área estratégica de negócios das organizações.

Panorama de mercado:
O mercado brasileiro na área de serviços é um dos que mais crescem no mundo. Em conjunto com a Índia e a China, o Brasil tem se tornando um grande exportador de serviços, principalmente na área de tecnologia da informação (TI).

Atualmente, grandes corporações mundiais concentram-se no país, realizando operações de serviços de tecnologias da informação e atendendo às demandas mundiais em grande escala.

A prestação de serviços de TI com alto nível de qualidade é de fundamental importância. Contudo, verifica-se na área uma carência de profissionais que conheçam os modelos e técnicas de governança corporativa, nos diversos segmentos em que a tecnologia da informação é aplicada.

Atualmente, as empresas se preocupam com a forma, os procedimentos e os impactos corporativos que a prestação dos serviços de TI podem ocasionar. A demanda por profissionais de governança em tecnologia da informação apresenta uma abrangência nacional e cada vez mais se tornará uma exigência das organizações que prestam serviços na área de TI.
Público-alvo:
Profissionais com diploma de graduação em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Administração de Empresas, Economia ou Engenharia, ou que possuam experiência profissional na área de TI ou em outra área correlata como Finanças, Produção e Operações e Vendas, em empresas tradicionais de médio e grande porte de vários setores (público, financeiro, manufatura, varejo, distribuição e serviços), além de distribuidores e fornecedores de empresas de soluções de TI.

Profissionais com diploma de graduação em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Administração de Empresas, Economia ou Engenharia, ou que possuam experiência profissional na área de TI ou em outra área correlata como Finanças, Produção e Operações e Vendas, em empresas tradicionais de médio e grande porte de vários setores (público, financeiro, manufatura, varejo, distribuição e serviços), além de distribuidores e fornecedores de empresas de soluções de TI.
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Introduz os conceitos de governança corporativa e governança de tecnologia da informação (TI), apresentando sua abrangência na organização. Aborda a integração dos objetivos estratégicos corporativos aos de TI. Apresenta uma visão geral da gestão e governança em TI, enfatizando a convergência interdisciplinar que caracteriza essa área. Expõe diversos frameworks e temas atuais, tais como Big Data, Business Intelligence (BI), Internet das Coisas (IoT) e Business Analytics.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE DE NEGÓCIO
Apresenta uma visão geral dos conceitos e princípios sobre segurança da informação, visando à sua aplicação na gestão corporativa e seus controles internos. Propõe a minimização dos riscos operacionais e financeiros no contexto da tecnologia da informação (TI), do ponto de vista dos gestores da organização. Explora as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO) sobre segurança da informação e apresenta as técnicas de avaliação de riscos e vulnerabilidade, os controles de segurança, bem como os métodos e as políticas de segurança da informação. Aborda os aspectos relevantes dos métodos de continuidade de negócio e contingência da área de TI.
GESTÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta e discute as melhores práticas em gestão de serviços de tecnologia da informação (TI), com a intenção de otimizar a sua estruturação e investigar viabilidades operacionais e financeiras, agregando qualidade do ponto de vista de clientes, gestores e colaboradores da organização. Trata de assuntos centrais da gestão de serviços como o ciclo de vida de serviços de TI, Service Level Agreement (SLAs), gestão de mudanças e o tratamento de incidentes e problemas, sem perder de vista as normas e frameworks aplicáveis.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta e oferece subsídios para a compreensão do estudo de caso enquanto método qualitativo de investigação e análise, adequado para problematizar situações e produzir novas soluções e abordagens no âmbito da gestão e governança em tecnologia da informação (TI). Orienta o aluno na escolha e definição do tema/problema e para a escolha e elaboração da fundamentação teórica do estudo de caso e sua apresentação na forma de artigo científico.
GESTÃO DE PROJETOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Propõe as melhores práticas na gestão de projetos de tecnologia da informação (TI), visando facilitar a organização de seu desenvolvimento, otimizando recursos, minimizando riscos e aumentando a satisfação de todas as partes interessadas. Segue o ciclo de vida de projetos por meio de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento, conforme framework Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Suscita problemas inerentes à gestão de projetos e propostas de solução.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta abordagens e ferramentas inerentes à gestão de qualidade e de processos em tecnologia da informação (TI), no contexto da área e da organização. Destaca desafios na implantação de gestão de qualidade total na organização. Explora mapeamentos de processos típicos de TI. Explica tarefas típicas de um escritório de processos, em que a aplicação das ferramentas é praticada por meio da análise de situações.
GESTÃO DE FORNECEDORES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Trata das melhores práticas na gestão de fornecedores, por meio de processos de seleção, contratação e controle, visando a redução de riscos da organização de tecnologia da informação (TI) e sua cadeia de fornecimento. Apresenta as etapas do processo e os problemas na gestão de fornecedores. Discute as estratégias referentes a terceirização e avalia os seus benefícios e riscos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração do artigo científico projetado na etapa anterior, oferecendo subsídios para o desenvolvimento do estudo de caso, visando produzir uma solução exequível e que respeite os princípios éticos. Orienta o aluno sobre a definição do problema, objetivos (geral e específicos), diagnóstico, elaboração da fundamentação teórica e avaliação de resultados.
TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta as tendências na gestão da tecnologia da informação (TI) e como as mudanças podem impactar em suas estratégias e da própria organização. Aborda as influências nos processos de TI, decorrentes da efetivação de algumas tendências tecnológicas. Discute como uma empresa deve planejar os processos potencialmente envolvidos nessas mudanças.
GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aborda as melhores práticas de gestão no desenvolvimento de sistemas, sejam eles construídos pela própria organização ou por fornecedores externos. Aborda a relevância de atender os requisitos demandados, a qualidade, os custos e os prazos de desenvolvimento e entrega, sob a perspectiva do gestor de tecnologia da informação (TI) e dos gestores de negócio da organização. Apresenta as principais metodologias de desenvolvimento de sistemas, seus conceitos, princípios, técnicas e os frameworks. Trata das estratégias próprias da área de desenvolvimento de sistemas, dos recursos dos frameworks, das demandas dos gestores de negócio e do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, explorando as ferramentas, os controles e seus riscos.
GESTÃO FINANCEIRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta conceitos e práticas comuns na gestão financeira, visando à sua aplicação eficiente na área de gestão de tecnologia da informação (TI), proporcionando melhor controle e beneficiando a organização, do ponto de vista da alta gestão. Propõe técnicas eficientes de classificação e monitoramento financeiro, bem como de avaliação de retorno com a finalidade de fortalecer o alinhamento estratégico da área de TI.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a finalização do estudo de caso e a da redação do artigo, focalizando a consistência científica e a observância das normas de pradonização de trabalhos acadêmicos. Objetiva proporcionar aos alunos a experiência de realização de trabalhos científicos, com pesquisa, prática e embasamento teórico, seguindo preceitos metodológicos e padrão normativo.
 
   TOTAL
Governança e Estratégia de Tecnologia da Informação
Introduz os conceitos de governança corporativa e governança de tecnologia da informação (TI), apresentando sua abrangência na organização. Aborda a integração dos objetivos estratégicos corporativos aos de TI. Apresenta uma visão geral da gestão e governança em TI, enfatizando a convergência interdisciplinar que caracteriza essa área. Expõe diversos frameworks e temas atuais, tais como Big Data, Business Intelligence (BI), Internet das Coisas (IoT) e Business Analytics.
Segurança da Informação e Continuidade de Negócio
Apresenta uma visão geral dos conceitos e princípios sobre segurança da informação, visando à sua aplicação na gestão corporativa e seus controles internos. Propõe a minimização dos riscos operacionais e financeiros no contexto da tecnologia da informação (TI), do ponto de vista dos gestores da organização. Explora as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO) sobre segurança da informação e apresenta as técnicas de avaliação de riscos e vulnerabilidade, os controles de segurança, bem como os métodos e as políticas de segurança da informação. Aborda os aspectos relevantes dos métodos de continuidade de negócio e contingência da área de TI.
Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação
Apresenta e discute as melhores práticas em gestão de serviços de tecnologia da informação (TI), com a intenção de otimizar a sua estruturação e investigar viabilidades operacionais e financeiras, agregando qualidade do ponto de vista de clientes, gestores e colaboradores da organização. Trata de assuntos centrais da gestão de serviços como o ciclo de vida de serviços de TI, Service Level Agreement (SLAs), gestão de mudanças e o tratamento de incidentes e problemas, sem perder de vista as normas e frameworks aplicáveis.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Orienta e oferece subsídios para a compreensão do estudo de caso enquanto método qualitativo de investigação e análise, adequado para problematizar situações e produzir novas soluções e abordagens no âmbito da gestão e governança em tecnologia da informação (TI). Orienta o aluno na escolha e definição do tema/problema e para a escolha e elaboração da fundamentação teórica do estudo de caso e sua apresentação na forma de artigo científico.
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Propõe as melhores práticas na gestão de projetos de tecnologia da informação (TI), visando facilitar a organização de seu desenvolvimento, otimizando recursos, minimizando riscos e aumentando a satisfação de todas as partes interessadas. Segue o ciclo de vida de projetos por meio de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento, conforme framework Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Suscita problemas inerentes à gestão de projetos e propostas de solução.
Gestão da Qualidade e de Processos de Tecnologia da Informação
Apresenta abordagens e ferramentas inerentes à gestão de qualidade e de processos em tecnologia da informação (TI), no contexto da área e da organização. Destaca desafios na implantação de gestão de qualidade total na organização. Explora mapeamentos de processos típicos de TI. Explica tarefas típicas de um escritório de processos, em que a aplicação das ferramentas é praticada por meio da análise de situações.
Gestão de Fornecedores de Tecnologia da Informação
Trata das melhores práticas na gestão de fornecedores, por meio de processos de seleção, contratação e controle, visando a redução de riscos da organização de tecnologia da informação (TI) e sua cadeia de fornecimento. Apresenta as etapas do processo e os problemas na gestão de fornecedores. Discute as estratégias referentes a terceirização e avalia os seus benefícios e riscos.
Trabalho de Conclusão de Curso II
Orienta a elaboração do artigo científico projetado na etapa anterior, oferecendo subsídios para o desenvolvimento do estudo de caso, visando produzir uma solução exequível e que respeite os princípios éticos. Orienta o aluno sobre a definição do problema, objetivos (geral e específicos), diagnóstico, elaboração da fundamentação teórica e avaliação de resultados.
Tópicos Avançados em Gestão de Tecnologia da Informação
Apresenta as tendências na gestão da tecnologia da informação (TI) e como as mudanças podem impactar em suas estratégias e da própria organização. Aborda as influências nos processos de TI, decorrentes da efetivação de algumas tendências tecnológicas. Discute como uma empresa deve planejar os processos potencialmente envolvidos nessas mudanças.
Gestão de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Aborda as melhores práticas de gestão no desenvolvimento de sistemas, sejam eles construídos pela própria organização ou por fornecedores externos. Aborda a relevância de atender os requisitos demandados, a qualidade, os custos e os prazos de desenvolvimento e entrega, sob a perspectiva do gestor de tecnologia da informação (TI) e dos gestores de negócio da organização. Apresenta as principais metodologias de desenvolvimento de sistemas, seus conceitos, princípios, técnicas e os frameworks. Trata das estratégias próprias da área de desenvolvimento de sistemas, dos recursos dos frameworks, das demandas dos gestores de negócio e do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, explorando as ferramentas, os controles e seus riscos.
Gestão Financeira de Tecnologia da Informação
Apresenta conceitos e práticas comuns na gestão financeira, visando à sua aplicação eficiente na área de gestão de tecnologia da informação (TI), proporcionando melhor controle e beneficiando a organização, do ponto de vista da alta gestão. Propõe técnicas eficientes de classificação e monitoramento financeiro, bem como de avaliação de retorno com a finalidade de fortalecer o alinhamento estratégico da área de TI.
Trabalho de Conclusão de Curso III
Orienta a finalização do estudo de caso e a da redação do artigo, focalizando a consistência científica e a observância das normas de pradonização de trabalhos acadêmicos. Objetiva proporcionar aos alunos a experiência de realização de trabalhos científicos, com pesquisa, prática e embasamento teórico, seguindo preceitos metodológicos e padrão normativo.
 
