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Desenvolvimento de Games

Formato: presencial

Objetivo
Capacitar o aluno para programar e produzir games interativos 3D. Além da programação de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), o estudante tem contato com modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo, voltados à produção de games.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Games do Senac destaca-se entre outros da área oferecidos pela instituição e reconhecidos nacional e internacionalmente. Disponibiliza aos alunos o Laboratório de Imagens, Visão e Estruturas Espaciais, no qual são realizadas pesquisas, desenvolvidos projetos, oferecidos serviços de consultoria e cursos de atualização e aperfeiçoamento em processamento gráfico e aplicações de imagem, vídeo e áudio digitais. Além disso, o Senac conta com parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft, Oracle, Cisco Systems e Furukawa.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Infraestrutura
Salas de aula e laboratórios climatizados, com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam um ambiente para o aprendizado, troca de experiências e informações.
Biblioteca com acervo de livros e periódicos especializados, com consulta livre e bases de dados assinada e internet. Áreas de acesso para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção.
Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do Processo de ingresso siga os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Envie o seu currículo profissional para: possantoamaro@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;

Número de Vagas: 35

Etapas do Processo de Ingresso

Registre seu interesse no botão ao lado ou envie mensagem para poscampinas@sp.senac.br


1ª Etapa - Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa - Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto “seu nome completo” e “curso pretendido”:

• Diploma de graduação (cópia frente e verso)

• Currículo Profissional

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de orientação

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações para a finalização do processo de matrícula.

As matrículas deverão efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato por e-mail. A não realização da matrícula no prazo estabelecido, automaticamente outros candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.


Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

 
Investimento
Em até 24 parcelas de R$ 724,08 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1448,17 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 579,27. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
OBS: Valor referente às turmas em andamento.Em até 24 parcelas de R$ 724,08 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.448,17 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS: Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 579,27. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso.Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h30-16h40


Obs: 1) O valor da primeira parcela é pago no ato da matrícula. 2) Algumas atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso, ou adequação de calendário, poderão ser realizadas em dias da semana diferentes do contratado, bem como eventuais reposições de aulas e orientação de TCC. As datas serão previamente agendadas.
Coordenador(es)Marvin Oliver Schneider
possantoamaro@sp.senac.brFatima Regina Colevate e Julia Stateri
poscampinas@sp.senac.br / julia.stateri@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou em empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Sua pesquisa e suas publicações focam em Inteligência Artificial e Games. Coordena o Centro de Inovação e Tecnologia do Centro Universitário Senac. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui certificações PMP, PSM, ITIL, Java, Maya e 3ds Max.

Giovanna Saggiomo
Mestranda em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Games: Produção e Programação e Bacharel em Design Industrial pelo Senac. Atuou como Game Master na Playspot, como Community Manager freelancer para a Spil Games e Costumer Service na Top Free Games. Redatora do blog Geek at Nite, colecionadora de Funko Pops e jogadora de games digitais e boardgames.


Ivaldo Luiz Moreira
Músico profissional pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional EFAP-OMB/MG. Aluno especial no curso de pós-graduação em música no programa de mestrado da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2012). Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista UNIP (2014). Docente nos cursos de Tecnologia em Produção Audiovisual (Animação) e Design de Moda: Estilismo e Modelagem no Centro Universitário SENAC-CAS. Graduado com licenciatura plena em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2005) e habilitação em Orientação Educacional.

Convidados


Adilson Khouri
Mestre em Inteligência Artificial (USP), Bacharel em Sistemas de informação (USP). Cinco anos de experiência na indústria de software atuando em grandes empresas: Como analista de sistemas no Itaú Unibanco (risco de mercado, tesouraria) e cientista de dados na Pagseguro (Risco de Fraude e consultor interno de Data Science). Publicou artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Participou de eventos internacionais como Strata Hadoop em Nova York e no CONTECSI da FEA, atualmente cursando disciplinas para seu doutorado em Bioinformática.

Carolina Marielli Barreto
Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Artes e graduada em Educação Artística - Artes Plásticas (UNESP). Desenvolve trabalhos de pesquisa em Arte e Design e desenvolvimento de desenhos curriculares, atua na formação de educadores/professores e projetos na área de mediação cultural e arte-educação, assim como oficinas de linguagens visuais/design desde de 2001, professora de Artes/Design em diversas modalidades de ensino.

Guilhes Damian
Formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Programação e Produção de Games pelo SENAC. Iniciou sua carreira em 1998, dedicando-se inteiramente à Internet e meios digitais. Atuou por mais de 10 anos com jornalismo e produção de conteúdo online. É sócio fundador da QUByte Interactive, estúdio brasileiro de games com foco em plataformas móveis, primeiro estúdio brasileiro independente certificado pela Nintendo e Sony para desenvolvimento nos consoles Wii e Nintendo DS e Sony PS3. Os jogos da Qubyte somam, em todas as plataformas, mais de 10 milhões de downloads no mundo inteiro.

Juliana Marcantônio
Pós-graduada em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Senac e Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 15 anos de prática na área de tecnologia da informação, atuou com consultoria em ERPs diversos e análise de sistemas em mainframe nas empresas Consiste, BRQ, Hewlett Packard Enterprise e EDS. Experiência em projetos de sistemas financeiros em clientes de grande porte, como General Motors e Banco Itaú. Certificada em ITIL Foundation. Grande habilidade em qualidade de processos e metodologias. Leciona disciplina de metodologia de pesquisa.

Rodrigo Quintano
Pós-graduado em Games: Produção e Programação pelo Senac Campus Santo Amaro, Bacharel em Ciência da Computação pelo IME-USP. Atuou como Engenheiro de Software e Coordenador de Projetos na divisão de R&D da LG Electronics do Brasil. Atuou como Analista Programador por mais de 10 anos com diferentes linguagens de programação em empresa de pequeno porte. Desenvolveu editor gráfico gratuito. Produziu ilustrações para finalidades diversas. Leciona em disciplina de Programação 3D no curso de pós-graduação em Games do Senac. Atua em desenvolvimentos freelance de vídeo games.

Henrique Chaltein
Henrique Chaltein
Mestre em Game Design and Development através do Rochester Institute of Technology (RIT) em Rochester/NY. Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como desenvolvedor de jogos front end a 2 anos na TFG em São Paulo/SP.


Christiano Donke
Bacharel em Biomedicina, pela Faculdade Metropolitanas Unidas (UniFMU), especializado em Microbiologia. Enveredou para a área de tecnologia, se pós-graduando em Tecnologias e Arquitetura de Software no Centro Universitário SENAC-SP. Desde 2014 atua como Engenheiro de Suporte de Desenvolvimento na empresa Microsoft, ministrando também treinamentos.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.


Julia Stateri
Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, é coordenadora dos cursos de pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce, Design Gráfico de Desenvolvimento de Games do Senac de Campinas. Junto ao Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter, com o apoio do Instituto de Artes da UNICAMP e da Extecamp, lançou o Massive Open Online Course "A complexidade sensível: um paralelo entre videogames e arte" pela plataforma internacional Coursera, com mais de 13.000 inscritos em 58 países. Fundadora da Oficina Lúdica, trabalha em projetos que aliem as áreas de produção cultural e game design.

Erika Caramello
Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, é mestra em Comunicação e Informação pela UFRGS, com foco em redes sociais. Foi consultora na Variari, uma das primeiras agências mobile do Brasil, e atuou no mercado de planejamento estratégico para projetos digitais do Banco Real, Camargo Correa, Coca-Cola, Goodyear, iG, Instituto Mauá de Tecnologia, Secretaria da Fazenda - SP, TOTVS, Tribunal de Contas dos Municípios - CE, UOL e Vivo, entre outras empresas. Desde 2003, leciona em cursos de graduação e pós nas áreas de Comunicação Social, Gestão, Jogos Digitais e TI, tendo aprendido a empreender na prática, fundando empresas de games, aplicativos e soluções digitais.

Felipe Orsini Martinelli
Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, graduado em Comunicação Social com habilitação em Midialogia pela mesma instituição, complementou sua formação com um intercâmbio para a Universidad Federal de Buenos Aires no curso de Ciencias de la Comunicación. É coordenador de educação e desenvolvedor no Gamux, grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos presente em diversas instituições de ensino superior de Campinas. Atua na área de animação e edição para audiovisual, além de lecionar em cursos de Ciência da Computação e Produção Audiovisual.

Fabio Razzo Galuppo
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentou a dissertação intitulada Resoluções do Problema do Caixeiro Viajante Aplicando Algoritmos de Aproximação, Randomização e Heurísticas da Inteligência Artificial com Computação Paralela. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Ibirapuera, é também autor do livro Desenvolvendo com C#.

Gabriel de Souza Fedel
Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, graduado em Ciências da Computação pela USP, tem experiência na área de Banco de Dados, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Software Livre, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dados, detecção de agrupamentos de dados, integração de mineração de dados com SGBD e busca multimodal. Atualmente é Analista de Desenvolvimento Tecnológico no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).