Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gerenciamento em Enfermagem

O gerente de enfermagem é responsável por administrar os processos de forma integrada. Sua atuação tem compromisso tanto com os resultados econômico-financeiros da instituição, participando de decisões organizacionais e alinhando-se ao planejamento estratégico, como com a integralidade do cuidado, colaborando para a assistência de enfermagem de qualidade e isenta de riscos a pacientes e familiares.
Referência na formação de profissionais de enfermagem há mais de 60 anos, o Senac proporciona ao aluno da pós-graduação conhecimentos de gestão específicos para a área e o desenvolvimento de habilidades para uma postura colaborativa e proativa.
Além das raízes e bases teóricas do gerenciamento de enfermagem, são trabalhados aspectos da gestão de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros e de informação.
Dessa forma, o profissional poderá compreender e identificar situações passíveis de intervenção e, assim, propor ações planejadas que potencializem a efetividade do cuidado ao paciente e aos resultados das organizações de saúde.

Carga horária: 366 horas

Os segmentos da saúde, público e privado, vêm ampliando investimentos desde os serviços de atenção básica até os de alta complexidade, inclusive com o aumento de leitos hospitalares em grandes centros urbanos.
Acompanhando esse cenário, enfermeiros que exercem função gerencial sem qualificação específica, apenas com base em suas vivências ou cursos de curta duração, perdem espaço.
O mercado de trabalho privilegia especialistas com formação completa e aprofundada para o Gerenciamento da Enfermagem em hospitais, clínicas, ambulatórios, prontos atendimentos, consultórios, unidades básicas de saúde, centros de apoio psicossocial, instituições de longa permanência, laboratórios, centros de diagnóstico por imagens, atendimento domiciliar, entre outros.
Obs.: não são aceitos certificados de cursos sequenciais

