Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Objetivo
Especializar o profissional para as técnicas aplicadas a aquisição e processamento de imagens diagnósticas digitais nas modalidades de Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM). Busca capacitar os alunos para o uso desses equipamentos com eficiência e de forma otimizada, reduzindo-se o refazer do trabalho, as perdas operacionais, os custos impróprios, a redução da possibilidade do diagnóstico errôneo e principalmente a redução de doses de radiação nos pacientes. Este curso também propicia a oportunidade de desenvolvimento contínuo face à constante evolução tecnológica destas duas áreas do diagnóstico por imagens.

Diferenciais
O laboratório de radiologia do Senac conta com o que há de mais moderno no setor infraestrutura similar à encontrada nos melhores hospitais do país. Entre os destaques estão o Ambiente Workstation, que possibilita o processamento, manipulação e tratamento das imagens, aparelhos de Raios-X e Mamografia de última geração, digitais ou acoplados ao sistema digital CR, sistema de revelação automática, phantoms para exposição e aquisição radiográfica, todos interligados por uma rede PACS.

Esta pós-graduação possui estágio supervisionado.

O curso conta também com a tradição da instituição na formação de profissionais na área de Radiologia, corpo docente altamente qualificado para atender aos desafios do setor (que vem passando por significativas mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos), biblioteca acadêmica com amplo acervo da área, além de várias bases de dados assinadas.

Carga horária: 366 horas

Área de atuação
O profissional especialista formado neste curso encontra diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A principal está relacionada à atuação com equipamentos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética em clínicas e hospitais, públicos e privados, podendo utilizar os conhecimentos adquiridos neste curso para aplicação de protocolos de aquisição de imagens, processamento e reconstrução digital, e na otimização de processos. Poderá também atuar como especialista de produto e/ou de vendas junto aos fabricantes destes equipamentos.

Panorama de mercado
O radiodiagnóstico é considerado uma área estratégica no sistema de saúde, pois impacta no diagnóstico precoce das doenças, além de contribuir significativamente para a terapêutica no processo de saúde e doença. É nessa área que são feitos os maiores investimentos em tecnologias, mas os avanços tecnológicos somente podem ser usufruídos pelo correto e adequado uso dos equipamentos, exigindo novas competências e uma revalorização do profissional no desempenho eficiente de suas atividades.

Nesse sentido, é crescente a incorporação de tecnologias de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética em clínicas, hospitais e centros de diagnóstico por imagens. Essas incorporações são recorrentes seja na substituição de tecnologias obsoletas, bem como para aquisição de novos equipamentos. Em contrapartida, tais instituições nem sempre dispõem de profissionais capacitados. Portanto, são amplas e crescentes as demandas por profissionais pós-graduados nas especialidades de Tomografia e Ressonância.
Portadores de diploma de graduação em Tecnologia em Radiologia, Biomedicina ou Física Médica.
Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Profissionais com formação em Tecnologia em Radiologia, Biomedicina e Física Médica que atuem ou pretendam atuar em radiodiagnóstico.

Técnicos em Radiologia com graduação na área de saúde. Para esses profissionais, será feita uma avaliação curricular.
ANATOMIA RADIOLÓGICA
Apresenta os aspectos gerais e específicos da anatomia humana em suas características topográficas e radiológicas. Utiliza as imagens da tomografia computadorizada e da ressonância magnética para a identificação das estruturas anatômicas seccionais.
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
Apresenta as práticas de biossegurança e proteção radiológica para o diagnóstico por imagens em raios X convencional, tomografia, mamografia entre outros, visando o uso seguro e a observância das normas de proteção radiológica vigentes no Brasil.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Apresenta as tecnologias avançadas na área de tomografia computadorizada com ênfase para o estudo de perfusão, pós-processamento em exames cardíacos e pós-processamento em exames vasculares. Estuda a espectroscopia por ressonância magnética, ressonância magnética dinâmica e ressonância magnética funcional, visando à aquisição das imagens de forma integrada por equipes multiprofissionais.
FISIOPATOLOGIA APLICADA EM IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Apresenta os aspectos gerais das doenças e seus processos patológicos com o intuito de fornecer imagens de qualidade, auxiliando os médicos radiologistas na identificação de alterações anatômicas e morfológicas no corpo, por meio da tomografia computadorizada e ressonância magnética.
TECNOLOGIAS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Aborda a relação entre as bases das radiações com os princípios de formação da imagem tomográfica e as bases tecnológicas e conceitos terminológicos dos equipamentos tomográficos (Axial, Helicoidal e MultiSlice). Fornece os subsídios para compreensão dos processos evolutivos das tecnologias em tomografia computadorizada.
TECNOLOGIAS EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Propõe a relação entre as bases de física e os princípios de formação de imagens por ressonância magnética. Fornece os subsídios para compreensão dos processos evolutivos das tecnologias aplicadas. Apresenta os componentes do equipamento, abordando as bases tecnológicas (sequências de pulsos). Apresenta os tipos de artefatos e parâmetros ajustáveis, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - CABEÇA E PESCOÇO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para cabeça e pescoço, diferenciando os planos de imagens. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho em tomografia computadorizada.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - COLUNA VERTEBRAL E MÚSCULO ESQUELÉTICO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional da coluna vertebral e do qualdril/bacia, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e processamento de imagens, facilitando a identificação dos processos patológicos associados a essa região e permitindo fundamentar os processos de trabalho.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - TÓRAX
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para sistema respiratório e cardiovascular, diferenciando os planos de imagens. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - ABDOME
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para o abdome, diferenciando os planos de imagens. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - CABEÇA E PESCOÇO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para região de cabeça e pescoço, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - COLUNA VERTEBRAL E QUADRIL
Apresenta os conceitos de anatomia seccional da coluna vertebral e do qualdril/bacia, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - MÚSCULO ESQUELÉTICO (MMSS E MMII)
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para sistema músculo esquelético, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - TORAX E ABDOME
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para sistema respiratório e cardiovascular, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região e permitindo fundamentar os processos de trabalho.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
Serão realizados estudos de caso de imagens radiográficas e de textos, simulações de imagens com phantoms, pesquisas, debates, elaboração de tarefas com o uso de recursos virtuais e visitas técnicas em hospitais e clínicas, onde o aluno terá acesso aos equipamentos de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Consiste na elaboração de um artigo (científico, de revisão ou original) referente à um tema que deverá ser escolhido logo no início do curso, devendo ser atual e relevante para formação do especialista e no campo de estudo dos componentes curriculares cursados.

Estágio Supervisionado:
A supervisão/orientação acadêmica será individual ou coletiva, em encontros preestabelecidos. E a avaliação será feita a partir dos relatórios de estágio a serem entregues, conforme plano de ensino.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.





Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Os associados ao CRTR (Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – 5ª Região/SP) têm 20% de desconto, não cumulativo, no valor da mensalidade deste curso e também nos títulos de extensão universitária da área de Radiologia do Senac São Paulo.