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Arquitetura Comercial

O especialista em arquitetura comercial desenvolve e gerencia projetos de escritórios, estandes e lojas, indo além da concepção e dos estudos preliminares, ampliando o foco do trabalho por meio de ferramentas e metodologias de gestão.
A pós-graduação Arquitetura Comercial explora desde as etapas de pesquisa, diagnóstico e intervenção até a gestão econômico-financeira, de processos e prazos, o acompanhamento e o controle da implantação, assegurando a qualidade, viabilidade e sustentabilidade do projeto.
O curso também aborda a legislação relacionada ao setor, aspectos de marketing e a interação com os demais profissionais que compõem equipes multidisciplinares envolvidas no processo.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
O mercado de arquitetura comercial demanda constantes atualizações, tanto pela velocidade das evoluções tecnológicas e características dos empreendimentos, como pelo perfil do usuário, sempre em busca da inovação. É um mercado bastante ativo nas metrópoles, que têm como característica ampla oferta de serviços.

Além disso, as habilidades de gestão de processos e projetos, fundamentais para a arquitetura de espaços comerciais, são pouco exploradas em cursos de graduação. Com a diversificação do mercado de shopping centers, centros de comércio e serviços e de espaços para feiras e eventos, há uma carência de profissionais com conhecimentos específicos, capazes de lidar com a complexidade de projetos nesse nicho.

Os profissionais com cursos superiores completos, que não possuam registro no conselho regulamentador, poderão atuar em atividades projetuais de arquitetura, desde que acompanhados de profissionais associados aos conselhos de classe competentes.

Profissionais com formação superior nas áreas de arquitetura, engenharia, design de produtos e design de interiores, familiarizados com ferramentas e linguagem técnica da área.
Observação: graduados que ainda não possuam registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) só poderão atuar em atividades projetuais se acompanhados de profissionais legalizados pelo órgão.
REFERÊNCIAS HISTÓRICAS DA ARQUITETURA COMERCIAL
Introduz fatos e exemplos na História da Arquitetura tendo como referência os espaços destinados à atividade comercial e do trabalho. Desenvolve atividade reflexiva sobre os exemplos estudados e sua contextualização no momento histórico, destacando a necessidade das referências para formação do repertório projetual.
TEORIA APLICADA
Desenvolve os procedimentos de levantamento de dados e diagnósticos para intervenção no espaço a partir da leitura e análise de exemplos variados sobre o tema da Arquitetura Comercial na história. Promove a discussão e incentiva postura crítica em relação às condicionantes de um projeto e seu resultado final.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornecendo instrumentos de análise de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
PESQUISA DE REFERÊNCIA EM ARQUITETURA COMERCIAL
Desenvolve a prática da pesquisa de referência como maneira de incrementar as possibilidades do repertório. Incentiva a pesquisa sobre determinado tema relativo ao projeto em desenvolvimento e como processar estas informações convergindo para a elaboração da proposta de intervenção no espaço.
ARQUITETURA E MARKETING
Trata das questões relativas ao Marketing, aplicadas à atividade projetual. Problematiza a necessidade de entendimento da marca, imagem e identidade tanto do cliente quanto a sua própria. Desenvolve as noções de coerência e aplicabilidade de marca bem como o desenvolvimento de identidade.
LEGISLAÇÃO E MERCADO
Discute as relações do profissional com o mercado estimulando a atitude empreendedora. Trata da legislação pertinente às várias atividades relacionadas ao tema da Arquitetura Comercial e das relações entre os profissionais envolvidos. Permite um alinhamento entre a proposta inicial e os seus desdobramentos legais.
GESTÃO DE PROJETO
Demonstra a necessidade de dimensionamento da atividade de projeto e a necessidade do perfil gestor como elemento importante na coordenação de processos, tempo, recursos e estratégias inerentes ao fazer do arquiteto ou projetista principal. Desperta a visão global do empreendimento e a viabilidade como meta essencial do projeto.
REPRESENTAÇÃO
Discute as possibilidades de representação nas perspectivas gráfica, material e digital, contribuindo para a interpretação e tradução do projeto entre os profissionais envolvidos no processo. Destaca a importância da interpretação dos meios de representação que compreendem os processos de concepção, desenvolvimento e execução.
PROJETO: ARQUITETURA EFÊMERA
Desenvolve o conceito de arquitetura efêmera e transitória, com a aplicação de um repertório projetual que busque atender as características de um espaço expositivo, desmontável, reutilizável, e que ainda sirva de suporte para a identidade corporativa.
PROJETO: ESPAÇOS COMERCIAIS
Trabalha com as limitações impostas pela legislação e pelos regulamentos internos dos centros comerciais, para o desenvolvimento de projeto. Enfatiza o perfil de coordenação necessário ao profissional para desenvolvimento e gestão do projeto a partir de um exemplo de baixa complexidade com grande interação entre os profissionais envolvidos.
PROJETO: AMBIENTES DE ESCRITÓRIO
Aborda a noção de evolução do espaço de trabalho nos escritórios, tendo como premissa as constantes mudanças de configuração em função da evolução tecnológica e das relações de trabalho. Discute conceitos de ergonomia, portabilidade, mobilidade e sustentabilidade, inerentes à questão do espaço de trabalho contemporâneo.
PROJETO DE ARQUITETURA COMERCIAL: CONCEPÇÃO
Desenvolve a concepção e as etapas iniciais do projeto, bem como a sua conceituação teórica e contextualização. Trabalha a escolha do tema do projeto a ser desenvolvido no trabalho de conclusão do curso a partir de pesquisa de referência e determinação do objeto de estudo e intervenção.
PROJETO DE ARQUITETURA COMERCIAL: DESENVOLVIMENTO
Destaca os aspectos do projeto executivo e os rebatimentos nos demais projetos, trabalhando ainda com o levantamento dos custos do projeto e do empreendimento. Desenvolve o projeto do Trabalho de Conclusão do Curso, com ênfase nos aspectos de gestão e viabilidade, concluindo o material necessário para a fase final.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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A proposta metodológica proporciona experiências de projeto e o desenvolvimento do raciocínio para projetar fundamentado em parâmetros de gestão, assegurando a viabilidade e sustentabilidade de processos e projetos. O curso contribui para a construção de uma cultura de síntese, que facilite a partilha e a divulgação de propostas inovadoras, e estimula a atitude empreendedora.
Somado ao Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta exercícios que permitem ao aluno vivenciar, durante a especialização, a complexidade de cada tipo de projeto.
Observações:
Em função de feriados e eventuais reposições, as aulas poderão ocorrer em jornada dupla ou em outro dia da semana, a combinar.
Nas vivências externas as despesas com ingresso, alimentação e eventualmente com transporte deverão ser arcadas pelos alunos.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Elaboração de um projeto completo, desde sua concepção até o projeto executivo, com a apresentação de estudo de viabilidade, custos e toda conceituação teórica.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Arquitetura Comercial (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac)

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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