Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Games: produção e programação

Formato: presencial

Objetivo
Capacitar o aluno para programar e produzir games interativos 3D. Além da programação de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), o estudante tem contato com modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo, voltados à produção de games.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Games: produção e programação do Senac destaca-se entre outros da área oferecidos pela instituição e reconhecidos nacional e internacionalmente. Disponibiliza aos alunos o Laboratório de Imagens, Visão e Estruturas Espaciais, no qual são realizadas pesquisas, desenvolvidos projetos, oferecidos serviços de consultoria e cursos de atualização e aperfeiçoamento em processamento gráfico e aplicações de imagem, vídeo e áudio digitais. Além disso, o Senac conta com parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Borland, Corel, Macromedia, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, Docuprint – MOS e GNOSIS IT.

Carga horária: 414 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional com esta especialização estará apto a atuar no mercado de produção de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), associando ainda conhecimentos em modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo voltados à produção de games.

Para isso, são objetivos do curso:
- Conhecer técnicas que facilitem a programação de games.
- Programar jogos 3D.
- Conhecer o processo de produção e gerenciamento da produção de games.
- Ampliar a visão cultural e mercadológica sobre games.
- Conhecer ferramentas de inteligência artificial para games.
- Conhecer e utilizar simulação de efeitos físicos em jogos.
- Conhecer técnicas e limitações para o desenvolvimento de jogos para aparelhos celulares.
- Apresentar técnicas para programação de jogos em rede.
- Identificar as características de modelos tridimensionais, texturas, formas de iluminar e animar para games.
- Saber encomendar modelos 3D, texturas, animações, efeitos sonoros e trilhas musicais.
- Desenvolver noções de empreendedorismo relacionadas ao mercado de games.

Panorama de mercado
A América Latina contribui com apenas 2% do mercado mundial de games, que movimenta bilhões de dólares por ano. Os países que oferecem melhores oportunidades de crescimento são China, Brasil, Índia e Rússia. Como os dois últimos não possuem a cultura de jogos característica do povo brasileiro, nosso país é o maior mercado potencial. Há aproximadamente 60 empresas produtoras de games no Brasil. Além de importar games e cultura de outros países, o Brasil pode atender seu mercado interno e também exportar.

Estamos ainda longe da capacidade técnica e de investimento de países como Japão, Coreia e Estados Unidos. Nossos desenvolvedores são pessoas apaixonadas por jogos e empreendedoras e este mercado ainda está em formação no Brasil. O maior potencial está no desenvolvimento de games para entretenimento, propaganda e educação, num campo de trabalho que se estende ao desenvolvimento de sistemas em geral com interfaces interativas e lúdicas.
Público-alvo
Profissionais com diploma de ensino superior em Tecnologia da Informação, Engenharia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e áreas afins, além de profissionais com outras formações e com habilidades de programação, como programadores e webdesigners, que queiram especializar-se na produção e programação de games.
Técnicas de Programação para Games
O objetivo é transmitir aos alunos como as técnicas e metodologias de programação se aplicam ao desenvolvimento de jogos eletrônicos através de uma abordagem prática. A disciplina apresenta uma metodologia rápida de desenvolvimento de software, a eXtreme Programming, como e porque essa metodologia se adequou ao desenvolvimento de jogos e às vantagens e desvantagens de seu uso, em comparação a alternativas. Também são abordados alguns dos usos mais comuns em jogos de algoritmos, estruturas de dados e bancos de dados.
Produção de Jogos
O objetivo principal da disciplina é oferecer ao aluno uma visão de negócios das partes envolvidas nos processos de desenvolvimento, produção e comercialização de jogos eletrônicos. Serve como base para um futuro produtor ou gerente de projetos de jogos eletrônicos.
Game Cultura e Metodologia de Pesquisa
Mostrar aos participantes como o videogame é fundador de uma cultura própria e como os conhecimentos sobre esta cultura são importantes não só em sua produção, mas nos efeitos que esta proporciona. O conhecimento específico em gamecultura é atualmente estudado cientificamente, e não mais apenas empiricamente, como esta iniciou-se anos atrás. Dessa maneira, apresentar os autores e pesquisadores mais eminentes nessa área são objetivos importantes neste curso.
Programação 3D
O objetivo é apresentar conceitos e técnicas de computação gráfica utilizados em jogos eletrônicos que servem como base para tópicos mais avançados, através de uma abordagem prática usando DirectX. A disciplina apresenta conceitos básicos de geometria, e alguns dos algoritmos para renderização de imagens 3D e estruturas de dados para representação de sólidos mais usados atualmente em jogos eletrônicos.
Inteligência Artificial
O objetivo é apresentar técnicas de Inteligência Artificial (AI) para uso em jogos de computador. São abordados conceitos básicos de AI, agentes, máquinas de estados finitos e problemas clássicos, como pathfinding e flocking. Também são analisadas soluções comerciais (middleware) de AI.
Jogos para Celulares
Conceitos para o desenvolvimento de jogos para celulares e outros dispositivos de computação móvel.
Game Design
Criação e documentação de um jogo. Criação do Game Bible.
Game Engine
O objetivo principal é apresentar ferramentas disponíveis para a elaboração de um jogo eletrônico e conhecimentos básicos da tecnologia por trás dos game engines. Serve como subsídio para a escolha de ferramentas adequadas ao projeto de um jogo eletrônico.
Conceitos de Modelagem, Texturização e Iluminação 3D
Oferece noções de modelagem geométrica 3D para construção de personagens e cenários em jogos interativos. Apresenta técnicas de otimização de malha através de texturização. Estuda alternativas de iluminação e representação de materiais.
Noções de Animação
Apresenta noções de percepção de movimentos. Estuda princípios da animação tradicional aplicados à digital. Estuda os quadros-chaves e o processo de interpolação. Criação e uso de rigs. Apresenta a animação por hierarquia, por deformação, por vínculos, os sistemas de partículas e animações procedurais.
Música e Efeitos Sonoros
Noções do uso de música e efeitos sonoros em jogos e ambientes interativos.
Projeto de Interfaces
O objetivo principal da disciplina é analisar tópicos de interação humano-computador que permitem maximizar a satisfação subjetiva do jogador. Permite ao desenvolvedor realizar projetos centrados na figura do jogador, ao invés de baseados em funcionalidades.
Programação de Jogos em Rede
Os jogos on-line em suas diversas modalidades representam uma fronteira a ser explorada no universo do entretenimento digital. Por isso, é importante que desenvolvedores de jogos compreendam conceitos e técnicas de programação em rede. A disciplina apresenta uma visão ampla do tema. São abordados os princípios que se aplicam ao desenvolvimento de softwares de rede, passando então pelos aspectos particulares dos jogos eletrônicos e pelos problemas mais significativos da área, como sincronização e segurança. Sob o ponto de vista tecnológico, são adotadas bibliotecas de programação populares na indústria, provendo uma referência entre os conceitos e sua aplicação prática.
Física para Jogos
Apresenta ferramentas e tecnologias de simulação física para uso em jogos de computador. Aborda princípios básicos de mecânica, elementos de modelagem, simulação e integração numérica, como também exemplos de aplicações em jogos. Também são analisadas soluções comerciais de simulação física, que, ao lado da Inteligência Artificial, é o grande desafio dos desenvolvedores de jogos para dotar de maior realismo suas criações. A vertiginosa evolução do poder de processamento aplicado à computação gráfica tem levado a uma crescente demanda por modelos físicos que estejam de acordo com as cada vez mais exigentes expectativas dos jogadores, tanto em termos de realismo quanto de jogabilidade.
Noções de Empreendedorismo
Aborda noções fundamentais sobre empreendedorismo. Definição e identificação de oportunidades de negócio. Gestão da empresa: introdução ao marketing, área financeira. Comunicação, liderança, negociação. Elaboração de um plano de negócios: mercado, operações, cenários.
 
   TOTAL
Técnicas de Programação para Games
O objetivo é transmitir aos alunos como as técnicas e metodologias de programação se aplicam ao desenvolvimento de jogos eletrônicos através de uma abordagem prática. A disciplina apresenta uma metodologia "rápida" de desenvolvimento de software, a Extreme Programming, como e porque essa metodologia se adequou bem ao desenvolvimento de jogos e as vantagens e desvantagens de seu uso, em comparação com alternativas. Também são abordados alguns dos usos mais comuns em jogos de algoritmos, estruturas de dados e bancos de dados.
Game Cultura e Metodologia de Pesquisa
Mostrar aos participantes como o videogame é fundador de uma cultura própria, e como os conhecimentos sobre esta cultura são importantes não só em sua produção, mas nos efeitos que esta proporciona. O conhecimento específico em game cultura é atualmente estudado cientificamente, e não mais apenas empiricamente, como está iniciou se anos atrás. Dessa maneira apresentar os autores e pesquisadores mais eminentes nessa área são objetivos importantes neste curso. Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
Game Design
Criação e documentação de um jogo. Criação do Game Bible.
Conceitos de Modelagem, Texturização e Iluminação 3D
Oferece noções de modelagem geométrica 3D para construção de personagens e cenários em jogos interativos. Apresenta técnicas de otimização de malha através de texturização. Estuda alternativas de iluminação e representação de materiais.
Jogos para Celulares
Conceitos para o desenvolvimento de jogos para celulares e outros dispositivos de computação móvel.
Produção de Jogos
O objetivo principal da disciplina é oferecer ao aluno uma visão de negócios das partes envolvidas nos processos de desenvolvimento, produção e comercialização de jogos eletrônicos. Serve como base para um futuro produtor ou gerente de projetos de jogos eletrônicos.
Programação 3D
O objetivo é apresentar conceitos e técnicas de computação gráfica utilizados em jogos eletrônicos que servem como base para tópicos mais avançados, através de uma abordagem prática usando DirectX. A disciplina apresenta conceitos básicos de geometria, e alguns dos algoritmos para renderização de imagens 3D e estruturas de dados para representação de sólidos mais utilizados atualmente em jogos eletrônicos.
Game Engine
O objetivo principal da disciplina é apresentar ao aluno ferramentas disponíveis para a elaboração de um jogo eletrônico, e conhecimentos básicos da tecnologia por trás dos game engines. Serve como subsídio para a escolha de ferramentas adequadas ao projeto de um jogo eletrônico.
Noções de Animação
Apresenta noções de percepção de movimentos. Estuda princípios de animação tradicional aplicados à digital. Estuda os quadros-chaves e o processo de interpolação. Criação e uso de rigs. Apresenta a animação por hierarquia, por deformação, por vínculos, os sistemas de partículas e animações procedurais.
Projeto de Interfaces
O objetivo principal da disciplina é analisar tópicos de interação humano-computador que permitem maximizar a satisfação subjetiva do jogador. Permite ao desenvolvedor realizar projetos centrados na figura do jogador, ao invés de baseados em funcionalidades.
Inteligência Artificial
O objetivo desta disciplina é apresentar algumas técnicas de Inteligência Artificial (AI) para uso em jogos de computador. Serão abordados conceitos básicos de AI, agentes, máquinas de estados finitos e problemas clássicos como pathfinding e flocking. Também serão analisadas algumas soluções comerciais (middleware) de AI.
Física para Jogos
O objetivo desta disciplina é apresentar ferramentas e tecnologias de simulação física para uso em jogos de computador. Serão abordados princípios básicos de mecânica, elementos de modelagem, simulação e integração numérica, bem como exemplos de aplicações em jogos. Também serão analisadas algumas soluções comerciais de simulação física. A Simulação Física é, ao lado da Inteligência Artificial, o grande desafio dos desenvolvedores de jogos para dotar de maior realismo suas criações. A vertiginosa evolução do poder de processamento aplicado à computação gráfica tem levado a uma crescente demanda por modelos físicos que estejam de acordo com as cada vez mais exigentes expectativas dos jogadores, tanto em termos de realismo quanto de jogabilidade.
Música e Efeitos Sonoros
Noções do uso de música e efeitos sonoros em jogos e ambientes interativos.
Programação de Jogos em Rede
Os jogos on-line em suas diversas modalidades representam uma fronteira a ser explorada no universo do entretenimento digital. Por este motivo, é importante que os desenvolvedores de jogos compreendam os conceitos e técnicas de programação em rede. Esta disciplina se propõe a apresentar uma visão ampla do tema; serão abordados os princípios que se aplicam ao desenvolvimento de softwares de rede, passando então aos aspectos particulares dos jogos eletrônicos e os problemas mais significativos da área, como sincronização e segurança. Sob o ponto de vista tecnológico, serão adotadas bibliotecas de programação populares na indústria, provendo uma referência entre os conceitos e sua aplicação prática.
Noções de Empreendedorismo
Noções Fundamentais sobre o Empreendedorismo. Definição e identificação de uma Oportunidade de Negócio. Gestão da empresa: Introdução ao marketing, área financeira. Comunicação, Liderança, Negociação. Elaboração de um plano de negócios: Mercado, operações, cenários.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Proposta metodológica
O aluno participa de aulas práticas em laboratório, teóricas e seminários com especialistas da área. Os softwares usados são Unity 3D, CVS, C++, Microsoft Office, Project, Maya e Adobe Photoshop. O Senac dispõe ainda, para este curso, de parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Borland, Corel, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, e GNOSIS IT.

Trabalho de Conclusão de Curso: Consiste na elaboração de projeto e monografia.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Games: produção e programação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Games: Produção e Programação- Centro Universitário Senac from Senac São Paulo

Comerciários tem 20% de desconto na pós-graduação


Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós graduação produção games, pós graduação programação games, especialização produção games, especialização programação games, curso produção games, curso programação games, games interativos 3D, jogos 3D, programação jogos 3D, game design, game engine, jogos para aparelhos celulares, interfaces interativas, interfaces lúdicas, e-games, e Games, Senac, games para dispositivos móveis, games para tablet, games para smartphone.



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.