Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gastronomia: história e cultura

Formato: presencial

Objetivo
Oferecer aos participantes a oportunidade de analisar e vivenciar práticas alimentares e gastronômicas articuladas ao meio social e histórico. Além disso, o curso permite compreender as identidades culturais e suas transformações e tendências, contextualizadas nas diversas áreas de atuação da gastronomia e nutrição, como saúde e qualidade de vida, relacionando-as aos aspectos éticos, científicos e tecnológicos e áreas de turismo e hotelaria, permeando questões referentes à sociabilidade, lazer, negócio e empreendedorismo, visando ao aprimoramento da prática profissional.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura do Senac alia a teoria em alimentação e gastronomia ao aspecto prático, priorizando a interdisciplinaridade, fomentando novas abordagens e instigando reflexões. O curso trata de dar à gastronomia um novo status social, permitindo-lhe não só ocupar o espaço da cozinha, como ir além dele, nutrindo também o espírito, preservando culturas e criando identidades, contra a ideia de um mundo cada vez mais homogêneo e pasteurizado. Nesse sentido, o curso valoriza a diferença, a diversidade, a memória afetiva, a tradição e o patrimônio cultural como funções da gastronomia, que reflete em cores, sabores e aromas o rico repertório cultural humano.

Para os profissionais que atuam na área de Alimentação, o curso favorece uma inserção diferenciada no mercado de trabalho, pois oferece elementos que permitem transformar a prática profissional de acordo com as demandas atuais e tendências ambientais e socioculturais.

Profissionais de outras áreas também encontram oportunidade de agregar conhecimentos do novo campo dos estudos alimentares, seja para entrarem em um novo mercado de trabalho ou fortalecerem seus negócios com base em uma perspectiva crítica, proativa e empreendedora.

Carga horária: 360 horas

Aplicação:
O egresso deste curso poderá atuar em estabelecimentos da área de alimentação e gastronomia como consultores ou gestores; em setores de alimentação de hotéis e/ou meios de hospedagem; no setor de turismo em consultoria, organização e acompanhamento de roteiros gastronômicos; em empreendimentos próprios; e ainda no ensino superior de Gastronomia.

Panorama de mercado:
Em um momento em que alimentação e gastronomia são focos de um público geral, diversificado e exigente – e sendo a alimentação um fenômeno amplo e complexo, em que a gastronomia se inclui, o especialista formado no curso de Gastronomia: história e cultura estará na vanguarda de um movimento mundial que pretende refletir e compreender, de maneira mais séria e aprofundada, o fenômeno alimentar.

Os prazeres proporcionados pela gastronomia estão intimamente relacionados com a abertura de um número cada vez maior de estabelecimentos industriais e comerciais, posicionando os negócios da alimentação em um patamar altamente significativo no país e gerando excelentes oportunidades, principalmente com o crescente poder aquisitivo da população.
Profissionais das áreas de gastronomia, turismo, hotelaria, nutrição e afins.
Proposta metodológica:
O curso integra aspectos teóricos e práticos, e privilegia o pensamento reflexivo voltado para a identificação, análise e solução de situações-problema reais ou simuladas.
As vivências culturais, como visitas técnicas, práticas em laboratório, degustações, eventos, minicolóquios, entre outros, serão destaque no curso. O curso privilegia ainda a interação contínua e dinâmica entre os componentes e é composto por atividades individuais e colaborativas em ambientes presenciais, virtuais e profissionais.

Componentes curriculares:
- Do alimento à alimentação

- A construção dos modelos alimentares

- Nascimento da gastronomia

- A superação do modelo alimentar europeu

- De cozinheiros a chefes de cozinha: perfil de um profissional no mundo contemporâneo

- Alimentação no mundo contemporâneo e os paradoxos da modernidade

- Alimentação, saúde e qualidade de vida

- Alimentação, tecnologia e ciência

- Restaurantes e outros espaços de alimentação

- Lazer e gastronomia

- Metodologia da pesquisa
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gastronomia: História e Cultura (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016.
Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação em gastronomia, especialização em gastronomia, curso de gastronomia, cultura da gastronomia, estudos da alimentação, sociologia da alimentação, antropologia da alimentação, construção de modelos alimentares, experiências sensoriais gastronomia, lazer e gastronomia, food studies, Senac.



 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2015 Senac São Paulo