Público-alvo: Este curso destina-se a enfermeiros, envolvidos preponderantemente com atividades gerenciais de enfermagem ou que desejem optar por este campo de atuação profissional.
Sistemas, Políticas e Economia da Saúde
Discute a conepção de sistema de saúde e o Sistema Único de Saúde, considerando o seu percurso histórico, legislação, princípios, organização e financiamento. Problematiza o papel e o contexto da saúde suplementar. Aborda as políticas públicas como desdobramento da gestão em saúde. Articula a compreensão do sistema de saúde brasileiro com aspectos microeconômicos. Discute a judicialização como resultado da organização do sistema de saúde.
Governança Corporativa e Gestão Estratégica
Analisa a evolução das abordagens teóricas da administração, em sua perspectiva histórico-social, avaliando seus impactos nas organizações de saúde. Analisa a arquitetura organizacional para o desenvolvimento de estratégias alinhadas à missão, visão e valores. Discute os modelos e apresenta ferramentas para a gestão estratégica em saúde, nos setores público e privado. Apresenta o uso de indicadores como subsídio para tomada de decisão no planejamento, monitoramento e avaliação de ações nos serviços de saúde. Aborda a gestão participativa. Apresenta os conceitos e princípios da governança corporativa, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações, frente às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
Tecnologias, Informação e Inovação em Saúde
Discute o valor da informação e problematiza o impacto de sistemas de informação fragmentados e artesanais para a gestão em saúde. Problematiza a incorporação das tecnologias em saúde pelos sistemas e serviços sob a perspectiva das fontes pagadoras e do contexto sócio-político-econômico. Apresenta a avaliação e a prática baseada em evidências como instrumentos imprescindíveis para a tomada de decisão quanto à incorporação tecnológica no setor saúde.
Planejamento Físico-Funcional e Hotelaria em Saúde
Apresenta os recursos humanos em enfermagem no aspecto quantitativo e qualitativo, na perspectiva de realizar o dimensionamento de pessoal e correlacioná-lo à necessidade de assistência de enfermagem. Aborda o processo admissional, no aspecto qualitativo, a partir do recrutamento e seleção do pessoal de enfermagem que permita perceber a importância da construção de perfis e competências dos profissionais que atendam às necessidades de qualificar a assistência de enfermagem e a utilização de diferentes métodos seletivos. Discute a avaliação de desempenho como processo de melhoria do trabalho em enfermagem do ponto de vista individual e grupal, analisa a aplicabilidade dos modelos e métodos atuais que permitem problematizar o comportamento e atitude do avaliador como principal sujeito para o sucesso da avaliação. Discute a educação no trabalho por meio da avaliação formal e informal e possibilita ao enfermeiro analisar a educação permanente como processo importante para a transformação do modo de “fazer” enfermagem.
Gerenciamento de Projetos
Apresenta a teoria, técnicas e práticas da gestão de projetos segundo a metodologia do Project Management Institute ( PMI aplicadas ao contexto social e estrutural das organizações de saúde, visando ao alcance da excelência em resultados.
Gestão Da Qualidade E Segurança Do Paciente
Aborda a gestão da qualidade nas organizações de saúde e os programas de certificação e acreditação. Discute a cultura de segurança como uma questão transversal e multiprofissional bem como o uso de ferramentas da qualidade. Problematiza o gerenciamento de riscos sob a perspectiva da Organização Mundial de Saúde. Aborda os conceitos e classificação de riscos, incidentes e eventos, além da sua identificação, prevenção e notificação. Contextualiza a temática internacional sobre a segurança do paciente, a fim de contribuir para a qualificação do cuidado em Enfermagem e promover a gestão e a melhoria contínua nos processos e serviços de saúde.
Sistematização Da Assistência De Enfermagem e a Gestão Do Cuidado Baseada em Evidências
Discute as teorias da Enfermagem e as necessidades em saúde como arcabouço conceituai para a gestão do cuidado e da sistematização da assistência de Enfermagem. Aborda a responsabilidade técnica do enfermeiro à luz da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem. Discute a relevância do cuidado baseado em evidências e apresenta a metodologia para a proposição da gestão do cuidado, por meio de protocolos e indicadores assistenciais e gerenciais.
Fundamentos Teóricos Para a Pesquisa Científica no Gerenciamento De Enfermagem
Discute os paradigmas da ciência e a construção do conhecimento na Enfermagem, considerando o rigor metodológico preconizado, e os diferentes delineamentos de pesquisa. Apresenta os instrumentais científicos disponíveis, com vistas a contribuir para uma postura crítico-reflexiva, seja para a construção ou para o consumo de trabalhos científicos e orienta a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Auditoria De Enfermagem E Gestão De Recursos Em Saúde
Discute os conceitos de auditoria aplicados à prática gerencial do enfermeiro. Aborda as ferramentas de gestão de materiais, medicamentos e equipamentos, considerando aspectos da cadeia logística e logística reversa, no que tange à gestão ambiental e ao gerenciamento de resíduos de serv iços de saúde.
Apresenta os sistemas de custeio da assistência à saúde, bem como os sistemas de
Pagamento da prestação de serviços.
Liderança em Enfermagem e Comportamento Organizacional
Conceitua e problematiza a liderança em Enfermagem na perspectiva da gestão e assistência. Discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter­ relações entre os diversos atores envolvidos em serviços de saúde. Aborda as relações de poder, cultura e clima organizacional, bem como a gestão de conflitos, para a compreensão da realidade do trabalho em Enfermagem. Apresenta os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração em Enfermagem. Problematiza a qualidade de vida no trabalho, a gestão da diversidade e da inclusão. Discute o desenvolvimento de competências profissionais em Enfermagem frente às mudanças de cenários e contextos. Problematiza a contribuição da Enfermagem para a gestão do corpo clínico, a fim de se concretizar a missão, visão e valores dos serviços de Enfermagem nos contextos das organizações de saúde.
Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem e Os Desafios da Fixação de Profissionais da Saúde
