Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas

Objetivos
O curso contribui para a construção de um perfil de competências alinhado com os novos modelos de gestão de pessoas, tendo como objetivos: ampliar o repertório conceitual e metodológico dos alunos, desenvolvendo a capacidade analítica e a percepção estratégica de questões relacionadas à gestão de pessoas; instrumentalizar os alunos para lidar de forma produtiva com as diversas situações e desafios de gestão de pessoas do cotidiano profissional e empresarial e desenvolver a competência de identificar possibilidades de melhorias em processos de gestão de pessoas, elaborar projetos, mobilizar recursos, implementar e gerir esses projetos.

Diferenciais
O currículo do curso foi concebido de forma a preparar o aluno para os desafios da gestão estratégica de pessoas. O curso combina uma visão humanista, que trata da gestão de pessoas e equipes de forma ampla e integrada, com uma visão de negócios, que busca alinhar os processos de gestão de pessoas com os objetivos estratégicos e organizacionais. Sob essa perspectiva, a gestão de pessoas é abordada como um instrumento para as organizações atualizadas e competitivas. Para tanto, dispõe de um corpo docente altamente qualificado.

Carga horária: 366 horas

Mercado de trabalho
Os profissionais com a especialização em Gestão Estratégica de Pessoas poderão atuar em funções que necessitem de uma gestão de pessoas competente e efetiva, em organizações de quaisquer porte e setor, sejam elas pequenas, médias ou grandes, públicas, privadas ou sem fins lucrativos.

O profissional com essa especialização estará apto a atuar na atração e retenção de talentos, assim como em sua formação e desenvolvimento, buscando continuamente o alinhamento estratégico e o desempenho da organização. Será capaz de conduzir indivíduos e equipes por meio da organização do trabalho e da construção de relações e ambientes adequados, equilibrando as necessidades das pessoas com as da organização.

Panorama de mercado
As constantes mudanças no mercado de trabalho e no ambiente organizacional, os crescentes desafios tecnológicos e a integração global dos mercados criam a necessidade de formação continuada e especializada dos profissionais que atuam nas organizações.

Nesse ambiente de alta complexidade, as empresas acabam incluindo em seus quadros de gestores alguns profissionais com extensa formação técnica, mas sem a devida compreensão da gestão de pessoas. São gestores provenientes de áreas como finanças, marketing, operações, tecnologia, engenharia, etc., que ascendem na empresa em razão de sua competência técnica, mas sem competência adequada na gestão de pessoas.

O foco em pessoas tem recebido destaque cada vez maior nas organizações. Assim, é preciso acrescentar um olhar humanista à competência técnica e visão estratégica. A diversidade de perfis e aspirações das pessoas tornam necessário interpretar diferentes necessidades e adaptar métodos e abordagens ao contexto, escolhendo estrategicamente o que é melhor para a organização.

