Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Remediação de Áreas Contaminadas

Remediação de Áreas Contaminadas

Objetivo
O curso tem por objetivo especializar profissionais para atuar nas diferentes etapas e funções dos processos de remediação de áreas contaminadas, com ênfase nas técnicas consagradas de mercado e no aprofundamento dos estudos em relação às alternativas tecnológicas e aos novos processos aplicáveis à remediação dessas áreas. Visa, ainda, à formação de profissionais com uma visão crítica desse processo, capacitados, portanto, para contribuir com o aprimoramento e revisão das ações propostas.

Diferencial
Curso pioneiro no mercado e desenvolvido considerando as principais tendências do mercado de serviços ambientais, tomando como base a nova regulamentação do setor e as demandas das empresas que atuam nesse segmento.
Parceria estabelecida com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), visando agregar valor educacional, o curso possui dupla certificação Senac e Cetesb.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do Processo de ingresso siga os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Envie o seu currículo profissional para: possantoamaro@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;

Número de Vagas: 30

 
Investimento

OBS: Valores referentes a turma em andamento.
Horário do Curso
Coordenador(es)Rodrigo Cesar de Araujo Cunha
possantoamaro@sp.senac.br
Corpo Docente

Rodrigo Cesar de Araujo Cunha
Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/USP (1978), Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/USP (1988) e Doutorado em Recursos Minerais e Hidrogeologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor e Coordenador de curso de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAC e gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Contaminação do Solo e da Água Subterrânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Risco à Saúde, Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas, Gerenciamento de Passivos Ambientais, Licenciamento Ambiental.

Marcos Tanaka Riyis
Engenheiro Ambiental formado pela UNESP/Sorocaba e Licenciado em Educação Física pela EEFEUSP. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela FEB/UNESP e Doutorando pela FEB/UNESP na Área de Geotecnia Ambiental. Pós-Graduado em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC e em Educação Ambiental pelo SENAC. Autor de diversos artigos em periódicos e em Congressos nacionais e internacionais e capítulos de livros relacionados com Investigação de Áreas Contaminadas. Atualmente é Diretor Técnico da ECD Sondagens Ambientais, empresa especializada em coleta de dados para Investigações Ambientais de Alta Resolução (HRSC) e professor dos cursos do SENAC de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e em Remediação de Áreas Contaminadas.

Martim Afonso de Souza
Geólogo, graduado pelo Instituto de Geociências da USP - 1995, atua há mais de 20 anos no gerenciamento e desenvolvimento de projetos de diagnóstico e remediação ambiental em solos e águas subterrâneas. Especializou-se na implantação de sistemas complexos de remediação in situ. Possui experiência internacional através de intercâmbios técnicos na Alemanha e no Canadá, além de treinamentos nos Estados Unidos. Professor do curso de pós-graduação em Áreas Contaminadas do SENAC desde 2005. MBA em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC - 2009. Atualmente atua como Consultor Independente para empresas de consultoria, indústrias e demais setores do mercado.

Professores Convidados


Afrânio Pessoa
Engenheiro Químico graduado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado e doutorado nas áreas de Controle e Otimização de Processos Químicos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Referência nacional no desenvolvimento de projetos de Remediação de Áreas Contaminadas, Tratamento de Efluentes e Reuso de Água, tem em seu currículo 20 anos de experiência como consultor ambiental de indústrias dos mais diversos segmentos. Destaca-se por sua visão multidisciplinar e por sua grande experiência prática, aliadas ao forte conhecimento acadêmico. Atualmente é Diretor Técnico da KAZZ AMBIENTAL e Professor do curso de pós-graduação em Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC.

Fabio Minzon Rodrigues
Atualmente possui o cargo de coordenador de remediação na empresa Arcadis. Foi sócio e diretor técnico da Hidrosuprimentos, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de tecnologias para remediação e amostragem de água subterrânea. Engenheiro Eletricista pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial (2003), possui também duas especializações em Gerenciamento (2007) e Remediação de Áreas Contaminadas pelo SENAC-SP. Atua principalmente na área de contaminação e remediação de solos e águas.

