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Senac São Paulo
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Pós-graduação

Games: produção e programação

Formato: presencial

Objetivo
Capacitar o aluno para programar e produzir games interativos 3D. Além da programação de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), o estudante tem contato com modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo, voltados à produção de games.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Games: produção e programação do Senac destaca-se entre outros da área oferecidos pela instituição e reconhecidos nacional e internacionalmente. Disponibiliza aos alunos o Laboratório de Imagens, Visão e Estruturas Espaciais, no qual são realizadas pesquisas, desenvolvidos projetos, oferecidos serviços de consultoria e cursos de atualização e aperfeiçoamento em processamento gráfico e aplicações de imagem, vídeo e áudio digitais. Além disso, o Senac conta com parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Borland, Corel, Macromedia, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, Docuprint – MOS e GNOSIS IT.

Carga horária: 414 horas

Unidade
Infraestrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Biblioteca com excelente acervo na área de TI, CD-ROMs, periódicos nacionais e internacionais, salas individuais para estudo ou para trabalhos em equipe e sala de multimídia.
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00;
Passo 4 – Envie o seu currículo profissional para: postito@sp.senac.br– indicando nome completo e curso escolhido;

Atenção: este processo será realizado de forma coletiva.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

Para participar do processo seletivo siga os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00;
Passo 4 – Envie o seu currículo profissional para: possantoamaro@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde contato da equipe de pós-graduação que irá agendar o processo seletivo com a coordenação do curso.

Atenção: este processo será realizado através de análise de documentação e entrevista com o coordenador de curso.

Número de Vagas: 35

 
Investimento
Formas de pagamento: 24 parcelas de R$ 708,58 (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela) ou 10% de desconto no pagamento à vista do valor total do curso (valor total do curso R$17.006,00) 20% de desconto para comerciários. Informe-se sobre a política de descontos institucionais. (valor referente às turmas em andamento)Em até 24 parcelas de R$ 708,58 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1417,17 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 566,87. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Março/2017 Término: Junho/2018Turma 1
terça: 19h15-22h50
quinta: 19h15-22h50
Início: Agosto/2017 Término: Dezembro/2018

Obs: as datas estão sujeitas a alterações.
Coordenador(es)Prof. Msc - Alexandre Vieira
postito@sp.senac.brMarvin Oliver Schneider
possantoamaro@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Prof. Msc. Alexandre Vieira da Silva
Graduado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (2005), pós-graduado especialista em Computação Gráfica pelo SENAC (2009) e mestre em jogos digitais pela PUC-SP, pesquisando sobre narrativas interativas. Docente do Centro Paula Souza desde 2007, ministrando aulas no curso técnico de Comunicação Visual e docente do SENAC desde 2010, lecionando nos cursos de pós-graduação em: - Computação Gráfica 3D: Modelagem, Animação e Rendering; - Games: Produção e Programação; E nos cursos de Graduação em: - Tecnologia em Jogos Digitais; - Tecnologia em Produção Audiovisual; Atuante no mercado como designer digital a 9 anos, desenvolvendo projetos para internet, games e animações.

Prof. Msc. Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos
Mestre em Jogos Digitais pela PUCSP. Sócio fundador da QUByte Interactive e professor dos cursos tecnológicos, pós-graduação e extensão universitária de jogos digitais do SENACSP, FMU e PUCSP. Experiência no desenvolvimento de jogos digitais nas mais variadas plataformas tais como: Android, IOS, OSX, Nintendo WII, Sony PS3. Especializado em desenvolvimento de gameplay em diversas game engines e APIs como: PhisX, XNA, Ogre, Irrlish ,Unreal Engine 2, Unreal Engine 3, Unity3d, Shiva entre outros.

Prof. Msc. Fábio Luiz Livramento Barretto Musarra
Docente no Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais e no curso Superior em Tecnologia em Jogos Digitais. Docente nos cursos de Pós-Graduação de Animação e Graduação em Produção Áudio Visual no Centro Universitário SENAC-SP. Discente de Doutorado na Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Pós-graduado em Computação Gráfica 3D pelo SENAC-SP. Atuação profissional nas seguintes áreas: Computação Gráfica 3D; Animação para Jogos Digitais; Edição e Finalização de Vídeo.

Prof. Dr. Marvin Oliver Schneider
Graduado em Informática pelo Centro Universitário Positivo (2000), mestrado em Sistemas de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), doutorado em Ciência da Computação pela Universität Karlsruhe (TH) (2007) e pós-doutorado em Ciência da Computação pela USP São Carlos (ICMC) (2013). É professor de pós-graduação da Business School São Paulo e do Centro Universitário do Senac. Possui experiência prática em empresas multinacionais - principalmente voltada para gestão de projetos de TI - e sua pesquisa foca em aplicações inteligentes e jogos eletrônicos. É coordenador do Centro de Inovação Microsoft no Senac, Campus Santo Amaro.

Prof. Msc. Lucas Padovani Trias
Bacharel em ciência da computação pelo Senac e mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP.

Prof. Esp. Marco Aurélio Casson
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade São Judas Tadeu (2004). Possui Pós-graduação (lato sensu) em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu (2006) Designer Gráfico com vasta experiência em diversas áreas do audiovisual, como: produção gráfica, design gráfico editorial, ilustração, animação, edição de vídeo, efeitos especiais digitais, 3D, desenvolvimento de jogos e aplicativos para plataformas móveis.

Prof. Msc. Odair Gaspar
Graduado em engenharia industrial mecânica pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes e mestre em design pela Universidade Anhembi Morumbi.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Alexandre Vieira da Silva
Graduado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (2005), pós-graduado especialista em Computação Gráfica pelo SENAC (2009) e mestre em jogos digitais pela PUC-SP, pesquisando sobre narrativas interativas. Docente do Centro Paula Souza desde 2007, ministrando aulas no curso técnico de Comunicação Visual e docente do SENAC desde 2010, lecionando nos cursos de pós-graduação em: - Computação Gráfica 3D: Modelagem, Animação e Rendering; - Games: Produção e Programação; E nos cursos de Graduação em: - Tecnologia em Jogos Digitais; - Tecnologia em Produção Audiovisual; Atuante no mercado como designer digital a 9 anos, desenvolvendo projetos para internet, games e animações.

Fábio Luiz Livramento Barretto Mussara
Docente no Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais e no curso Superior em Tecnologia em Jogos Digitais. Docente nos cursos de Pós-Graduação de Animação e Graduação em Produção Áudio Visual no Centro Universitário SENAC-SP. Discente de Doutorado na Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Pós-graduado em Computação Gráfica 3D pelo SENAC-SP. Atuação profissional nas seguintes áreas: Computação Gráfica 3D; Animação para Jogos Digitais; Edição e Finalização de Vídeo.

Ivaldo Luiz Moreira
Músico profissional pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional EFAP-OMB/MG. Aluno especial no curso de pós-graduação em música no programa de mestrado da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2012). Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista UNIP (2014). Docente nos cursos de Tecnologia em Produção Audiovisual (Animação) e Design de Moda: Estilismo e Modelagem no Centro Universitário SENAC-CAS. Graduado com licenciatura plena em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2005) e habilitação em Orientação Educacional.

João Carlos Néto
Bacharel em Matemática pela Unib, Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui ampla experiência nas áreas de desenvolvimento de sistemas, produção, suporte, infraestrutura tecnológica e se especializou na área de segurança de informação. É pesquisador no LARC-EP/USP e coordenador de cursos de Pós-graduação em Tecnologia da Informação no SENAC/SP.

Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos
Mestre em Jogos Digitais pela PUCSP. Sócio fundador da QUByte Interactive e professor dos cursos tecnológicos, pós-graduação e extensão universitária de jogos digitais do SENACSP, FMU e PUCSP. Experiencia no desenvolvimento de jogos digitais nas mais variadas plataformas tais como: Android, IOS, OSX, Nintendo WII, Sony PS3. Especializado em desenvolvimento de gameplay em diversas game engines e APIs como: PhisX, XNA, Ogre, Irrlish ,Unreal Engine 2, Unreal Engine 3, Unity3d, Shiva entre outros.

Marvin Oliver Schneider
Graduado em Informática pelo Centro Universitário Positivo (2000), mestrado em Sistemas de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), doutorado em Ciência da Computação pela Universität Karlsruhe (TH) (2007) e pós-doutorado em Ciência da Computação pela USP São Carlos (ICMC) (2013). É professor de pósgraduação da Business School São Paulo e do Centro Universitário do Senac. Possui experiência prática em empresas multinacionais - principalmente voltada para gestão de projetos de TI - e sua pesquisa foca em aplicações inteligentes e jogos eletrônicos. É coordenador do Centro de Inovação Microsoft no Senac, Campus Santo Amaro.

Docentes Convidados


Carolina Marielli Barreto
Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Artes e graduada em Educação Artística - Artes Plásticas (UNESP). Desenvolve trabalhos de pesquisa em Arte e Design e desenvolvimento de desenhos curriculares, atua na formação de educadores/professores e projetos na área de mediação cultural e arte-educação, assim como oficinas de linguagens visuais/design desde de 2001, professora de Artes/Design em diversas modalidades de ensino.

Elthon Manhas de Freitas
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu (2005), MBA em Finanças pela FGV (2012) e Mestrando em Ciência da Computação pela USP. Possui experiência em desenvolvimento de sistemas distribuídos e de processamento estatístico em empresas de diversos segmentos. No momento atua como pesquisador em inteligência artificial pela USP e como consultor especialista em sistemas de banco de atacado na América Latina. Possui certificações em desenvolvimento de sistemas MCP, MCAD e MCSD e em gestão de projetos PMP-PMI.

Giovanna Saggiomo
Pós-graduada em Games: Produção e Programação e Bacharela em Design Industrial pelo Senac. Atuou como Game Master na Playspot, Community Manager freelancer para a Spil Games, Costumer Support na Top Free Games e Designer no Centro de Inovação e Tecnologia Senac. Redatora do blog Geek@Nite e colecionadora de Funko Pops.

Gledson Joaquim Lopes
Graduado em Ciência da Computação pela Faculdade Sumaré e pós-graduado em Gestão de projetos pela FGV. É gestor na Accenture, atuou como Gerente de Projetos na BRQ e como analista de sistemas em empresas multinacionais.

Guilhes Prates Damian
Formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Programação e Produção de Games pelo SENAC. Iniciou sua carreira em 1998, dedicando-se inteiramente à internet e meios digitais. Atuou por mais de 10 anos com jornalismo e produção de conteúdo online. É socio fundador da QUByte Interactive, estúdio brasileiro de games com foco em plataformas móveis, primeiro estúdio brasileiro independente certificado pela Nintendo e Sony para desenvolvimento nos consoles Wii e Nintendo DS e Sony PS3. Os jogos da Qubyte somam, em todas as plataformas, mais de 10 milhões de downloads no mundo inteiro.

João Roberto Folloni
Engenheiro mecânico formado pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (atual UNIP, em 1983); - Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1988), - Especialização em Gestão do Conhecimento na FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (2003); - MBA em Gerenciamento de Projetos - Internacional pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e University of California - Irvine (Brasil e USA) (2010). Experiência na área da Energia renovável em hidrelétricas e biomassa, indústria automotiva e indústria em geral. Vivência internacional na França e Alemanha.

Juliana Marcantônio
Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Senac. Atuou como Analista de Sistemas nas empresas Consist, BRQ, Hewlett Packard Enterprise e EDS.

Rodrigo Antonio Quintano Neira
Pós-graduado em Games: Produção e Programação pelo Senac Campus Santo Amaro, Bacharel em Ciência da Computação pelo IME-USP. Atuou como Engenheiro de Software e Coordenador de Projetos na divisão de R&D da LG Electronics do Brasil. Atuou como Analista Programador por mais de 10 anos com diferentes linguagens de programação em empresa de pequeno porte. Desenvolveu editor gráfico gratuito. Produziu ilustrações para finalidades diversas. Leciona em disciplina de Programação 3D no curso de pós-graduação em Games do Senac. Atua em desenvolvimentos freelance de video games.

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