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Pós-graduação

Arquitetura Comercial

O especialista em arquitetura comercial desenvolve e gerencia projetos de escritórios, estandes e lojas, indo além da concepção e dos estudos preliminares, ampliando o foco do trabalho por meio de ferramentas e metodologias de gestão.
A pós-graduação Arquitetura Comercial explora desde as etapas de pesquisa, diagnóstico e intervenção até a gestão econômico-financeira, de processos e prazos, o acompanhamento e o controle da implantação, assegurando a qualidade, viabilidade e sustentabilidade do projeto.
O curso também aborda a legislação relacionada ao setor, aspectos de marketing e a interação com os demais profissionais que compõem equipes multidisciplinares envolvidas no processo.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Nossa unidade possui ambientes educacionais climatizados, com instalações modernas e confortáveis, proporcionando ao aluno excelentes condições para sua aprendizagem.
Nossos alunos terão acesso à Biblioteca, que disponibiliza para pesquisa, volumes indicados na Bibliografia Básica e a Bibliografia Sugerida do curso (acervo fixo e circulante), além de diversos títulos complementares. Acervo on-line, Biblioteca Circulante (entre unidades do Senac São Paulo), acesso aos principais periódicos, sala de estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Todas as Salas de Aula são climatizadas, equipadas com data show, quadro branco, computadores com acesso à internet. Laboratórios de Informática (fixo e móveis) equipados com data show. Toda a unidade possui circuito interno de vigilância por câmeras de monitoramento e equipe de segurança patrimonial uniformizada. Estacionamento terceirizado no mesmo prédio da unidade, proporcionando praticidade e segurança.
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, projetor multimídia, flip chart, laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Salas com pranchetas e réguas paralelas individuais. Biblioteca. Salas de aula com cadeiras universitárias. Áreas de acesso para portadores de deficiência física ou com dificuldade de locomoção.
Etapas do Processo Seletivo

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista presencial, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo Seletivo

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2018.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00;
Passo 4 – Envie o seu currículo profissional para: postito@sp.senac.br– indicando nome completo e curso escolhido;

Atenção: Este processo será realizado de forma coletiva com duração prevista de 2h.

Número de Vagas: 20

 
Investimento
Formas de pagamento: 23 parcelas de R$ 627,44 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela) ou 12 vezes no cartão de crédito ou 10% de desconto no pagamento à vista do valor total do curso (valor total de R$ 14.431,00). Desconto de 20% para comerciários. Informe-se sobre a política de descontos institucionais.Em até 24 parcelas de R$ 601,30 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.202,60 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai,mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOSValor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 481,04.DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso (valor total do curso R$ 14.431,20).Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos,empresa e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio.
OBS: 'referente às turmas de 2018'.Em até 24 parcelas de R$ 751,63 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.503,25 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 parcelas de R$ 601,30. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h-22h40
quinta: 19h-22h40
Início: 18/04/2017 Término: 14/06/2018

Obs: Aulas semanais e presenciais.Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Previsão: 05/03/2018. Término: Previsão: 26/06/2019.

Obs: O curso ocorrerá às segundas e quartas-feiras das 19h às 22h35.Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: Março/2018 Término: Junho/2019
Coordenador(es)Profa. Msc. Cristiane Higueras Simó
cristiane.hsimo@sp.senac.brVinie Pedra Jorge e Cristiane Perez
vinie.pjorge@sp.senac.br / cristiane.rrperez@sp.senac.brValéria Cássia dos Santos Fialho
postito@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Prof. Dr. Ilson Juliano Barreto
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná(1998), Mestrado em Geografia - Área de Concentração Análise Regional e Ambiental - pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma Universidade(2007); possui Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Área de Concentração Organização do Espaço - da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Rio Claro (2012) .Tem experiência na área de Geografia, onde concentra suas pesquisas em Geografia Urbana e com atuação nos seguintes temas: Planejamento Urbano e Regional, Dinâmicas Territoriais , Metrópole, Região Metropolitana, Metropolização do Espaço e Verticalização, com ênfase à cidade de Sorocaba e ao Estado de São Paulo.

Prof. Esp. Roberto Oranje
MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais – PECE – POLI USP.Graduação em Arquitetura e Urbanismo – USP – FAU.Profissional com 25 anos de experiência na coordenação e gestão de projetos e obras de arquitetura corporativa em empresas de grande porte nacionais e multinacionais. Expertise em gestão de equipes multidisciplinares de engenharia e arquitetura em obras de grande porte voltadas para o desenvolvimento sustentável. Pioneiro na implantação de edifícios sustentáveis (green buildings) no Brasil. Vivência profissional internacional em países como Holanda e China. Profissional acreditado e credenciado pelo sistema de certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) do United States Green Building Council, categoria LEED AP BD+C.

Profa. Msc. Cláudia Maria Martin
Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1986). Desenvolve pesquisas acadêmicas, consultorias técnicas e projetos de grande porte de arquitetura residencial, comercial, institucional e hospitalar, com ênfase em acessibilidade e Desenho Universal.

Profa. Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas, Especialização em Didática do Ensino Superior, Mestrado em Saneamento Ambiental e Doutorado em Saúde Ambiental. Atua como consultora e gestora de resíduos em exposições e feiras, estudo de impacto ambiental e levantamento de aspectos de logística reversa relacionados às feiras e exposições, stands e outros eventos em que existam projetos de arquitetura efêmera.

Profa. Msc. Sandra Yukari Shirata Lanças
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, com Mestrado e Doutoramento em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Atua na área desde 2001 realizando projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, coordenando a implantação de projetos residenciais, comerciais e de serviços e em contratos públicos licitatórios. Consultora ad Hoc para a Universidade de Sorocaba, atualmente é docente de pós-graduação e cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores. Membro do grupo de estudos e pesquisa Mídia e Cidades, da UNISO, da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e também membro do grupo internacional de Paisagens de Alta Performance.

Profa. Msc. Thalita dos Santos Dalbelo
Arquiteta e Urbanista - 2009 -, mestre em Engenharia Civil na área de concentração de Arquitetura e Construção - 2012 -, atualmente é pesquisadora de doutorado no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidade, todos vinculados à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Como pesquisadora, atua no Laboratório de Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental - Fluxus -, na área temática de Ecologia Industrial e Metabolismo Urbano.

Profa. Msc. Renata Maria Geraldine Beltramin
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é estudante de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve pesquisa de doutorado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria, atuando principalmente nos seguintes temas: representação gráfica, análise de projetos, linguagem arquitetônica, processo de projeto, processo criativo, programa arquitetônico, análise gráfica e information design.

Profª Msc. Estela Regina Almeida
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011), período em que realizou três pesquisas de Iniciação Científica sobre o tema Urbanização de Favelas nos anos de 2008, 2009 e 2010. Pós-Graduada em Design de Interiores pelo Instituto Europeo de Diseño de Madrid. (2012) Mestre em Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Trabalhou em escritórios de arquitetura e atualmente trabalha autônoma na área de projeto. Leciona na Universidade Paulista nas disciplinas de Projeto Arquitetônico, Projeto Urbano, entre outras.

Profª Msc. Cintia Buganza Fontanelli
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de São Paulo e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela mesma Universidade. Atua no ensino Superior na área de Arquitetura e Urbanismo desde 2009 em disciplinas de Projeto Urbano Paisagístico (Intervenção Urbana) e Regional. Sócia do escritório de arquitetura 2B Arquitetos onde desenvolve projetos residenciais e comerciais.

Profª Msc. Rosângela Araujo Pires Vig
Possui graduação em Letras, pela Universidade São Judas Tadeu, Mestrado em Comunicação e Cultura. Atualmente leciona História da Arte, História da Arquitetura, Maquete e Desenho de Observação e Metodologia do Trabalho Científico a cursos de Arquitetura e Design de Interiores, da Universidade Paulista. Atua como artista plástica, com participação em catálogos e exposições individuais e coletivas em São Paulo, Londres, Dubai, República Dominicana, Itália, Áustria, Holanda, Portugal e Noruega. Últimas premiações: 2014 – Menção Honrosa no Salão de Artes Plásticas de Arceburgo; 2014 – Medalha de prata no Rio International Art Exhibition – FIFA World Cup 2, Rio de Janeiro; 2014 – Circuito Internacional de Arte Brasileira – Londres, Áustria e Belo Horizonte (Museu Inimá de Paula); 2014 – Premiação no Circuito Internacional de Arte Brasileira, na Europa; 2015 – Exposição de 15 obras, por um mês, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos; 2015 – Medalha de Prata na Feira Internacional de Arte Brasileira, Dubai; 2015 - Medalha de ouro no Salão Internacional de Arte do Sindicato dos Artistas Plásticos. Escreve para um site de Artes de Curitiba, Paraná, sobre História da Arte, Técnicas de Desenho e sobre exposições e artistas. Tem Inglês fluente e conhecimentos aprofundados de Francês.

Profª Msc. Rafaella Brandão Estevão de Souza
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP é pesquisadora e entusiasta da acústica arquitetônica e urbana. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2005) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu sua pesquisa de mestrado em parceria com o LAAICA - Laboratório de Acústica Ambiental/Industrial e Conforto Acústico do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR. Lecionou, entre outras instituições, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Vale do Ipojuca (FAVIP) onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão e coordenou o Laboratório de Conforto Ambiental - LAC. Possui particular interesse em temas envolvidos em Projeto Arquitetônico, Conforto Ambiental, Acústica Arquitetônica e Urbana e Mapeamento Acústico.

Profa. Msc. Cristiane Higueras Simó
Mestrado em Artes Visuais pela UDESC (2010). Graduação em Formação de Professores pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2002) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (1998) . Atua na área do ensino das Artes Visuais com experiência no ensino formal e não formal. Desenvolve pesquisas na área de arte e tecnologia, desenvolvimento de materiais didáticos e formação de professores. Atualmente trabalha na área do ensino de Arquitetura Comercial em disciplinas voltadas para a estética do marketing a partir da semiótica e opera no campo da arquitetura como profissional autônoma em projetos residenciais e comerciais com experiência em AutoCad e SketchUp/Render In.

Profª Msc. Paula Castro Teixeira
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente professora adjunta em tempo integral da UNIP, Universidade Paulista, em Sorocaba nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura,sustentabilidade, água, sistemas prediais,aproveitamento de água de chuva, paisagismo e patrimônio cultural.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.


Daniela Corcuera
Daniela Corcuera é arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável pela FAU-USP. É consultora, atuando com certificações ambientais, materiais de construção e projetos, diretora da empresa Quanta Studio (antiga Casa Consciente). É LEED Accredited Professional, pelo USGBC (United States Green Building Council), com especialidade BD+C (Building Design and Construction), é a primeira EDGE Auditor no Brasil pelo GBCI e formada pela Fundação Vanzolini para o processo AQUA, todos sistemas de certificação de empreendimentos eco-eficientes. É Pro Reviewer do USGBC para avaliação de cursos educacionais de educação continuada. Criadora da Etiqueta Quântica Matéria, sistema de análise e classificação ambiental de produtos para a construção civil. Foi membro do comitê de materiais do GBC Brasil para o desenvolvimento do LEED e Referencial Casa. Desde 2005 ministra cursos e workshops na área de gestão de pequenos negócios de serviços e gestão de pessoas.

Eneida Nascimento
Desenhista Industrial (Universidade Mackenzie), Engenheira Civil (UNIVAP). Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pelo ITA e Especialista em Implantação de Projetos e Gestão de Empreendimentos Hoteleiros pela AEA-Academia de Engenharia e Arquitetura de SP. Iniciou a carreira trabalhando em escritório de Arquitetura e Design em SP (Grinover Rambelli Associados) e seguiu na empresa Embraer S.A desenvolvendo projetos de adequação de interiores para aeronaves e posteriormente layouts fabris e de escritórios para os sites da empresa. Desenvolveu projetos corporativos para a Johnson & Johnson para ampliação e reformas no Parque Industrial de SJCampos onde atuou em processos de melhoria contínua de solução técnica, econômica e executiva e compatibilização de projetos; viabilização de investimentos; elaboração de Housekeepings e atendimento a auditorias nacionais e internacionais. Fundou a Empresa C. Facility Design Engenharia de prestação de serviços de projetos de engenharia, layout, arquitetura, interiores e comunicação visual para implantação, ampliação e retrofit de empreendimentos corporativos públicos e privados nas áreas de manufatura, escritórios, depósitos, armazéns, hangares, galpões, refeitórios, canteiros de obras de grande porte, áreas de utilidades, comércios, hotéis, clínicas, escolas e shopping centers. Atualmente é responsável técnica na empresa pelo gerenciamento, elaboração e fiscalização de projetos e obras de construção civil atendendo necessidades funcionais, corporativas, estratégicas, ambientais e sociais definidas pelos clientes, Stakeholders e legislação vigente. Constam em seu portfólio clientes de grande e médio porte de vários países tais como Brasil, Itália, Estados Unidos e Inglaterra.



Lis Aciolli
Possui Master El Proyecto - Universitat Politècnica de Catalunya - Barcelona Tech (2001). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e vasta experiência na área, assim como em projetos de arquitetura de grande porte, e gerenciamento de obras civis de grande porte. Leadership, experienciada em Aircraft Interior Design - Graphical modeling (3D & 2D), product structure, standard parts analysis. Desenvolvimento e gerenciamento de estudos de viabilidade econômico-financeiro de empreendimentos de grande porte; controle, revisão e fiscalização técnica em instalações, coordenação e desenvolvimento. Elaboração dos estudos de impacto de produtos, suporte de produtos com análise e desenvolvimento de soluções de aperfeiçoamento dos mesmos. Desenvolvimento de projetos cinematográficos: C.Cultural Sant Cugat - Barcelona; C. Cívico Área Central - Santiago de Compostela; Cívico Bahia Sur. San Fernando - Cádiz; Cine Capitol.

Marcelo Guedes
Pós-Graduado pela Universidade Federal Fluminense em Gestão de projetos na construção civil (2004) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1998). Experiência na área de aprovação de projetos residenciais e comerciais junto aos órgãos públicos; elaboração e colaboração em projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, acompanhamento e fiscalização de obras, elaboração de memoriais descritivos, controle de custos e compras. Atuou como presidente da AEA/SJC (a 2008) por duas gestões onde implantou projetos em parceria com o poder público, gestão voltada aos engenheiros e arquitetos com implantação de projetos inovadores nas prefeituras de SJCampos e Guararema. Gerente Regional do CREA/SP de 2007 a 2012 na região do Vale do Paraíba, dando suporte técnico aos profissionais. Gerente Administrativo na área de pessoal e procedimentos técnicos de arquitetura e engenharia. Gestor de Projetos de prefeituras e administrador de obras. Docente no curso de Graduação em Arquitetura/ Urbanismo e Pós-Graduação (SENAC – SP).

Vinie Pedra
Mestre em Urbanismo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUCCAMP ) e Arquiteta/ Urbanista ( Universidade Federal de Alagoas). Docente no Curso de Graduação em Arquitetura/Urbanismo (UNIVAP) e Pós-Graduação (SENAC-SP) com vasta experiência na orientação e supervisão de trabalhos em Arquitetura, Design e Áreas afins. Desenvolve pesquisas de Tendências de Comportamento de Consumo no Mercado da Indústria Criativa e suas relações com o Desenvolvimento Urbano das Cidades Latino Americanas. Participação na organização e planejamento de eventos nas áreas de Design e Arquitetura e orientadora de concursos nas mesmas áreas. Consultora externa de empresas da área de arquitetura de varejo/ comercial, lifestyle e moda. Coordenadora de cursos de Pós-Graduação no SENAC- São José dos Campos.

Debora Machado
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Marcos (2006), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2009) e Doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Docente e – Uninove, especialmente nas disciplinas de Projeto Arquitetônico, Antropologia e Sociologia Urbana. Atuação profissional como arquiteta, responsável pelo escritório Ekoa Arquitetura em São Paulo.

Fernanda Tozzo
Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado, com habilitação em Projeto de Produto, 1992. Especialização Lato sensu em Conservação-restauração de bens culturais móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes/Centro de Conservação e Restauro (CECOR), 2002. Mestrado em História, na área de Cultura, Cidade e Patrimônio, na linha da Política, Memória e Cidade, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2009. Aperfeiçoamento no Curso “Sharing Conservation Decision”, promovido pelo ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property − órgão pertencente à UNESCO – em parceria com o Instituto Centrale di Restauro, de Roma, Itália e o Institut National du Patrimoine, de Paris, França, realizado na sede em Roma, Itália e Paris, França, 2006. Atua como especialista e consultora em conservação e restauração, perícia e gestão de acervos de arte moderna e contemporânea e de design, para coleções particulares e públicas.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Msc.Mauricio Miguel Petrosino
Formado em Arquitetura e Urbanismo em 1986 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Diplomado Mestre em Arquitetura e Urbanismo em agosto de 2009, pelo Curso de Pós-Graduação da mesma instituição. Atualização profissional com Curso de Gerenciamento de Projetos, pelo Programa de Educação Executiva do FGV Management, Fundação Getúlio Vargas, 2010. Atuação profissional como Coordenador de Projetos de Arquitetura e Disciplinas Complementares em empresas de arquitetura de médio e grande porte desde 1991. Diretor responsável pela empresa Petrosino Arquitetura Ltda.


Msc. Myrna de Arruda Nascimento
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Programa de Mestrado Em Comunicação Social pela Faculdade Casper Líbero (1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), lecionando nos cursos de Arquitetura e Design. Também é professora do Centro Universitário SENAC -SP, atuando como coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Design de Interiores e lecionando nos cursos de Design Industrial e Arquitetura.


Msc. Valéria Cássia dos Santos Fialho
Arquiteta e Urbanista, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1992, é mestre (2002) e doutora (2007) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Sócia do escritório Nave Arquitetos Associados desde 1993, com obras publicadas no Brasil e exterior. Iniciou a atividade de docência em 1998 e atualmente é professora do Centro Universitário SENAC, onde coordena o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.



Esp. Ana Paula Coelho
Mestranda da área Design e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Especialista em Design de Interiores pelo Centro Educacional SENAC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003).



Msc. Felipe de Souza Noto
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo (2001) e mestre pela mesma instituição (2007). É docente e sócio do escritório B Arquitetos desde 2003.

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