Pós-Graduação

Desenvolvimento de Games

Formato: presencial

Objetivo
Capacitar o aluno para programar e produzir games interativos 3D. Além da programação de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), o estudante tem contato com modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo, voltados à produção de games.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Games do Senac destaca-se entre outros da área oferecidos pela instituição e reconhecidos nacional e internacionalmente. Disponibiliza aos alunos o Laboratório de Imagens, Visão e Estruturas Espaciais, no qual são realizadas pesquisas, desenvolvidos projetos, oferecidos serviços de consultoria e cursos de atualização e aperfeiçoamento em processamento gráfico e aplicações de imagem, vídeo e áudio digitais. Além disso, o Senac conta com parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Borland, Corel, Macromedia, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, Docuprint MOS e GNOSIS IT.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional com esta especialização estará apto a atuar no mercado de produção de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), associando ainda conhecimentos em modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo voltados à produção de games.

Para isso, são objetivos do curso:
- Conhecer técnicas que facilitem a programação de games.
- Programar jogos 3D.
- Conhecer o processo de produção e gerenciamento da produção de games.
- Ampliar a visão cultural e mercadológica sobre games.
- Conhecer ferramentas de inteligência artificial para games.
- Conhecer e utilizar simulação de efeitos físicos em jogos.
- Conhecer técnicas e limitações para o desenvolvimento de jogos para aparelhos celulares.
- Apresentar técnicas para programação de jogos em rede.
- Identificar as características de modelos tridimensionais, texturas, formas de iluminar e animar para games.
- Saber encomendar modelos 3D, texturas, animações, efeitos sonoros e trilhas musicais.
- Desenvolver noções de empreendedorismo relacionadas ao mercado de games.

Panorama de mercado
A América Latina contribui com apenas 2% do mercado mundial de games, que movimenta bilhões de dólares por ano. Os países que oferecem melhores oportunidades de crescimento são China, Brasil, Índia e Rússia. Como os dois últimos não possuem a cultura de jogos característica do povo brasileiro, nosso país é o maior mercado potencial. Há aproximadamente 60 empresas produtoras de games no Brasil. Além de importar games e cultura de outros países, o Brasil pode atender seu mercado interno e também exportar.

Estamos ainda longe da capacidade técnica e de investimento de países como Japão, Coreia e Estados Unidos. Nossos desenvolvedores são pessoas apaixonadas por jogos e empreendedoras e este mercado ainda está em formação no Brasil. O maior potencial está no desenvolvimento de games para entretenimento, propaganda e educação, num campo de trabalho que se estende ao desenvolvimento de sistemas em geral com interfaces interativas e lúdicas.
Graduados em cursos da área de tecnologia da informação, engenharia, ciências da computação, sistemas de informação ou afins e em outras áreas, desde que tenham conhecimentos sobre programação.
Profissionais com diploma de ensino superior em Tecnologia da Informação, Engenharia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e áreas afins, além de profissionais com outras formações e com habilidades de programação, como programadores e webdesigners, que queiram especializar-se na produção e programação de games.
GAME ENGINE
Apresenta o conceito de game engine, seus principais recursos e funcionalidades, proporcionando a sua aplicação nos processos de produção de um jogo digital.
GAME DESIGN
Apresenta os principais elementos e conceitos teóricos necessários para criação da mecânica do jogo, bem como seu registro e documentação.
NARRATIVA APLICADA A JOGOS DIGITAIS
Apresenta e discute as principais características da narrativa aplicada aos jogos, bem como os principais recursos e desafios para criação de uma narrativa nova que torne significativa a experiência de jogo.
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO PARA GAMES
Apresenta, por meio de abordagem prática, os algoritmos e as estruturas de dados tipicamente utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
MODELAGEM 3D E RENDERIZAÇÃO
Trata elementos de modelagem geométrica 3D para construção de personagens e cenários em jogos interativos. Apresenta o conceito de UV e os principais recursos para sua abertura e conceitos de transferência de malha Highpoly-Lowpoly.
DISPOSITIVOS MÓVEIS E PORTABILIDADE
Aborda as particularidades do desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas, como consoles, browsers, TVs e demais dispositivos, com ênfase aos dispositivos móveis.
PROJETO DE INTERFACES
Analisa tópicos de interação homem-computador que permitem maximizar a satisfação subjetiva do jogador. Permite ao desenvolvedor realizar projetos centrados na figura do jogador, em vez de basear-se em funcionalidades.
ANIMAÇÃO
Trata da percepção de movimentos. Estuda princípios da animação tradicional aplicados a ambientes digitais. Analisa os quadros-chave e o processo de interpolação e introduz a criação e o uso de rigs. Apresenta a animação por hierarquia, por deformação e suas particularidades de aplicação dentro do contexto do jogo.
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM REDE
Introduz os princípios que se aplicam ao desenvolvimento de softwares em rede, passando pelos aspectos particulares dos jogos eletrônicos e pelos problemas mais significativos da área, como sincronização e desempenho.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Apresenta técnicas de inteligência artificial (IA) para uso em jogos eletrônicos. Aborda seus conceitos básicos como regras de produção, agentes, redes neurais artificiais, algoritmos genéticos e máquinas de estados finitos.
GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta o conceito de gamificação, sua aplicação, os principais métodos para desenvolvê-la e como pode auxiliar sistemas no contexto corporativo e educacional.
PRODUÇÃO DE JOGOS
Apresenta perspectiva de negócios das partes envolvidas nos processos de desenvolvimento, produção e comercialização de jogos eletrônicos. Propõe bases para produtor ou gerente de projetos compreender e atuar no âmbito mercadológico do negócio de produção de games.
EMPREENDEDORISMO
Introduz conceitos fundamentais de empreendedorismo. Define e identifica oportunidades de negócio. Analisa estratégias de inserção e manutenção de jogos no mercado, mediante a elaboração de plano de negócios.
MÚSICA E EFEITOS SONOROS
Apresenta conceitos sobre o uso de música e de efeitos sonoros em jogos e ambientes interativos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
O aluno participa de aulas práticas em laboratório, teóricas e seminários com especialistas da área. Os softwares usados são Unity 3D, CVS, C++, Microsoft Office, Project, Maya e Adobe Photoshop. O Senac dispõe ainda, para este curso, de parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Borland, Corel, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, e GNOSIS IT.

Trabalho de Conclusão de Curso: Consiste na elaboração de projeto e monografia.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Desenvolvimento de Games (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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