Pós-Graduação


Home  >  Pós-Graduação  >  Fisiologia do Exercício - da saúde ao alto rendimento

Fisiologia do Exercício - da saúde ao alto rendimento

Objetivo
Especializar profissionais para compreender os efeitos agudo e crônico que os diferentes tipos de exercícios físicos podem promover no organismo humano.

Diferenciais
Reconhecimento da nossa qualidade de ensino pelos principais órgãos da área no estado de São Paulo - A infraestrutura do Senac é disponibilizada de maneira que os alunos sejam estimulados a aproveitá-los da melhor forma. Temos infraestrutura moderna comparada ao que existe no mercado. O aluno do Senac pode contar com espaços adequados para sua formação. Locais imprescindíveis como quadra de esportes, piscina, academia, salas de ginástica e musculação. Toda esta infraestrutura fica disponível no Campus Santo Amaro, não havendo necessidade de deslocamento do aluno para outros lugares. - A qualidade do curso é garantida ainda por um corpo docente qualificado, com vivência prática na atividade profissional específica (treinamento personalizado) e experiente para o ensino e assistência ao projeto de pesquisa e atuação profissional dos alunos.

Carga horária: 366 horas

Panorama de Mercado
Para obter sucesso no mercado de trabalho e atingir os objetivos desejados em um programa de treinamento físico se faz necessário, antes de tudo, que o profissional possua conhecimentos sobre os ajustes fisiológicos provocados pela prática de diferentes tipos, intensidades e durações de treinamentos físicos.

Atuação no mercado de trabalho:
O egresso estará apto a atuar em clubes esportivos, associações recreativas, academias, clínicas de reabilitação, hospitais, centros de condicionamento físico, consultoria e assessoria, participando de equipes multiprofissionais e no ensino e pesquisa na área acadêmica. Será capaz de elaborar intervenções baseadas nas respostas fisiológicas previsíveis em curto, médio e longo prazos, para obter os objetivos almejados. Além disso, ele será capaz de avaliar essas respostas e, se necessário, modificar a estratégia de intervenção
Portadores de diploma de graduação em Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Biomedicina e áreas afins com o objetivo do curso.

Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Portadores de diplomas de graduação na área da saúde, como educação física, nutrição, fisioterapia, medicina, psicologia, biomedicina e áreas afins.
Biologia Celular e Bioquímica no Exercício Físico
Aborda a estrutura e o funcionamento do corpo humano, os componentes celulares e suas funções; o dogma central da biologia molecular e sua relação com o exercício e os fatores epigenéticos; o polimorfismo genético e responsividade ao treinamento físico; a bioenergética e as vias de produção e transferência de energia durante o exercício, compreendendo os fatores genéticos, fenótipos e metabólicos envolvidos no exercício físico.
Fisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Exercício Físico
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação do sistema cardiorrespiratório, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua interação com os demais sistemas fisiológicos, a fim de compreender as adaptações necessárias em programas de treinamento físico em longo prazo.
Sistemas Endócrino e Imunológico no Exercício Físico
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação dos sistemas endócrino e imunológico, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua importância e interação com os demais sistemas fisiológicos, com a finalidade de entender os ajustes que ocorrem devido à prática de diferentes tipos de treinamentos físicos em longo prazo.
Sistema Nervoso e Exercício Físico
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação do sistema nervoso, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua importância e interação com os demais sistemas fisiológicos, com a finalidade de entender os ajustes que ocorrem devido à prática de diferentes tipos de treinamentos físicos em longo prazo.
Sistema Neuromuscular e Exercício Físico
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação do sistema neuromuscular, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua importância e interação com os demais sistemas fisiológicos, com a finalidade de entender os ajustes que ocorrem devido à prática de diferentes tipos de treinamentos físicos em longo prazo.
Fisiologia do Exercício Físico em Situações Extremas
Aborda os efeitos do exercício físico, considerando as reações funcionais que o corpo humano sofre diante das diferentes condições ambientais (fuso horário, variações extremas de temperatura, altitude, mergulho) e dos estados de vigília e sono, com a finalidade de entender as demandas necessárias para a indicação do exercício de forma segura e também para manter o rendimento competitivo em ambientes desfavoráveis.
Fisiologia do Exercício no Esporte Paralímpico
Aborda a história do esporte paralímpico, tipos e classificação das deficiências. Discute as alterações posturais e fisiológicas, assim como os riscos e cuidados na prática de exercício físico, com a finalidade de prescrever o exercício de forma segura e manter o rendimento esportivo em longo prazo.
Fisiologia do Exercício Clínico e Indicação do Exercício Físico
Aborda a fisiopatologia das doenças não comunicáveis (diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade e cardiopatia), assim como a fisiologia da gestação e do processo de envelhecimento, com a finalidade de orientar a indicação e a aplicação de exercícios de efeito geral e localizado.
Nutrição Esportiva
Aborda os conceitos básicos de alimentação e nutrição em seu contexto biológico, estabelecendo relações com o funcionamento do corpo humano na compreensão do equilíbrio interno do organismo. Discute a relação dos nutrientes com o sistema digestório e o metabolismo humano, fornecendo base para a discussão sobre a importância da nutrição na prática da atividade física e suplementação esportiva, criando condições para a elaboração de cálculos metabólicos - relação gasto e ingestão alimentar.
Avaliação Física e Metabólica
Apresenta os modelos de anamnese e a aplicação prática da avaliação postural e dos encurtamentos musculares. Orienta a aplicação prática dos testes antropométricos, metabólicos e das capacidades neuromotoras. Discute como interpretar os resultados obtidos, a fim de prescrever o programa de treinamento de acordo com as necessidades e objetivos do aluno/cliente.
Indicação do Treinamento Físico no Alto Rendimento
Aborda a periodização, o planejamento, as diferentes fases e ciclos de treinamento; os conceitos de cargas de treinamento; a elaboração e aplicação prática da indicação e do monitoramento, para o controle de treinamento em diferentes modalidades esportivas e para a melhora das aptidões físicas relacionadas ao desempenho humano.
Fisiologia do Exercício Físico Baseada em Evidências
Discute a filosofia da ciência e a produção de conhecimento na área da fisiologia do exercício e treinamento desportivo, considerando o panorama das áreas de estudo e linhas de pesquisa na área. Estuda os conceitos de bioestatística e da metodologia da pesquisa para organizar e descrever os resultados de análise das condições de saúde, com a finalidade de realizar a aplicação do conhecimento científico na atuação profissional.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica
A metodologia de ensino proporciona a integração entre a discussão dos fundamentos teóricos e a vivência prática, possibilitando ao aluno participação ativa e condições de aprendizagem por meio de discussões e participação nas aulas contextualizadas em situações reais de trabalho, situações-problema e estudos de caso.

Trabalho de Conclusão de Curso
Consiste em uma Monografia ou Projeto de Pesquisa, conforme escolha do aluno, que permitam que eles possam mobilizar e articular os conhecimentos desenvolvidos durante o curso. O tema é de livre escolha pelo aluno desde que esteja obrigatoriamente inserido dentro de algum componente curricular e o trabalho é elaborado no decorrer do curso.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Fisiologia do Exercício: da saúde ao alto rendimento (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 18 de março de 2019*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso