Pós-graduação

Gerenciamento em Enfermagem

Formato: presencial

Objetivo:
Especializar o enfermeiro para gerenciar serviços de enfermagem por meio da incorporação de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes fundamentais para o desempenho de uma função gerencial mais ampla.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem do Senac é resultado da experiência de mais de 60 anos da instituição como referência na formação de enfermeiros. O curso contempla de forma ampla os conteúdos pertinentes à prática gerencial do enfermeiro e possibilita a diferenciação do profissional da saúde no mercado de trabalho, direcionando sua formação para o desenvolvimento de uma atitude proativa, o entendimento das transformações constantes da prática na área e a responsabilidade social e preocupação ética com os processos e os resultados de seu trabalho.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho:
O gestor de Enfermagem é responsável pela organização do processo de trabalho e dos recursos humanos em enfermagem, por meio do gerenciamento de recursos físicos, financeiros, materiais e dos saberes administrativos. Neste sentido, o gestor de Enfermagem atuará em hospitais, clínicas, ambulatórios, programas governamentais tais como PSF, entre outros.

Panorama de mercado:
O mercado está aquecido para saúde, sobretudo o da enfermagem, em que os hospitais estão em expansão e ampliação com perspectivas de aumento dos números de leitos. Esse é um bom indicador para a demanda de gestores nessa área. O mercado de trabalho exige qualificação específica para o exercício das atividades gerenciais de enfermagem, assim como a Lei do Exercício Profissional define claramente como função privativa do enfermeiro, dentre outras, a direção de unidades e serviços de enfermagem.
Pré-requisito e público-alvo
Público-alvo:
Graduados em Enfermagem, envolvidos preponderantemente com atividades gerenciais ou que desejam optar por esse campo de atuação profissional.
Metodologia
Proposta metodológica:
A metodologia de ensino privilegia uma abordagem centrada no aluno e se orienta para a discussão da prática gerencial do enfermeiro. A base da metodologia ativa propõe o processo de ensino-aprendizagem como a compreensão do saber constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica.

Módulos:
- Bases ideológicas e teóricas do gerenciamento em enfermagem
- Gerenciamento de recursos físicos e materiais
- Gerenciamento de recursos políticos e financeiros
- Gerenciamento de recursos humanos
- Gerenciamento de recursos de informação – a distância
Certificação
Pós-graduação lato sensu – Especialização em Gerenciamento em Enfermagem (o certificado é expedido pelo Centro Universitário Senac).
Processo Seletivo
Inscrições abertas de:  15 de maio a 2 de setembro de 2014.
Taxa de inscrição:  R$ 50
Documentos para matrícula
- 1 cópia, frente e verso, e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas estabelecidas pelo MEC. Os diplomas obtidos em instituições estrangeiras deverão ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia, frente e verso, da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia, frente e verso, do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia legível e autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se a documentação estiver em língua espanhola);
- 1 cópia legível da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Candidatos estrangeiros não residentes no Brasil:
- 1 cópia legível e autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se a documentação estiver em língua espanhola);
- 1 cópia legível do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia legível de plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.
Unidades
Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line ou clique aqui e registre o interesse pelas próximas turmas.
Tags
pós-graduação gerenciamento em enfermagem, especialização gerenciamento em enfermagem, curso gerenciamento em enfermagem, gestão da enfermagem, gestão serviços de enfermagem, administração da enfermagem, gerenciamento da saúde, gestão hospitalar, RH em saúde, PSF, indicadores de desempenho em enfermagem, gestor de enfermagem, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.