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Gestão de Tecnologia: Gestão de Qualidade Total e Melhoria Contínua de Processo
Apresenta um resumo abrangente dos métodos de gestão de qualidade e de melhorias contínuas de processos. Aborda metodologias e técnicas de melhoria contínua de processos. Cria familiaridade operacional com métodos simultâneos considerados efetivos, o que inclui o estudo dos tópicos controle de processo estatístico, implantação de função de qualidade, design simultâneo, house of quality, o método Taguchi, Six Sigma, lean, entre outros.
Gestão de Tecnologia: Sourcing Estratégico e Gestão de Fornecedores
Aborda as recompensas e os riscos de gestão de fornecedores e terceirização e identifica os casos em que a terceirização deve ser utilizada ou não. Contribuem para a compreensão de como planejar, dirigir, gerenciar e participar mais efetivamente das iniciativas de terceirização em termos de viabilidade de terceirização (off-shore, near-shore, rural-shore, best shore), seleção de fornecedores, negociação de contratos, gestão e avaliação de fornecedores, avaliação de riscos e término de acordos de terceirização.
Governança e Estratégia de Tecnologia da Informação aos Negócios
Introduz os conceitos de Governança Corporativa e Governança de TI, apresentando a necessidade de controle dentro de TI. Apresenta o framework COBIT como linha mestre para gestão de TI e discute como TI pode apoiar a estratégia corporativa. Aborda a mensuração de desempenho por meio do Balanced Scorecard (BSC). Apresenta o conceito de valor de TI e como o mesmo pode ser calculado e aplicado com suporte do framework Value TI na otimização de portfólios de programas corporativos.
Segurança da Informação e Continuidade
Aborda os conceitos de segurança da informação apresentando conceitos como confidencialidade, integridade e disponibilidade. Apresenta a abordagem da ISO série 27000, cobrindo os riscos de TI, e implementando controles de segurança para gerenciá-los. Apresenta também os princípios da gestão de identidade e como implementá-la nos negócios. Assim como os aspectos de continuidade de negócios e contingência de TI, apresentando como realizar um BIA ¿ Business Impact Analisys e desenhar uma estratégia de contingência eficaz e eficiente.
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Estuda os métodos de gerenciamento de projetos e as técnicas para especificar, contratar, desenvolver e implantar aplicações de sistemas de informações gerenciais e tomadas de decisão. Aborda técnicas de planejamento e controle. Analisa os aspectos ambientais e organizacionais para uma gestão eficaz. Apresenta os frameworks de gestão de projetos PMBOK do PMI, base para as certificações PMP e CAPM e PRINCE2.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade. Proporcionar estudos sobre técnicas de medidas e validação de instrumentos de pesquisas, auxiliando na formação de um sólido embasamento metodológico.
Gestão de Tecnologia: Desenho e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Apresenta soluções de gerenciamento para um dos maiores desafios dos CIOs, o desenvolvimento de sistemas. Discute a análise, o design e o desenvolvimento de sistemas voltados para apoiar as estratégias de negócio, explorando vários modelos e ferramentas disponíveis para desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas. Apresenta as principais técnicas e frameworks de mercado sem se prender a uma linguagem ou tecnologia específica. Auxilia no entendimento do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e cria base para as disciplinas de Qualidade Total e Gestão de Fornecedores.
Gestão da Serviços em Tecnologia da Informação
Aborda o ciclo de vida de serviços de TI, desde sua concepção, passando por sua operação e suporte até sua desativação. Apresenta conceitos como Central de Serviços, Acordos de Nível de Serviço e Gestão de Mudanças. Assim como os aspectos do dimensionamento e capacidade dos recursos de TI e como os incidentes e problemas são identificados, tratados e corrigidos. Utiliza a abordagem do ITIL e da ISO série 20000 ¿ Gestão de Serviços de TI.
Análise e Modelagem de Processos
Caracteriza a atuação de um Escritório de Processos, mostrando as capacitações chave, a notação BPMN (Business Process Managing Notation) para desenho de processos corporativos. Aborda o posicionamento na estrutura organizacional, os limites de responsabilidade e o relacionamento com demais áreas da organização. Discute os perfis, competências e divisão de tarefas na equipe de um Escritório de Processos.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração do Projeto
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Possibilita ao aluno alinhar seu projeto a uma ou mais disciplinas cursadas de forma a gerar conhecimento acadêmico relevante para o assunto.
 