Fernanda campos Oliveira
Engenheira Ambiental formada pela UNESP com mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP e especialista em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (Senac) com 8 anos de experiência na área, tanto em processo de investigação quanto com projetos de remediação por meio da aplicação de tecnologias avançadas de remediação.

Joyce Rodrigues Cruz
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011) . Atualmente Estagiária - Geologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Geóloga - Trainee do Anglo American Brasil. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geografia Física.


Marco Aurelio Zequim Pede
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geociencias (Geociencias e Meio-Ambiente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é bolsista da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrogeologia, remediaçao, caracterização hidrogeológica.


Nilton jorge Miyashiro
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1988) e especialização em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo Centro Universitário SENAC de São Paulo em 2011. Trabalhou durante quinze anos como geólogo na empresa ENGESOLOS - Engenharia de Solos e Fundações, principalmente na área de Geotecnia e Meio Ambiente adquirindo conhecimentos específicos na investigação do subsolo. Atualmente é sócio diretor da Qualcomtec - Geotecnica e Meio Ambiente empresa parceira e responsável pela gestão da Engesolos. Tem experiência na área de Geotécnica com sondagens de solo e rocha, ensaios de campo e laboratório. Na área Ambiental é especialista no gerenciamento de áreas contaminadas com profundo conhecimento tanto nas Investigações Convencionais como em Alta Resolução (HRSC - High Resolution Site Caracterization) com curso de aperfeiçoamento em "Novas Tecnologias de Caracterização em Alta Resolução Aplicadas na Investigação Ambiental", realizado na UNESP de Rio Claro em Julho 2017. Ministra aula teórico/prática como professor convidado no curso de Extensão Universitária da UNICAMP (Investigação Geoambiental) nas disciplinas de Sondagens SPT-T, ensaios de Permeabilidade In Situ e na Tecnologia do Piezocone (CPTu), no curso de pós-graduação do SENAC (Gerenciamento de Áreas Contaminadas) na disciplina de Geologia (Módulo Meios Físicos), no curso de pós-graduação da FESP (Prática de Fundações e Geotecnia em Empreendimentos Imobiliários) nas disciplinas de Sondagens SPT-T e Ensaios de Permeabilidade In Situ e Técnicas de Investigação Geoambiental e no curso de pós-graduação do IPT (Investigação do Subsolo - Geotecnia e Meio Ambiente) na disciplina de Sondagens Mecanizadas e Amostragens.

Paulo César de Melo Negrão
Engenheiro civil formado pela PUC Campinas e Doutor pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. É CEO e Diretor Técnico da Clean Environment Brasil. Foi Gerente Internacional da QED Environmental Systems (EUA) de 1999 a 2005. Projetou e instalou centenas de sistemas de amostragem e remediação nos EUA, Europa, Brasil, Austrália, China e Japão, entre outros. É professor do curso de extensão em Investigações Geoambientais da UNICAMP e de Técnicas de Remediação na pós graduação Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC/São Paulo. É instrutor do Remediation Course da Princeton Groundwater Inc (Tampa, FL, EUA). Negrão ministrou vários cursos sobre remediação e amostragem de águas subterrâneas para empresas públicas, privadas e de pesquisa, tais como CETESB, Instituto Ambiental do Paraná, FEAM, INEA, UFSCar, UFRN, UFPE, Petrobras/CENPES, IBAMA, CPRM, UNICAMP, INMETRO, IPT entre outras. É relator do Grupo Técnico da ABNT para a elaboração das normas de construção de poços de monitoramento e procedimentos de amostragem de águas subterrâneas.

Paulo Lojkasek Lima
Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Hidrogeologia pela University of Waterloo (2009). Atualmente atua como gerente do Departamento de Pesquisa Aplicada, Inovação e Desenvolvimento da Essencis Engenharia e Consultoria. Possui mais de 11 anos de experiência no mercado de investigação e remediação de áreas contaminadas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeologia de Contaminantes, Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas e Hidrogeologia Urbanao Departamento.