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Design de Interiores

Preparar profissionais especializados em Design de Interiores para a elaboração de projetos de ambientes de uso residencial, comercial ou de serviços. Para isso, abordam-se questões conceituais relacionadas às novas tendências e tecnologias de design de interiores. Assim como oferecer atividades práticas e teóricas sobre temas contemporâneos do design, possibilitando ao alunos posicionar-se no mercado de trabalho, considerando as exigências técnicas, construtivas e normativas.
O curso apresenta e contextualiza vasto repertório de obras e autores de referências nos campos da arte, da arquitetura de interiores e do design.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
Profissional que atuará na criação e desenvolvimento de projetos de ambientes que contemplem acessibilidade, adequação e especificação de materiais e de tecnologias, para otimização da infraestrutura e da diversificação do uso do espaço, com capacidade crítica, criatividade e flexibilidade.
Poderá prestar serviços na área de design de interiores de forma autônoma ou atuando no poder público, na iniciativa privada e em Organizações Não Governamentais (ONGs).

Panorama de mercado
A crescente demanda pela reabilitação de antigos edifícios, adequando-os a novos usos e necessidades, os desafios enfrentados na busca de soluções eficazes e versáteis, híbridas e multifuncionais, acompanham a permanente flexibilização do espaço, otimizando o investimento e os resultados que soluções projetuais possam promover.
Apesar da diversidade e do crescimento desse mercado, que se configura a partir do que atualmente se discute no âmbito do design de interiores, ainda há carência de espaços acadêmicos que aprofundem e acompanhem o desenvolvimento de pesquisas sobre soluções projetuais, tecnologias e alternativas de emprego de material, que alimentem o universo de ação deste profissional.

Profissionais com curso superior completo em arquitetura, design, engenharia civil ou artes plásticas. Demais interessados, com experiência na área do design de interiores, serão avaliados pela instituição.
ARTE E ESTÉTICA
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
ILUMINAÇÃO
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
PROJETO CONCEPÇÃO
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
PROJETO ESPAÇO DE TRABALHO
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO HABITAÇÃO
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
PROJETO MOBILIÁRIO
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
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ARTE E ESTÉTICA
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
ILUMINAÇÃO
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
PROJETO CONCEPÇÃO
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
PROJETO ESPAÇO DE TRABALHO
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO HABITAÇÃO
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
PROJETO MOBILIÁRIO
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
 
   TOTAL
ARTE E ESTÉTICA
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
ILUMINAÇÃO
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
PROJETO CONCEPÇÃO
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
PROJETO ESPAÇO DE TRABALHO
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO HABITAÇÃO
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
PROJETO MOBILIÁRIO
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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O curso busca, a partir da reflexão crítica e fundamentação teórica, proporcionar o aprofundamento da metodologia projetual voltada aos espaços interiores, articulando conteúdos conceituais, técnicos e da prática de projeto, abordando demandas atuais da prática profissional.

Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design de Interiores (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Outras informações sobre este curso