Apresenta os conceitos e instrumentos para dimensionamento do quadro de profissionais da Enfermagem e da classificação de pacientes, na perspectiva de subsidiar a implantação de programas, métodos e técnicas de trabalho, bem como novos modelos e processos assistenciais. Apresenta os indicadores de gerenciamento de recursos humanos em Enfermagem e discute os desafios da fixação de profissionais de saúde. Problematiza a previsão e provisão quanti-qualitativa de profissionais para atender às necessidades em saúde da clientela, com a expectativa de colaborar com os resultados financeiros da organização e da assistência de Enfermagem humanizada, segura e de qualidade.
Didática Como Ferramenta Para as Ações Educativas em Saúde
Discute a Enfermagem como prática social e a contribuição da didática para o desenvolvimento de ações educativas em saúde. Aborda a comunicação efetiva para a atuação em equipes multiprofissionais e Interprofissionais. Discorre sobre a atuação do enfermeiro como potencializador da formação profissional em Enfermagem por meio da educação continuada, educação permanente e educação em serviço.
Trabalho de Conclusão De Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
MÓDULO 1 - BASES IDEOLÓGICAS E TEÓRICAS DO GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM
Discute a Ciência da Administração na prática gerencial da Enfermagem, discorrendo sobre os processos de trabalho do enfermeiro e os métodos de intervenção no processo de gerência, bem como novos enfoques gerenciais na organização de Serviços de Enfermagem, favorecendo a compreensão dos elementos fundamentais que interferem no processo de gerenciamento. Apresenta os métodos de intervenção nos serviços de enfermagem e discute os fundamentos teóricos para a pesquisa no gerenciamento desses serviços, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso.
MÓDULO 2 - GERENCIAMENTO DE RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS
Apresenta os conceitos de classificação, padronização, especificação, previsão, aquisição, armazenamento, distribuição e controle de estoque, que são as atividades que compõem o processo de administração dos recursos materiais nas organizações de saúde e discute a importância da participação dos profissionais das áreas assistenciais nesse processo, assessorando a área administrativa nos aspectos técnicos e organizacionais. Aborda o conceito de recursos físicos e os aspectos físico-funcionais que devem ser considerados na construção e manutenção dos estabelecimentos de assistência à saúde, garantindo a segurança dos pacientes, trabalhadores e meio ambiente. Possibilita o conhecimento dos aspectos ético-legais e das políticas públicas e institucionais com a finalidade de analisar a influência destes no gerenciamento dos recursos materiais e físicos nas organizações de saúde.
MÓDULO 3 - GERENCIAMENTO DE RECURSOS POLÍTICOS E FINANCEIROS
Apresenta as teorias que suportam o comportamento organizacional na perspectiva das competências gerenciais exigidas para a atuação do enfermeiro junto às equipes de saúde, abordando dimensões do poder, da liderança e da negociação. Discute ainda o financiamento no setor da Saúde no contexto do cenário atual e dos custos envolvidos na área hospitalar, permitindo identificar o enfermeiro como um dos atores desse cenário, e possibilitando a compreensão da atuação crítica e transformadora do gerenciar em Enfermagem como parte importante desse processo.
MÓDULO 4 – GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Apresenta os recursos humanos em Enfermagem no aspecto quantitativo e qualitativo, na perspectiva de realizar o dimensionamento de pessoal e correlacioná-lo com a necessidade de assistência de Enfermagem. Aborda o processo admissional de modo que permita perceber a importância da construção de perfis e competências profissionais, além de promover programas de formação e aperfeiçoamento contínuos. Discute a avaliação de desempenho como processo de melhoria do trabalho do ponto de vista individual e grupal, analisa a aplicabilidade dos modelos e métodos atuais que permitem problematizar o comportamento e atitude do avaliador como principal sujeito para o sucesso da avaliação. Discute a educação no trabalho por meio da avaliação formal e informal e possibilita o enfermeiro analisar a educação permanente como processo importante para a transformação do modo de “fazer” Enfermagem.
MÓDULO 5 - GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE INFORMAÇÃO
Descreve a aplicação e o desenvolvimento de recursos das tecnologias da informação na administração de recursos humanos e materiais, o armazenamento e recuperação de informação e a documentação e análise dos dados em saúde. Permite identificar soluções que possibilitem a criação de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. Destaca os recursos e as bases de dados nacionais em saúde para gerenciamento da informação e planejamento de serviços. Identifica os requisitos mínimos para segurança, confidencialidade e privacidade da informação em saúde. Descreve os recursos mínimos de funcionalidade de sistemas eletrônicos em saúde. Auxilia na identificação de instrumentos que apóiam a decisão para construir evidências e a melhoria da qualidade em saúde.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL
Adota uma abordagem centrada no aluno, em que a prática gerencial do enfermeiro é discutida a partir de vivências compartilhadas. O processo de ensino-aprendizagem ativo propõe a construção conjunta do saber, baseada na problematização de situações reais e troca de conhecimentos por meio de um processo mediado pelo docente de acordo com os referenciais teóricos do curso.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Gerenciamento em Enfermagem (o certificado é expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Gerenciamento de Enfermagem - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo
Desconto 20% para o Ensino Superior
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação gerenciamento em enfermagem, especialização gerenciamento em enfermagem, curso gerenciamento em enfermagem, gestão enfermagem, gestão de serviços de enfermagem, administração em enfermagem, gerenciamento da saúde, gestão hospitalar, curso gestão de recursos humanos na saúde, curso gestão de recursos materiais na saúde, curso para gestor de enfermagem, curso para gerente de enfermagem,



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.