Pós-Graduação
Gestão de Marketing
Objetivos:
- Planejar, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de marketing medindo e avaliando sua eficácia no contexto organizacional;
- Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da busca de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing;
- Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente;
- Executar planos de Marketing, organizando suas ações, a fim de que os planos sejam consistentes, inovadores e geradores de resultados para as organizações.
Aplicação
O aluno do curso Gestão de Marketing terá competência para analisar o contexto da organização em que trabalha e as características do mercado nacional e global com o objetivo de identificar caminhos e novas oportunidades que respondam aos desafios empresariais no cenário atual de alta competitividade e transformação contínua.
Panorama de mercado
Na apresentação intitulada O Marketing do Futuro, segundo a Gartner Group, em 2017, a área de marketing terá um budget (orçamento) em tecnologias maior do que as próprias áreas de Tecnologia das Informação das empresas. O desenvolvimento do marketing foi alçado para as esferas mais estratégicas das organizações, mas isso também se deveu a profundas mudanças que o próprio marketing também vem sofrendo, inclusive em seus conceitos mais básicos.
No Brasil é possível perceber a mudança nas empresas e na vida profissional dos executivos de marketing. No final do ano passado a consultoria Michel Page e o Mundo do Marketing realizaram uma pesquisa para detectar o perfil do profissional de Marketing nos país. As questões mais relevantes apontadas pelos entrevistados foram poder enfrentar os desafios que eles acreditam serem os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e a constante necessidade de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do público-alvo.
Neste sentido, mais do que ser mais um curso de Gestão de Marketing disponível no mercado, trata-se de um programa atual que capacita os alunos nos fatores fundamentais para o exercício da atividade bem como aqueles se tornaram requisitos nos últimos anos em função das transformações em que o mundo e o mercado vem passando.
O aluno do curso Gestão de Marketing terá competência para analisar o contexto da organização em que trabalha e as características do mercado nacional e global com o objetivo de identificar caminhos e novas oportunidades que respondam aos desafios empresariais no cenário atual de alta competitividade e transformação contínua.
Panorama de mercado
Na apresentação intitulada O Marketing do Futuro, segundo a Gartner Group, em 2017, a área de marketing terá um budget (orçamento) em tecnologias maior do que as próprias áreas de Tecnologia das Informação das empresas. O desenvolvimento do marketing foi alçado para as esferas mais estratégicas das organizações, mas isso também se deveu a profundas mudanças que o próprio marketing também vem sofrendo, inclusive em seus conceitos mais básicos.
No Brasil é possível perceber a mudança nas empresas e na vida profissional dos executivos de marketing. No final do ano passado a consultoria Michel Page e o Mundo do Marketing realizaram uma pesquisa para detectar o perfil do profissional de Marketing nos país. As questões mais relevantes apontadas pelos entrevistados foram poder enfrentar os desafios que eles acreditam serem os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e a constante necessidade de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do público-alvo.
Neste sentido, mais do que ser mais um curso de Gestão de Marketing disponível no mercado, trata-se de um programa atual que capacita os alunos nos fatores fundamentais para o exercício da atividade bem como aqueles se tornaram requisitos nos últimos anos em função das transformações em que o mundo e o mercado vem passando.
Profissionais com diploma de graduação, que atuem em funções executivas de supervisão, coordenação, chefia e gestão da área de marketing e setores correlatos; em início da carreira gerencial que necessitem de conhecimento e capacitação das novas práticas mercadológicas para atuarem no mercado competitivo atual; empresários e empreendedores, com diploma de graduação, que buscam implantar a gestão e aprimorar as técnicas de marketing em empresas próprias ou naquelas em que atuam.
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Apresenta visão geral do conceito de marketing e discute sua função e capacidade de gerar valor às organizações e à sociedade, identificando as tarefas da gestão de marketing e aborda a gestão de suas variáveis controláveis: os 4 Ps. Apresenta os principais conceitos sobre comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do cliente, suas necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão de compra, a fim de fornecer bases para o desenvolvimento do plano de marketing.
Apresenta a pesquisa de marketing como ferramenta para a gestão do conhecimento e auxílio na tomada de decisão nas organizações, abordando as etapas da realização de pesquisa de marketing, os métodos de pesquisa, fontes de informação e a importância do Sistema de Informação de Marketing (SIM) como vantagem competitiva.
Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações.
Apresenta os princípios de matemática financeira e conceitos de finanças, como fluxo de caixa, valor Presente/Futuro, taxa de retorno e formas de financiamento de investimentos. Apresenta os conceitos de preço, custo e valor e demonstra as políticas e as etapas para a determinação de preço, abordando os princípios do ponto de equilíbrio operacional (para precificação por custo) e ponto de equilíbrio econômico, bem como a elasticidade de preço da demanda (para precificação por mercado). Discute os movimentos de preços dos concorrentes e as estratégias de preço, considerando a economia, o posicionamento da marca, o mercado consumidor e os concorrentes.
Aborda os principais conceitos sobre produtos e serviços desde a criação, até o desenvolvimento e a gestão do seu ciclo de vida, discutindo sobre a dimensão da demanda mercadológica em relação a definição e análise do portfólio de produtos e serviços. Aborda a identidade e o posicionamento de marcas e as estratégias para sua construção e gerenciamento.
Apresenta técnicas de abordagem ao cliente, atendimento e vendas, associando aos variados modelos de negociação, abordando os canais de marketing físicos e virtuais como geradores de vendas e de relacionamento com o cliente.
Aborda a importância do fator humano e de sua gestão nas relações entre empresa, cliente interno e cliente externo, tipos de cultura e estilos de gestão, discutindo modelos e práticas de liderança. Analisa aspectos de personalidade que interferem no processo de gestão, discutindo a relação entre o convívio dos grupos sociais e o desenvolvimento do indivíduo enquanto profissional, e como o resultado desse processo reflete na cultura organizacional e nos resultados empresariais.
Apresenta o planejamento da comunicação integrada, abordando o gerenciamento e a aplicação das ferramentas do mix de comunicação de massa e das comunicações pessoais (tais como a propaganda, relações públicas, eventos, promoção de vendas e merchandising, marketing direto, interativo, força de vendas, etc.), assim como sua integração para alcançar o público-alvo no contexto da vida moderna. Explora o uso e aplicação de novas mídias, novas plataformas e meios de comunicação.
Apresenta e discute as etapas para elaboração do planejamento de marketing, analisando o seu alinhamento com o plano estratégico empresarial. Discute e consolida os objetivos do plano de marketing com foco na segmentação de mercado, abordando a elaboração de estratégias e táticas de produtos, preços, comunicação e distribuição.
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, possibilitando a escolha do tema a ser investigado, bem como o tipo de pesquisa a ser realizado.
Fornece instrumentos e ferramentas para elaborar, formatar e apresentar textos acadêmicos em geral, do trabalho de conclusão do curso em particular, a partir dos procedimentos da metodologia científica e segundo as normas da ABNT. Oferece condições para o desenvolvimento do pré-projeto de pesquisa.
Proporciona condições metodológicas e técnicas para que o aluno desenvolva e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso.
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Apresenta visão geral do conceito de marketing e discute sua função e capacidade de gerar valor às organizações e à sociedade, identificando as tarefas da gestão de marketing e aborda a gestão de suas variáveis controláveis: os 4 Ps. Apresenta os principais conceitos sobre comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do cliente, suas necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão de compra, a fim de fornecer bases para o desenvolvimento do plano de marketing.
Apresenta a pesquisa de marketing como ferramenta para a gestão do conhecimento e auxílio na tomada de decisão nas organizações, abordando as etapas da realização de pesquisa de marketing, os métodos de pesquisa, fontes de informação e a importância do Sistema de Informação de Marketing (SIM) como vantagem competitiva.
Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações.
Apresenta os princípios de matemática financeira e conceitos de finanças, como fluxo de caixa, valor Presente/Futuro, taxa de retorno e formas de financiamento de investimentos. Apresenta os conceitos de preço, custo e valor e demonstra as políticas e as etapas para a determinação de preço, abordando os princípios do ponto de equilíbrio operacional (para precificação por custo) e ponto de equilíbrio econômico, bem como a elasticidade de preço da demanda (para precificação por mercado). Discute os movimentos de preços dos concorrentes e as estratégias de preço, considerando a economia, o posicionamento da marca, o mercado consumidor e os concorrentes.
Aborda os principais conceitos sobre produtos e serviços desde a criação, até o desenvolvimento e a gestão do seu ciclo de vida, discutindo sobre a dimensão da demanda mercadológica em relação a definição e análise do portfólio de produtos e serviços. Aborda a identidade e o posicionamento de marcas e as estratégias para sua construção e gerenciamento.
Apresenta técnicas de abordagem ao cliente, atendimento e vendas, associando aos variados modelos de negociação, abordando os canais de marketing físicos e virtuais como geradores de vendas e de relacionamento com o cliente.
Aborda a importância do fator humano e de sua gestão nas relações entre empresa, cliente interno e cliente externo, tipos de cultura e estilos de gestão, discutindo modelos e práticas de liderança. Analisa aspectos de personalidade que interferem no processo de gestão, discutindo a relação entre o convívio dos grupos sociais e o desenvolvimento do indivíduo enquanto profissional, e como o resultado desse processo reflete na cultura organizacional e nos resultados empresariais.
Apresenta o planejamento da comunicação integrada, abordando o gerenciamento e a aplicação das ferramentas do mix de comunicação de massa e das comunicações pessoais (tais como a propaganda, relações públicas, eventos, promoção de vendas e merchandising, marketing direto, interativo, força de vendas, etc.), assim como sua integração para alcançar o público-alvo no contexto da vida moderna. Explora o uso e aplicação de novas mídias, novas plataformas e meios de comunicação.
Apresenta e discute as etapas para elaboração do planejamento de marketing, analisando o seu alinhamento com o plano estratégico empresarial. Discute e consolida os objetivos do plano de marketing com foco na segmentação de mercado, abordando a elaboração de estratégias e táticas de produtos, preços, comunicação e distribuição.
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, possibilitando a escolha do tema a ser investigado, bem como o tipo de pesquisa a ser realizado.
Fornece instrumentos e ferramentas para elaborar, formatar e apresentar textos acadêmicos em geral, do trabalho de conclusão do curso em particular, a partir dos procedimentos da metodologia científica e segundo as normas da ABNT. Oferece condições para o desenvolvimento do pré-projeto de pesquisa.
Proporciona condições metodológicas e técnicas para que o aluno desenvolva e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso.
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