 | HISTÓRIA DO TRABALHO, DA ERGONOMIA E FUNDAMENTOS DOS MÉTODOS DE ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO Situa a ergonomia no contexto das ciências do trabalho e apresenta a história e evolução do trabalho e da ergonomia, com suas correntes e seus métodos, bem como a finalidade da ação ergonômica e o âmbito de aplicação. Aborda os fundamentos da ergonomia da atividade, considerando os conceitos utilizados no método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tais como: o trabalho prescrito, o trabalho real, o modelo integrador da atividade de trabalho, a carga e a regulação no trabalho, visando fornecer uma visão sistêmica da abordagem da AET. | | | FISIOLOGIA OCUPACIONAL Apresenta e analisa o funcionamento do corpo humano (sistema respiratório, sistema digestivo, sistema circulatório e musculoesqueléticos). Apresenta as bases clínicas e fisiológicas dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Explora, do ponto de vista fisiológico, o nexo causal entre a exposição a fatores de risco (como frio, calor, vibração, posturas inadequadas, uso de força, compressão, repetição) e a sobrecarga gerada sobre o trabalhador. Aborda as técnicas básicas de monitoramento e avaliação de parâmetros fisiológicos durante a atividade de trabalho (instrumentos, protocolos e escalas); riscos, patologias, avaliação, normas e recomendações para a saúde do trabalhador, com o objetivo de estabelecer a relação entre saúde e trabalho. | | | CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA Apresenta os movimentos e os conceitos de antropometria aplicados à concepção dos postos de trabalho. Apresenta conceitos relacionados à biomecânica, tais como, posturas do trabalho, trabalho estático e dinâmico, levantamento, carregamento e aplicação de força, bem como as características das ferramentas manuais (pega, peso, força e torque, contato mecânico). Aborda as técnicas básicas de monitoramento e avaliação de parâmetros cinesiológicos e biomecânicos durante a atividade de trabalho (instrumentos, protocolos e escalas); riscos, patologias, avaliação, normas e recomendações para a saúde do trabalhador, com a finalidade de estabelecer a relação entre saúde e trabalho. | | | ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO: DEMANDA E TAREFA Caracteriza a intervenção ergonômica e define passos para sua realização por meio da análise do sistema produtivo e do contexto, organização da produção e do trabalho, caracterização da população de trabalhadores, análise da tarefa prescrita e das tarefas reais, e indicadores de saúde, segurança, produção e produtividade, para determinar a demanda e a tarefa. | | | METODOLOGIA DE PESQUISA (EAD) Apresenta os fundamentos teóricos e os instrumentais técnicos para o desenvolvimento das diferentes formas de pesquisa qualitativa e quantitativa em ergonomia. Proporciona condições para a definição do tema, elaboração da questão de pesquisa e a adequada escolha do referencial metodológico. Oportuniza o exercício de organização de textos científicos conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). | | | LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E INTERNACIONAL APLICADA À ERGONOMIA Apresenta os fundamentos da legislação internacional e brasileira, relacionadas às questões da ergonomia como a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), incluindo os anexos, e as demais legislações correlatas, interpretando os capítulos da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT) que tenham impacto sobre as questões ergonômicas. Apresenta as fontes do direito brasileiro, os princípios do direito trabalhista, a hierarquia das leis, e a legislação trabalhista e previdenciária vigente no País. Aborda o arcabouço conceitual e a prática dos processos trabalhistas envolvendo o tema de acidentes e saúde do trabalhador. | | | ERGONOMIA COGNITIVA E SAÚDE MENTAL NO TRABALHO Aborda a influência da organização do trabalho sobre o aspecto mental do trabalhador, o estresse e o transtorno mental. Os princípios gerais da ergonomia cognitiva na análise dos sistemas homem-máquina, como os processos sensoriais e cognitivos, os processos de tomada de decisão, atenção e vigilância. Situa a ergonomia cognitiva a seus campos conexos, em particular a psicologia e a linguística. Aborda as características das atividades mentais: conceito de competência individual e coletiva, de representação mental e de aprendizagem em situação de ação. Discute o erro, a confiabilidade humana e segurança, assim como a resiliência dos Sistemas Técnicos. | | | VARIÁVEIS AMBIENTAIS E A ERGONOMIA Identifica e conceitua a influência das variáveis ambientais no trabalho