Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Docência no Ensino Superior

Docência no Ensino Superior

Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente no século 21, do debate sobre experiências profissionais, da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Diferenciais
O curso apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente).

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse/formação.

Os alunos aprovados nesse curso e que tenham interesse em dar continuidade à sua formação acadêmica, têm o exclusivo privilégio de obter aproveitamento de estudos em disciplinas específicas nos programas de mestrado da Universidade de Lisboa, instituição parceira do Senac São Paulo na área de educação. Veja mais informações no vídeo sobre essa parceria.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional com esta especialização poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Panorama de mercado:
Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais.

Outro aspecto a ser fortemente considerado hoje é a crescente oferta de cursos na modalidade EAD, que exigem, além das competências fundamentais da docência, habilidades específicas para a mediação da aprendizagem a distância, em especial em ambientes virtuais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhes sustentem a prática tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos a distância.
Público-alvo: Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.












 
   TOTAL












 
   TOTAL












FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aborda os paradigmas da educação superior do século 21 no Brasil, a partir
do estudo do contexto histórico, dos paradigmas curriculares recentes, das
peculiaridades e políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem próprios para o ensino superior, proporcionando uma visão crítica do contexto em que se insere a docência.
O PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Reflete sobre o papel do professor e do tutor do ensino superior no século 21,
a partir de temas como: identidade; produção (pesquisa-docência-extensão);
competências; formas de mediação pedagógica; ensino e aprendizagem; ética
profissional; relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda
questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres, provocando o despertar da conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
APRENDIZAGEM DO JOVEM ADULTO
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior; a influência das mídias,
a característica de “utilidade” e “imediatismo” que apresentam frente à aprendizagem; os processos de motivação e a corresponsabilidade na construção do conhecimento, abordando os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensino e aprendizado nesse nível educacional, incluindo a metacognição, múltiplas inteligências,protagonismo e coautoria. Reflete sobre a formação das classes, multiculturalidade,
diversidade e inclusão social, proporcionando a integração do futuro professor ao universo do aluno como ferramenta de facilitação do processo de aprendizagem.
CURRÍCULOS DIFERENCIADOS
Conceitua currículo e inovação curricular, diferenciando o currículo que inova
em todos os seus eixos constitutivos e metodologias diferenciadas utilizadas
pontualmente em componentes curriculares. Discute diretrizes curriculares e modelos, de estruturas curriculares (disciplinares, modulares, por eixos temáticos e transversalidade), além de propostas curriculares diferenciadas como: currículo integrado/interdisciplinar, currículo por competências, currículo por problemas (PBL,Problem Based Learning), currículo por projetos e currículo interprofissional, entre outros, informando e sensibilizando o professor para alternativas do processo de ensino aprendizagem no ensino superior.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE PESQUISA
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção
acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do relatório de pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.
PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM
Apresenta documentos pedagógicos diretamente relacionados ao
planejamento, tais como: Projeto Pedagógico, Planos de Ensino e Plano de Aula. Oferece subsídios para a elaboração dos objetivos gerais e específicos que compõe o Plano de Trabalho Docente. Orienta a seleção do componente que o aluno irá lecionar, incentiva a pesquisa sobre as diretrizes curriculares, perfil psicográfico e estruturas pedagógicas de diferentes instituições, oferecendo subsídios para a compreensão e importância do planejamento didático e para o aluno iniciar seu Plano de Trabalho Docente (PTD).
MÍDIAS E SUA RELAÇÃO COM O APRENDER
Reflete sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Tecnologias da
Informação e Comunicação (TICs), as mídias e sua relação com o processo de aprender, promovendo a compreensão sobre os princípios e características do ensino a distância,
distinguindo-o das atividades virtuais em apoio ao presencial. Discute a visão
desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, ressaltando os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIAS ATIVAS
Discute, analisa e reflete sobre o conceito de metodologias ativas e sua
adequada utilização, considerando: a aprendizagem híbrida (Blended Learning); Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Games; Gamificação; Mapas Mentais; Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom); Situações de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências; Aprendizagem Colaborativa (Team Based Learning); e pesquisa como
metodologia de aprendizagem, promovendo a interação do professor com outras possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Discute a diferença entre estratégias e metodologias de aprendizagem;
analisa as relações entre estratégias, objetivos e conteúdo; reflete sobre a necessidade
de dominar as condições de aplicabilidade das técnicas para obter o máximo de
produtividade, contribuindo para o desenvolvimento da competência de selecionar e
aplicar recursos didáticos apropriados no processo educacional proposto.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
apresenta brevemente o processo de avaliação institucional e de desempenho
docente. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a elaboração de critérios de aprendizagem e reflete sobre a indispensável relação da avaliação com os objetivos propostos, contribuindo para desenvolver a competência de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para
uma ação docente responsável, retomando a análise da função de cada componente que compõe o plano docente para construir uma visão de conjunto. Estabelece relações entre os elementos e adequação aos objetivos propostos e avalia a proposta pedagógica do plano em relação às demandas e público, com a finalidade de elaborar a versão final de seu plano de trabalho docente no ensino superior, etapa que compõe o Trabalho de Conclusão de Curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PESQUISA E DOCÊNCIA.
Retoma brevemente a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância
de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos,quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Prioriza a orientação para a conclusão, redação final e apresentação (se houver) do TCC e aborda os critérios de avaliação, com a finalidade de oferecer subsídios para a conclusão do TCC
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL












 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
A proposta metodológica visa à interação entre a área de educação e as áreas específicas de estudos de cada aluno, de modo que este possa desenvolver competências na docência da área em que já tenha aderência. Está também prevista a integração contínua e dinâmica entre todas as atividades individuais e colaborativas em ambientes presenciais e virtuais.

Assim, as atividades vão se sucedendo conforme os objetivos propostos rompendo com a linearidade tradicional e proporcionando aos alunos que alternem seu papel ao longo do curso: como aprendizes da docência atualizando, aprofundando ou desenvolvendo conhecimentos e competências, e como professores em exercício, aplicando em situações práticas sua aprendizagem.
A avaliação é mais uma oportunidade de reflexão de professores e alunos sobre os processos de aprender: a autoavaliação é constantemente estimulada.

Componentes curriculares
Fundamentos na Educação Superior
O Professor na Sociedade Contemporânea
Aprendizagem do Jovem Adulto
Currículos Diferenciados
Trabalho de Conclusão de Curso I: fundamentos e metodologia de pesquisa
Planejamento de Aprendizagem
Mídias e sua Relação com o Aprender
Metodologias Ativas
Estratégias e Recursos Didáticos
Avaliação da Aprendizagem
Plano de Trabalho Docente
Trabalho de Conclusão do Curso II: Pesquisa e Docência
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Docência no Ensino Superior (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.


Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso