Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Design para Movelaria

Formato: presencial

Objetivo
Formar especialistas no desenvolvimento de produtos voltados para a indústria moveleira, e destinados ao uso doméstico ou corporativo.

Além disso: proporciona capacitação e permanente atualização profissional em sintonia com as conquistas científicas e tecnológicas, bem como com as tendências e necessidades socioculturais e econômicas no âmbito doméstico e corporativo; contribui, com a constante investigação, para a formação de um repertório coletivo compatível com os desafios impostos pela competição global; contribui na identificação de possibilidades e potencialidades construtivas e produtivas, de necessidades socioculturais e de oportunidades de empreendimento e ocupação; incentiva a prática de valores e princípios éticos, estéticos e de responsabilidade social; contribui para a competitividade global e o crescimento socioeconômico do país, especializando profissionais preocupados com o aprimoramento contínuo e comprometidos com a qualidade e a produtividade necessárias.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Design para Movelaria busca desenvolver projetos integrados ao contexto produtivo, possibilitando ao aluno o contato direto com todas as fases do desenvolvimento do produto, dos primeiros estudos à construção do protótipo.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O especialista em design de móvel está habilitado a atuar profissionalmente tanto como designer autônomo ou ligado a um escritório de design, quanto junto a uma empresa moveleira (marcenaria de médio e grande portes ou indústria de móveis), em cargos de gerência de projeto ou produto. Poderá ainda exercer atividade docente junto às disciplinas de projeto em escolas de design. Por sua vez, o arquiteto que venha a titular-se pelo curso estará instrumentado para personalizar seus projetos a partir da utilização de mobiliário exclusivo, detalhado com o rigor e engenhosidade característicos da movelaria industrial.

Panorama de mercado
O ramo da movelaria caracteriza-se pela dinâmica e inovação, abrangendo mais de três mil empresas sindicalizadas só na grande São Paulo. Dentro do vasto território de atuação do designer, são poucas as áreas capazes de catalizar a atenção de estudantes e formandos em Design como a do projeto do mobiliário doméstico e corporativo. Em contrapartida, ao enveredar pelos meandros do projeto do mobiliário serializado, o jovem profissional fatalmente deparar-se-á com a evidência de seu despreparo. A principal razão é a dificuldade de se construir um padrão de relacionamento entre escola e indústria capaz de oferecer aos alunos uma referência concreta do contexto produtivo (materiais e correlatos processos de produção), a partir do qual ele possa articular a experimentação projetual, sem que isto signifique a submissão da instituição de ensino em relação à empresa.

Embora contabilizemos milhares de bacharéis em Desenho Industrial, somados a uma parcela expressiva dos também milhares de arquitetos que se voltam ao projeto de mobiliário, o nível de competência do Design Nacional deixa a desejar, levando à exasperação o restrito grupo de empresários cada vez mais sintonizados com padrões internacionais de avanço tecnológico no âmbito da produção.

Para agravar o quadro, praticamente inexistem opções de aprimoramento profissional, uma vez que os raros cursos de pós-graduação em design têm-se voltado, preponderantemente, para a atuação didática, em detrimento da atividade projetual.
Público-alvo
Profissionais com ensino superior completo, preferencialmente egressos dos cursos de Desenho Industrial, Arquitetura e Design, mas também dos cursos de Engenharia, Comunicação e Artes, e aos demais diplomados que apresentem potencialidades e interesses condizentes com as propostas do curso.
Proposta Metodológica:
Centrada na atividade projetual, a estratégia metodológica que norteia o curso está diretamente vinculada à proposição de um novo modelo de relacionamento entre escola, aluno e indústria parceira. Além disso, a seleção de professores, que transitam com desenvoltura e competência comprovadas entre a academia e a atividade projetual, garante a efetiva integração entre acuidade reflexiva e competência projetual.

Trabalho de conclusão de curso:
Projeto prototipado de móvel, desenvolvido sob a orientação de professores especializados.
Pós-graduação lato sensu – Especialização em Design para a Movelaria (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação em design para a movelaria, especialização em design para a movelaria, curso design para a movelaria, design de móveis, movelaria industrial, indústria moveleira, desenho de móveis, ergonomia, arquitetura, design de produto, competitividade movelaria, construção protótipo movelaria, projeto mobiliário doméstico, projeto mobiliário corporativo, projeto mobiliário serializado, processos de produção movelaria, Senac.



 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2015 Senac São Paulo