Profissionais da área de recursos humanos, analistas, consultores em gestão de negócios, empresários, gerentes e profissionais que tenham a responsabilidade ou interesse em liderar e gerenciar pessoas.
GESTÃO DE CARREIRA
Estimula a análise do perfil pessoal e profissional, promovendo o autoconhecimento e a compreensão mais profunda de si e do outro. Facilita a identificação de competências pessoais e orienta o processo de escolhas e definição de uma carreira. Promove a atitude e o comportamento empreendedores, assim como o protagonismo na gestão da carreira e no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E EQUIPES
Discute os fundamentos e os requisitos para uma liderança bem-sucedida. Avalia os diversos estilos de liderança e estimula o desenvolvimento de habilidades de líder. Analisa as bases da motivação e o papel do líder no engajamento de pessoas. Descreve a dinâmica de formação e desenvolvimento de equipes e explora estratégias e ferramentas para a formação de equipes de alto desempenho. Comenta o processo de sucessão e a identificação e formação de talentos.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E GESTÃO DE CONFLITOS
Analisa o comportamento humano no ambiente organizacional. Descreve a comunicação como processo de construção de significados. Promove o diálogo como método de aprendizado e de solução de conflitos, estimulando a sua prática em situações cotidianas de trabalho. Explora o processo de negociação e suas fases, discutindo o comportamento das pessoas como negociadoras e avaliando técnicas aplicadas e conceitos éticos em negociação.
DESEMPENHO, REMUNERAÇÃO E RECOMPENSA
Explora as relações entre desempenho individual e organizacional, avaliando estratégias para alinhá-los. Discute a gestão por competências e relaciona competência e desempenho. Descreve diferentes métodos de avaliação e modelos de gestão de desempenho. Compara abordagens em remuneração e discute a composição do modelo de compensação. Analisa tendências em remuneração e discute as particularidades do contexto brasileiro.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Discute a evolução dos modelos de aprendizagem nas organizações e das abordagens no desenvolvimento de pessoas. Avalia diferentes métodos de educação e aprendizagem e orienta na formulação de estratégias de capacitação. Explora as tecnologias educacionais e sua utilização em programas a distância ou híbridos. Discute a gestão por competências, a gestão de talentos e a gestão do conhecimento. Promove a função estratégica do desenvolvimento de pessoas e debate parâmetros para o desenvolvimento da educação corporativa.
CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE MUDANÇAS
Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.
PROJETO I: LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Propõe a investigação e integração dos componentes específicos do Bloco Temático Pessoas, Trabalho e Relações e a utilização de métodos de pesquisa e de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento da 1ª fase do trabalho de conclusão de curso. Orienta os alunos na elaboração do projeto, segundo a perspectiva da construção de relações produtivas no ambiente de trabalho, da dinâmica da liderança e do desenvolvimento de equipes, e do processo de atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Auxilia no refinamento do tema e do método, aprofundando as inter-relações entre os tópicos abordados.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
Discute os fundamentos e principais abordagens em gestão estratégica. Analisa o processo de construção da estratégia de negócios e propõe métodos e ferramentas para conduzi-lo. Apresenta o balanced scorecard como técnica de desdobramento e acompanhamento da estratégia. Propõe o conceito de modelo de negócios como ferramenta para facilitar à construção de tangibilizar a estratégia.
MODELOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO
Descreve a evolução dos paradigmas em administração e a construção dos modelos de gestão correspondentes. Relaciona organização e gestão com estratégia de negócio e posicionamento no mercado. Desenvolve e discute uma visão crítica da gestão empresarial e das mudanças no ambiente de negócios das organizações. Analisa modelos organizacionais e de gestão típicos das abordagens tradicionais e discute a emergência de modelos contemporâneos. Avalia a aplicabilidade dos novos modelos de gestão à realidade organizacional no contexto empresarial brasileiro.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Descreve a evolução das relações de trabalho e o papel da área de Recursos Humanos. Promove o alinhamento estratégico da gestão de pessoas e orienta o planejamento de RH. Explora e analisa os principais subsistemas de RH: recrutamento e seleção, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e feedback, talentos e carreira. Discute a legislação trabalhista e previdenciária e seus impactos nas relações de trabalho.
GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROCESSOS
Propõe a analise do papel da área de operações no contexto organizacional, relacionando competitividade e estratégia de operações. Discute a formulação da estratégia de operações e seu impacto nas decisões da empresa. Estuda os processos de tomada de decisões operacionais de processo, capacidade e qualidade. Propõe a caracterização, avaliação e melhoria dos processos de uma organização.
GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Analisa as particularidades da gestão de projetos em relação à gestão funcional e por processos. Descreve os processos básicos do gerenciamento de projetos. Discute os papéis e responsabilidades do gerente de projeto, patrocinador e membro da equipe. Apresenta boas práticas de gestão de pessoas em projetos. Explora abordagens ágeis no gerenciamento de projetos.
PROJETO II: CONSTRUÇÃO DE MODELO DE GESTÃO
Articula as referências teóricas e metodológicas do primeiro Bloco Temático com os do segundo, propondo a sua consolidação em um modelo de gestão consistente e efetivo que integra a dinâmica da gestão de pessoas com a estratégia de negócios. Conduz os alunos no desenvolvimento do TCC a partir do projeto já elaborado, orientando em sua execução e na análise dos resultados. Acompanha a elaboração do relatório.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Gestão de Carreira
Estimula a análise do perfil pessoal e profissional, promovendo o autoconhecimento e a compreensão mais profunda de si e do outro. Facilita a identificação de competências pessoais e orienta o processo de escolhas e definição de uma carreira. Promove a atitude e o comportamento empreendedores, assim como o protagonismo na gestão da carreira e no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Liderança, Motivação e Equipes
Discute os fundamentos e os requisitos para uma liderança bem-sucedida. Avalia os diversos estilos de liderança e estimula o desenvolvimento de habilidades de líder. Analisa as bases da motivação e o papel do líder no engajamento de pessoas. Descreve a dinâmica de formação e desenvolvimento de equipes e explora estratégias e ferramentas para a formação de equipes de alto desempenho. Comenta o processo de sucessão e a identificação e formação de talentos.
Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos
Analisa o comportamento humano no ambiente organizacional. Descreve a comunicação como processo de construção de significados. Promove o diálogo como método de aprendizado e de solução de conflitos, estimulando a sua prática em situações cotidianas de trabalho. Explora o processo de negociação e suas fases, discutindo o comportamento das pessoas como negociadoras e avaliando técnicas aplicadas e conceitos éticos em negociação.
Desempenho, Remuneração e Recompensa
Explora as relações entre desempenho individual e organizacional, avaliando estratégias para alinhá-los. Discute a gestão por competências e relaciona competência e desempenho. Descreve diferentes métodos de avaliação e modelos de gestão de desempenho. Compara abordagens em remuneração e discute a composição do modelo de compensação. Analisa tendências em remuneração e discute as particularidades do contexto brasileiro.
Desenvolvimento de Pessoas e Educação Corporativa
Discute a evolução dos modelos de aprendizagem nas organizações e das abordagens no desenvolvimento de pessoas. Avalia diferentes métodos de educação e aprendizagem e orienta na formulação de estratégias de capacitação. Explora as tecnologias educacionais e sua utilização em programas a distância ou híbridos. Discute a gestão por competências, a gestão de talentos e a gestão do conhecimento. Promove a função estratégica do desenvolvimento de pessoas e debate parâmetros para o desenvolvimento da educação corporativa.
Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças
Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.
Projeto I: Liderança e Gestão de Pessoas
Propõe a investigação e integração dos componentes específicos do Bloco Temático Pessoas, Trabalho e Relações e a utilização de métodos de pesquisa e de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento da 1ª fase do trabalho de conclusão de curso. Orienta os alunos na elaboração do projeto, segundo a perspectiva da construção de relações produtivas no ambiente de trabalho, da dinâmica da liderança e do desenvolvimento de equipes, e do processo de atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Auxilia no refinamento do tema e do método, aprofundando as inter-relações entre os tópicos abordados.
Gestão Estratégica de Negócios
Discute os fundamentos e principais abordagens em gestão estratégica. Analisa o processo de construção da estratégia de negócios e propõe métodos e ferramentas para conduzi-lo. Apresenta o balanced scorecard como técnica de desdobramento e acompanhamento da estratégia. Propõe o conceito de modelo de negócios como ferramenta para facilitar à construção de tangibilizar a estratégia.
Modelos Organizacionais e de Gestão
Descreve a evolução dos paradigmas em administração e a construção dos modelos de gestão correspondentes. Relaciona organização e gestão com estratégia de negócio e posicionamento no mercado. Desenvolve e discute uma visão crítica da gestão empresarial e das mudanças no ambiente de negócios das organizações. Analisa modelos organizacionais e de gestão típicos das abordagens tradicionais e discute a emergência de modelos contemporâneos. Avalia a aplicabilidade dos novos modelos de gestão à realidade organizacional no contexto empresarial brasileiro.
Gestão de Recursos Humanos
Descreve a evolução das relações de trabalho e o papel da área de Recursos Humanos. Promove o alinhamento estratégico da gestão de pessoas e orienta o planejamento de RH. Explora e analisa os principais subsistemas de RH: recrutamento e seleção, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e feedback, talentos e carreira. Discute a legislação trabalhista e previdenciária e seus impactos nas relações de trabalho.
Gestão de Operações e Processos
Propõe a analise do papel da área de operações no contexto organizacional, relacionando competitividade e estratégia de operações. Discute a formulação da estratégia de operações e seu impacto nas decisões da empresa. Estuda os processos de tomada de decisões operacionais de processo, capacidade e qualidade. Propõe a caracterização, avaliação e melhoria dos processos de uma organização.
Gestão Financeira e Controladoria
Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.
Gerenciamento de Projetos
Analisa as particularidades da gestão de projetos em relação à gestão funcional e por processos. Descreve os processos básicos do gerenciamento de projetos. Discute os papéis e responsabilidades do gerente de projeto, patrocinador e membro da equipe. Apresenta boas práticas de gestão de pessoas em projetos. Explora abordagens ágeis no gerenciamento de projetos.
Projeto II: Construção de Modelo de Gestão
Articula as referências teóricas e metodológicas do primeiro Bloco Temático com os do segundo, propondo a sua consolidação em um modelo de gestão consistente e efetivo que integra a dinâmica da gestão de pessoas com a estratégia de negócios. Conduz os alunos no desenvolvimento do TCC a partir do projeto já elaborado, orientando em sua execução e na análise dos resultados. Acompanha a elaboração do relatório.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
Além das aulas teóricas são oferecidas, em todas as disciplinas, questões problemas (casos reais), que permitem ao aluno entrar em contato com situações em que é necessária a utilização da inteligência cooperativa em termos de compartilhamento e da inteligência competitiva em termos de formulação de hipóteses diferenciadas de solução. As aulas serão expositivas, porém amplamente dialogadas.

O curso demandará leitura e análise de textos e exercícios práticos em sala de aula. Periodicamente, serão realizados encontros-palestras com empresários e executivos para o compartilhamento de experiências que permitirão conexões concretas entre a teoria e a prática empresarial. Pesquisas de campo completam os aspectos metodológicos, foco de todas as disciplinas.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Será feito com base em um produto ou serviço que poderá pertencer à categoria de bens de consumo, industrial, serviços ou terceiro setor. A proposta de projeto deverá ser aprovada pelo coordenador. Para tanto, os grupos deverão apresentar uma síntese da situação-empresa, objeto do estudo, apontando problemas, oportunidades e possíveis soluções. Os grupos serão compostos de no mínimo dois e máximo de quatro integrantes, estimulando com isso o trabalho em equipe, a interação e a criatividade entre as pessoas.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial de formação específica não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu, além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC; Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira.
- 1 cópia (frente e verso) e o original da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) e o original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso