Pós-graduação

Arquitetura Comercial

O especialista em arquitetura comercial desenvolve e gerencia projetos de escritórios, estandes e lojas, indo além da concepção e dos estudos preliminares, ampliando o foco do trabalho por meio de ferramentas e metodologias de gestão.
A pós-graduação Arquitetura Comercial explora desde as etapas de pesquisa, diagnóstico e intervenção até a gestão econômico-financeira, de processos e prazos, o acompanhamento e o controle da implantação, assegurando a qualidade, viabilidade e sustentabilidade do projeto.
O curso também aborda a legislação relacionada ao setor, aspectos de marketing e a interação com os demais profissionais que compõem equipes multidisciplinares envolvidas no processo.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, projetor multimídia, flip chart, laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Salas com pranchetas e réguas paralelas individuais. Biblioteca. Salas de aula com cadeiras universitárias. Áreas de acesso para portadores de deficiência física ou com dificuldade de locomoção.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Etapas do Processo Seletivo

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2018.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 - Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00;
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para postito@sp.senac.br, indicando nome completo e curso escolhido. Caso necessário, a coordenação realizará entrevistas individuais ou coletivas.
Passo 5 - Responda ao e-mail recebido após confirmação da sua inscrição online.

Número de Vagas: 24

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa - Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa - A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2019.

Número de Vagas: 15

 
Investimento
Em até 24 parcelas de R$ 601,30 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.202,60 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai,mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS: Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 481,04.DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso (valor total do curso R$ 14.431,20).Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos,empresa e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio.
OBS: 'referente às turmas de 2019'.Em até 24 parcelas de R$ 751,63 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.503,25 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula a segunda incidirá a partir do dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 parcelas de R$ 601,30. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.INVESTIMENTO: Em até 30 parcelas de R$ 481,04 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.202,60 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS: Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 30 x R$ 384,83. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Início: No momento não há datas disponíveis. Término: No momento não há datas disponíveis.Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Março/2019 Término: Junho/2020Turma 1
sábado: 08h20-16h30
Início: Previsto para 30/03/2019 Término: 12/12/2020

Obs: AULAS QUINZENAIS. Importante: Devido aos feriados e pontes durante o ano letivo, as aulas poderão não ocorrer quinzenalmente para composição do calendário acadêmico. Consulte o calendário desse curso na coordenação de Pós-graduação.
Coordenador(es)Vinie Pedra Jorge e Thais Frateschi de Carvalho Gomes
vinie.pjorge@sp.senac.br / thais.fcgomes@sp.senac.brValéria Cássia dos Santos Fialho
postito@sp.senac.brAna Cristina Osakabe Giacomini e Marcelo Carlucci
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Daniela Corcuera
Daniela Corcuera é arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável pela FAU-USP. É consultora, atuando com certificações ambientais, materiais de construção e projetos, diretora da empresa Quanta Studio (antiga Casa Consciente). É LEED Accredited Professional, pelo USGBC (United States Green Building Council), com especialidade BD+C (Building Design and Construction), é a primeira EDGE Auditor no Brasil pelo GBCI e formada pela Fundação Vanzolini para o processo AQUA, todos sistemas de certificação de empreendimentos eco-eficientes. É Pro Reviewer do USGBC para avaliação de cursos educacionais de educação continuada. Criadora da Etiqueta Quântica Matéria, sistema de análise e classificação ambiental de produtos para a construção civil. Foi membro do comitê de materiais do GBC Brasil para o desenvolvimento do LEED e Referencial Casa. Desde 2005 ministra cursos e workshops na área de gestão de pequenos negócios de serviços e gestão de pessoas.

Eneida Nascimento
Desenhista Industrial (Universidade Mackenzie), Engenheira Civil (UNIVAP). Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pelo ITA e Especialista em Implantação de Projetos e Gestão de Empreendimentos Hoteleiros pela AEA-Academia de Engenharia e Arquitetura de SP. Iniciou a carreira trabalhando em escritório de Arquitetura e Design em SP (Grinover Rambelli Associados) e seguiu na empresa Embraer S.A desenvolvendo projetos de adequação de interiores para aeronaves e posteriormente layouts fabris e de escritórios para os sites da empresa. Desenvolveu projetos corporativos para a Johnson & Johnson para ampliação e reformas no Parque Industrial de SJCampos onde atuou em processos de melhoria contínua de solução técnica, econômica e executiva e compatibilização de projetos; viabilização de investimentos; elaboração de Housekeepings e atendimento a auditorias nacionais e internacionais. Fundou a Empresa C. Facility Design Engenharia de prestação de serviços de projetos de engenharia, layout, arquitetura, interiores e comunicação visual para implantação, ampliação e retrofit de empreendimentos corporativos públicos e privados nas áreas de manufatura, escritórios, depósitos, armazéns, hangares, galpões, refeitórios, canteiros de obras de grande porte, áreas de utilidades, comércios, hotéis, clínicas, escolas e shopping centers. Atualmente é responsável técnica na empresa pelo gerenciamento, elaboração e fiscalização de projetos e obras de construção civil atendendo necessidades funcionais, corporativas, estratégicas, ambientais e sociais definidas pelos clientes, Stakeholders e legislação vigente. Constam em seu portfólio clientes de grande e médio porte de vários países tais como Brasil, Itália, Estados Unidos e Inglaterra.

Lis Aciolli
Possui Master El Proyecto - Universitat Politècnica de Catalunya - Barcelona Tech (2001). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e vasta experiência na área, assim como em projetos de arquitetura de grande porte, e gerenciamento de obras civis de grande porte. Leadership, experienciada em Aircraft Interior Design - Graphical modeling (3D & 2D), product structure, standard parts analysis. Desenvolvimento e gerenciamento de estudos de viabilidade econômico-financeiro de empreendimentos de grande porte; controle, revisão e fiscalização técnica em instalações, coordenação e desenvolvimento. Elaboração dos estudos de impacto de produtos, suporte de produtos com análise e desenvolvimento de soluções de aperfeiçoamento dos mesmos. Desenvolvimento de projetos cinematográficos: C.Cultural Sant Cugat - Barcelona; C. Cívico Área Central - Santiago de Compostela; Cívico Bahia Sur. San Fernando - Cádiz; Cine Capitol.

Marcelo Guedes
Pós-Graduado pela Universidade Federal Fluminense em Gestão de projetos na construção civil (2004) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1998). Experiência na área de aprovação de projetos residenciais e comerciais junto aos órgãos públicos; elaboração e colaboração em projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, acompanhamento e fiscalização de obras, elaboração de memoriais descritivos, controle de custos e compras. Atuou como presidente da AEA/SJC (a 2008) por duas gestões onde implantou projetos em parceria com o poder público, gestão voltada aos engenheiros e arquitetos com implantação de projetos inovadores nas prefeituras de SJCampos e Guararema. Gerente Regional do CREA/SP de 2007 a 2012 na região do Vale do Paraíba, dando suporte técnico aos profissionais. Gerente Administrativo na área de pessoal e procedimentos técnicos de arquitetura e engenharia. Gestor de Projetos de prefeituras e administrador de obras. Docente no curso de Graduação em Arquitetura/ Urbanismo e Pós-Graduação (SENAC – SP).

Vinie Pedra
Mestre em Urbanismo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUCCAMP ) e Arquiteta/ Urbanista ( Universidade Federal de Alagoas). Docente no Curso de Graduação em Arquitetura/Urbanismo (UNIVAP) e Pós-Graduação (SENAC-SP) com vasta experiência na orientação e supervisão de trabalhos em Arquitetura, Design e Áreas afins. Desenvolve pesquisas de Tendências de Comportamento de Consumo no Mercado da Indústria Criativa e suas relações com o Desenvolvimento Urbano das Cidades Latino Americanas. Participação na organização e planejamento de eventos nas áreas de Design e Arquitetura e orientadora de concursos nas mesmas áreas. Consultora externa de empresas da área de arquitetura de varejo/ comercial, lifestyle e moda. Coordenadora de cursos de Pós-Graduação no SENAC- São José dos Campos.

Debora Machado
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Marcos (2006), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2009) e Doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Docente e – Uninove, especialmente nas disciplinas de Projeto Arquitetônico, Antropologia e Sociologia Urbana. Atuação profissional como arquiteta, responsável pelo escritório Ekoa Arquitetura em São Paulo.

Fernanda Tozzo
Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado, com habilitação em Projeto de Produto, 1992. Especialização Lato sensu em Conservação-restauração de bens culturais móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes/Centro de Conservação e Restauro (CECOR), 2002. Mestrado em História, na área de Cultura, Cidade e Patrimônio, na linha da Política, Memória e Cidade, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2009. Aperfeiçoamento no Curso “Sharing Conservation Decision”, promovido pelo ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property − órgão pertencente à UNESCO – em parceria com o Instituto Centrale di Restauro, de Roma, Itália e o Institut National du Patrimoine, de Paris, França, realizado na sede em Roma, Itália e Paris, França, 2006. Atua como especialista e consultora em conservação e restauração, perícia e gestão de acervos de arte moderna e contemporânea e de design, para coleções particulares e públicas.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Msc. Valéria Cássia dos Santos Fialho
Arquiteta e Urbanista, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1992, é mestre (2002) e doutora (2007) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Sócia do escritório Nave Arquitetos Associados desde 1993, com obras publicadas no Brasil e exterior. Iniciou a atividade de docência em 1998 e atualmente é professora do Centro Universitário SENAC, onde coordena o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Esp. Ana Paula Coelho
Mestranda da área Design e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Especialista em Design de Interiores pelo Centro Educacional SENAC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003).

Corpo Docente

Marcelo Carlucci


Conheça os outros cursos
ligados a área:
Tags
pós em arquitetura comercial, pós-graduação em arquitetura comercial, especialização em arquitetura comercial, pós arquitetura sp, curso de arquitetura comercial, curso arquitetura efêmera, curso de arquitetura corporativa, curso de arquitetura para eventos, curso de arquitetura para escritório