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Design de Interiores

Preparar profissionais especializados em Design de Interiores para a elaboração de projetos de ambientes de uso residencial, comercial ou de serviços. Para isso, abordam-se questões conceituais relacionadas às novas tendências e tecnologias de design de interiores. Assim como oferecer atividades práticas e teóricas sobre temas contemporâneos do design, possibilitando ao alunos posicionar-se no mercado de trabalho, considerando as exigências técnicas, construtivas e normativas.
O curso apresenta e contextualiza vasto repertório de obras e autores de referências nos campos da arte, da arquitetura de interiores e do design.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
Profissional que atuará na criação e desenvolvimento de projetos de ambientes que contemplem acessibilidade, adequação e especificação de materiais e de tecnologias, para otimização da infraestrutura e da diversificação do uso do espaço, com capacidade crítica, criatividade e flexibilidade.
Poderá prestar serviços na área de design de interiores de forma autônoma ou atuando no poder público, na iniciativa privada e em Organizações Não Governamentais (ONGs).

Panorama de mercado
A crescente demanda pela reabilitação de antigos edifícios, adequando-os a novos usos e necessidades, os desafios enfrentados na busca de soluções eficazes e versáteis, híbridas e multifuncionais, acompanham a permanente flexibilização do espaço, otimizando o investimento e os resultados que soluções projetuais possam promover.
Apesar da diversidade e do crescimento desse mercado, que se configura a partir do que atualmente se discute no âmbito do design de interiores, ainda há carência de espaços acadêmicos que aprofundem e acompanhem o desenvolvimento de pesquisas sobre soluções projetuais, tecnologias e alternativas de emprego de material, que alimentem o universo de ação deste profissional.

Profissionais com curso superior completo em arquitetura, design, engenharia civil ou artes plásticas. Demais interessados, com experiência na área do design de interiores, serão avaliados pela instituição.
ARTE E ESTÉTICA
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
ILUMINAÇÃO
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
PROJETO CONCEPÇÃO
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
PROJETO ESPAÇO DE TRABALHO
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO HABITAÇÃO
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
PROJETO MOBILIÁRIO
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
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ARTE E ESTÉTICA
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
ILUMINAÇÃO
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
PROJETO CONCEPÇÃO
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
PROJETO ESPAÇO DE TRABALHO
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO HABITAÇÃO
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
PROJETO MOBILIÁRIO
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
 
   TOTAL
ARTE E ESTÉTICA
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
ILUMINAÇÃO
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
PROJETO CONCEPÇÃO
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
PROJETO ESPAÇO DE TRABALHO
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO HABITAÇÃO
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
PROJETO MOBILIÁRIO
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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O curso busca, a partir da reflexão crítica e fundamentação teórica, proporcionar o aprofundamento da metodologia projetual voltada aos espaços interiores, articulando conteúdos conceituais, técnicos e da prática de projeto, abordando demandas atuais da prática profissional.

Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design de Interiores (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.





Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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