   TOTAL
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE DE NEGÓCIO
GESTÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
GESTÃO DE PROJETOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DE FORNECEDORES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
 
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Proposta metodológica
A prática pedagógica está centrada na análise de situações-problema e estudo de casos, para que os alunos possam contextualizar e consolidar os conhecimentos que vão construindo e para a intervenção visando à sua solução. Complementarmente, são abordadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações.

A carga horária não presencial acontecerá por meio do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, onde são disponibilizadas as atividades dos componentes curriculares e seus respectivos recursos didáticos. As propostas de atividades envolvem pesquisa, elaboração de propostas, estudos de caso, exercícios, sínteses, aprofundamento teórico e prático, discussões, registros de percurso, que se desenvolvem por meio de recursos do ambiente virtual de aprendizagem, que possibilitem a interação e colaboração entre os participantes.

O curso, por meio dos professores e coordenação, incentivará visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas, com função integradora, focando o que é estudado no conjunto dos componentes curriculares, contribuindo para a formação do aluno ao longo do curso, assim como a participação em eventos da área.

Componentes curriculares:
Metodologia da pesquisa (em educação à distância - EAD)
Gestão de projetos (em EAD)
Gestão de tecnologia: gestão de qualidade total e melhoria contínua de processo
Gestão de tecnologia: sourcing estratégico e gestão de fornecedores
Gestão de tecnologia: requisitos, análise, design e implantação de sistemas de informação
Governança de desenvolvimento de sistemas
Modelos de governança de negócios em TI
Modelos de governança de segurança em TI
Design e engenharia de serviços
Escritório de processos e projetos
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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