Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Hemoterapia

Técnico em Hemoterapia

Objetivo
Habilitar o aluno para realizar processos de captação, triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos interessados em doar sangue, bem como a realizar coleta, processamento, controle, armazenamento, expedição e infusão de hemocomponentes, provas sorológicas e imunohematológicas, de acordo com as normas técnicas, de biossegurança e legislação vigentes.
Diferenciais
O Laboratório de Hemoterapia e Biotecnologia do Senac é um dos mais modernos do setor, possibilita ao aluno a simulação de técnicas laboratoriais específicas dos Serviços de Hemoterapia (Ciclo do Sangue).
Além disso, o curso conta com a tradição e o pioneirismo da instituição na formação de profissionais na área de Hemoterapia, corpo docente altamente qualificado para atender aos desafios do setor, que vem passando por significativas mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, biblioteca acadêmica com amplo acervo da área, além de várias bases de dados assinadas.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Área de atuação
O egresso do curso Técnico em Hemoterapia poderá atuar em serviços de hemoterapia públicos ou privados (banco de sangue), hospitais, clínicas e laboratórios especializados em hematologia terapêutica, bancos de cordão umbilical, placentários e de medula óssea, laboratórios de análises clínicas, empresas e serviços da área diagnóstica e de biotecnologia, bem como na produção de hemoderivados e em instituições educacionais e de pesquisa. Trabalha sempre sob supervisão do médico hemoterapeuta ou hematologista.
Panorama de mercado
Nas últimas décadas, o sistema de saúde brasileiro e as instituições de saúde nas quais se inserem as unidades hemoterápicas vêm sofrendo substanciais mudanças e tem aumentado significativamente o grau de exigência acerca da qualidade dos serviços, tanto em função da criação de um conjunto de normas e padrões que regem as atividades da área como pela implantação dos sistemas de qualidade e acreditação hospitalares e hemoterápicos. Assim, a presença de profissionais qualificados, capazes de integrar equipes multidisciplinares e de atuar em todas as etapas do ciclo produtivo do sangue e nos demais segmentos relacionados à hemoterapia, tornou-se indispensável no mercado. Em contrapartida, a carência de capacitação específica de muitos dos atuantes na área e a escassez de oferta de programas de formação vêm condicionando significativamente a captação desses profissionais.


Ato de Autorização

Resolução CRS nº 17/2014 de 24/06/2014.

Método

Proposta metodológica
São propostas vivências e/ou simulações por meio de atividades práticas realizadas no laboratório de hemoterapia e biotecnologia do Senac São Paulo associadas a estudos de casos, proposição de problemas, dramatizações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas e exigidas pelo mercado.
Programa:
Módulo 1 - Captação de Doadores e Coleta de Sangue e Hemocomponentes
Carga horária: 208 horas
Módulo 2 - Triagem Laboratorial de Doenças Transmissíveis pelo Sangue
Carga horária: 168 horas
Módulo 3 - Imunohematologia Clínica e Laboratorial
Carga horária: 348 horas
Módulo 4 - Processamento e Armazenamento de Hemocomponentes
Carga horária: 108 horas
Módulo 5 - Terapia Transfusional
Carga horária: 120 horas
Módulo 6 - Biotecnologia
Carga horária: 84 horas
Módulo 7 - Gestão da Qualidade
Carga horária: 84 horas
Módulo 8 - Gestão Empreendedora
Carga horária: 80 horas


Estágio

O curso não prevê estágio obrigatório, mas o aluno pode solicitar estágio voluntariamente. Nesse caso, deve procurar a coordenação do curso.
Para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Hemoterapia, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens. 

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- CPF (apresentação do original).
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada), ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.



Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

Parceiro Sofis Tecnologia