humano, relacionando aos métodos e técnicas das medidas de variáveis ambientais utilizadas nos estudos ergonômicos com as medidas dos fatores ambientais: instrumentação, protocolos de medição para avaliação de parâmetros ambientais (ruídos, químicos, iluminação, temperatura e vibração), visando planejar um ambiente adequado à saúde e bem-estar do trabalhador, utilizando-se de indicadores de saúde, segurança e higiene do trabalho. | | | USABILIDADE, INTERFACES E DISPOSITIVOS Apresenta o conceito de usabilidade e sua relação com a ergonomia, e conceitos de Interfaces homem-máquina, bem como os principais métodos e critérios para a avaliação da qualidade das interfaces e dispositivos. | | | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E DE UNIDADES PRODUTIVAS Apresenta os diferentes aspectos da organização do trabalho, por meio da discussão dos modelos de racionalidade produtiva (Taylorismo/Fordismo, modelo ócio-técnico/modelo japonês). Discute as novas formas de organização do trabalho, para pontuar a influência das novas tecnologias e sistemas produtivos e seus impactos sobre a produtividade, eficiência e saúde dos trabalhadores. Fornece subsídios para o desenvolvimento de projeto de unidade produtiva (industrial ou serviços), utilizando metodologia e técnicas de: projeto de fábrica, arranjo físico (layout), organização do trabalho, organização da produção, simulação de sistemas, ergonomia e segurança do trabalho. | | | SAÚDE E TRABALHO: SABERES E DESAFIOS Aborda os conceitos de saúde e trabalho sob o ponto de vista da ergonomia. Discute algumas doenças ocupacionais (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho, LER/DORT e transtornos mentais, por exemplo) e a relação com o conteúdo do trabalho, destacando-se os processos de comunicação, cooperação e o trabalho coletivo, de ações e decisões, com a finalidade de analisar como a organização do trabalho pode gerar o adoecimento. Discute como a Ergonomia da Atividade pode contribuir no processo de retorno ao trabalho da pessoa afastado por acidente/doença relacionada ao trabalho e a inclusão da pessoa com deficiência (PCD). | | | PROJETO DE POSTOS DE TRABALHO Aborda os conceitos analíticos de metodologias de projeto, apresentando os conceitos sobre o projeto de postos de trabalho e as principais técnicas utilizadas na análise, como simulação, modelagem e a proposição de soluções. Apresenta uma visão geral acerca de conceitos de design, noções de desenho técnico, diferentes métodos e técnicas aplicadas na atividade projetual, possibilitando a reconstrução da atividade futura. | | | ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO: ATIVIDADE, DIAGNÓSTICO E RECOMENDAÇÕES Aborda a análise da atividade a partir da caracterização das ações dos trabalhadores, dos dispositivos, interfaces, sinais e comandos, as exigências biomecânicas, cognitivas e psíquicas do trabalho, por meio das técnicas e ferramentas para a análise da atividade, como: observações, entrevistas e reconstrução do curso da ação em auto confrontação. Discute a elaboração do diagnóstico ergonômico, as técnicas de documentação e registro, e propostas que possibilitam a transformação da situação de trabalho por meio da validação do modelo operante para a situação, soluções e prognósticos e validação do plano de ação, bem como da definição do modelo de intervenção na empresa. | | | ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ERGONOMIA Apresenta os elementos epistemológicos e os princípios deontológicos da profissão, para fundamentar a ergonomia e mostrar o seu âmbito de atuação. Aborda os sistemas de gestão da qualidade e segurança no trabalho nas organizações e suas interfaces com a ergonomia. Apresenta modelos de gestão da ergonomia abordando de forma sistêmica sua implementação e avaliação de sua eficácia dentro dos princípios do ciclo do PDCA. Discute a análise ergonômica de acordo com a NR-17 e o seu Manual de aplicação. | | | ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO Realiza intervenção em ergonomia, envolvendo as fases de identificação da demanda e tarefa, análise da atividade, diagnóstico e recomendações, por meio da utilização de metodologias da análise ergonômica, visando fornecer ao aluno uma experiência prática do conhecimento aprendido nos componentes curriculares. Os alunos deverão realizar as atividades práticas na indústria, comércio e serviços, e deverão ser submetidas à coordenação do curso para validação e ponderação em forma de créditos, somados cumulativamente durante o curso. | | | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. | | | | TOTAL | |
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