Pós-graduação

Farmácia Clínica e Hospitalar

Formato: presencial

Objetivo
Formar especialistas na área de farmácia clínica e hospitalar, tendo o farmacêutico como integrante da equipe multiprofissional de saúde, capacitando-o para atuação na farmácia clínica e demais atividades voltadas à segurança do paciente, zelando pelo uso racional de medicamentos, dentro dos princípios éticos profissionais. Objetiva ainda prepará-lo para a gestão plena da farmácia hospitalar e outros serviços de saúde, atuando na gestão do ciclo do medicamento e nos processos da assistência farmacêutica.

Diferenciais
- O curso de pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar do Senac oferece capacitação ampla por meio de módulos específicos para a área de gestão e controle de estoques, bem como ênfase na farmácia clínica, principal atividade que tem fortalecido o setor de farmácia hospitalar no Brasil, abordagem nos aspectos voltados para a qualidade e promoção do uso racional de medicamentos.

- Parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP): desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso de especialização em Farmácia Clinica e Hospitalar estará apto a atuar nos diversos serviços de saúde como hospitais públicos e privados, farmácias comunitárias e populares, unidades básicas de saúde, ambulatórios, centros de especialidades, assistência domiciliar, programas de saúde da família, secretarias de saúde, centros de pesquisa clínica e outros setores relacionados à atenção à saúde.

Panorama de mercado
O segmento da Farmácia Hospitalar no Brasil teve, nos últimos anos, um grande avanço. Até pouco tempo, apresentava-se como um setor hospitalar de pequena importância, seja no aspecto técnico ou no administrativo. Com o incremento do número de novos hospitais, a partir do final dos anos 1950, os vários departamentos hospitalares tornaram-se cada vez mais complexos e abrangentes e com a farmácia não foi diferente, já que um alto grau de eficiência e desempenho passou a ser requisitado.

Pouco tempo depois, as certificações de qualidade impulsionaram a farmácia, contemplando outras atividades além do receber, armazenar e distribuir o medicamento. Neste momento, a Farmácia Hospitalar atingiu nova posição com atividades clínicas voltadas para o paciente, desenhadas exclusivamente para o farmacêutico. Este modelo, chamado de Farmácia Clínica, representava uma evolução como resposta a eventos causados pela inclusão de inúmeros medicamentos no mercado farmacêutico mundial e no Brasil.

Por outro lado, se em seus primórdios os hospitais objetivavam exclusivamente o acolhimento e a cura, atualmente, o restabelecimento da saúde compreende obrigatoriamente também a prevenção, educação e pesquisa como componentes essenciais. A Farmácia Hospitalar integra-se aos serviços prestados pelo hospital, oferecendo atribuições de âmbito bastante variado, tendo no paciente sempre o centro de sua atenção. O mercado hospitalar e dos demais serviços de saúde abrem-se para a atuação deste profissional, tendo em vista uma demanda reprimida existente.
Os argumentos legais para a obrigatoriedade do farmacêutico hospitalar foram ratificados pelo Ministério da Saúde com a Portaria nº 4283/2010, que estabeleceu diretrizes e estratégias para a organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais. Medidas regulatórias empreendidas por órgãos de entidade de classe e demais organizações, inclusive a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), vieram solidificar a importância da farmácia hospitalar no Brasil, estendendo a atuação do farmacêutico para além do hospital, como serviços de atendimento primário e unidades de pré-emergência.

Assim, o cenário atual da farmácia hospitalar no Brasil pode ser contextualizado como promissor ao mesmo tempo em que experimenta uma série de conquistas. Podemos destacar a atuação do farmacêutico clínico como uma das maiores conquistas, e a necessidade de farmacêuticos com perfil gerencial como um dos maiores desafios.
Pré-requisito e público-alvo
Pré-requisitos
O curso de especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar é destinado a portadores do título de Bacharel em Farmácia, que desejam especializar-se em farmácia clínica e farmácia hospitalar.

Metodologia
Proposta metodológica
A metodologia deste curso compõe-se de estratégias de ensino-aprendizagem como exposição dialogada dos docentes com os alunos, discussão e análise de casos, debates, simulações de atividades do cotidiano profissional, pesquisas, elaboração de textos, apresentação de seminários, visando ao aprofundamento, atualização e fortalecimento dos conteúdos estudados e construídos no decorrer do curso.

Estrutura Curricular
- Gestão Farmacêutica – 64h
Discute os conceitos relacionados à gestão farmacêutica e prepara o profissional para o emprego da gestão como ferramenta de suporte para a organização, coordenação, planejamento e controle das atividades administrativas em seus diversos níveis de atuação nos serviços de saúde.

- Dispensação e Logística – 136h
Aborda a complexidade dos serviços de saúde no Brasil e a contextualização dos sistemas de saúde no âmbito nacional e de outros países. Apresenta a farmácia hospitalar como um departamento técnico-administrativo, suas atribuições e posição na estrutura hospitalar. Capacita para a compreensão da importância de um sistema de dispensação definido e organizado como ferramenta para melhores resultados da terapêutica e qualidade de vida do paciente, sendo este sempre sustentado pela adequada seleção e padronização de medicamentos, baseado nos princípios da atenção farmacêutica. Insere o farmacêutico junto às comissões hospitalares, apresentando a importância da gestão da qualidade neste serviço. Revisa toda a legislação acerca das atividades do farmacêutico hospitalar, bem como enfatiza recomendações sobre sua postura ético-profissional. Demonstra que as atividades logísticas e todas aquelas relacionadas ao controle dos estoques desempenham papel fundamental para a prestação dos serviços de uma farmácia hospitalar. Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso, estimulando também o exercício da pesquisa.

- Farmácia Clínica – 160h
Introduz a fisiopatologia e terapêutica que aborda os processos fisiopatológicos das principais doenças que acometem o ser humano e seu tratamento farmacoterapêutico. Aborda as principais morbidades, que são avaliadas através do estudo da semiologia e análise de resultados de exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos e parasitológicas, permitindo a compreensão, por meio dos sinais e sintomas, do binômio saúde – doença. Analisa a prescrição e o acompanhamento do paciente e estuda os conceitos de farmacoepidemiologia, farmacoeconomia, farmacogenômica e farmacovigilância, com ênfase nos possíveis erros de medicação e interações medicamentosas previsíveis e não previsíveis e nos eventos adversos aos medicamentos. Possibilita o uso racional de medicamentos ao considerar as principais diferenças fisiológicas que ocorrem na evolução do ser humano e as principais morbidades que possam interferir ou alterar a ação de fármacos nos pacientes.

- Trabalho de Conclusão de Curso – 6 horas
Certificação
Pós-graduação (lato sensu) – Especialização em Farmácia Clinica e Hospitalar. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac após a conclusão do curso.
Processo Seletivo
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2013 a 10 de abril de 2014.
Taxa de inscrição:  R$ 50
Documentos para matrícula
- 1 cópia legível (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia legível (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia legível (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia legível autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia legível da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia legível autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia legível do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia legível de plano de seguro que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.
Unidades
Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line ou clique aqui e registre o interesse pelas próximas turmas.
Eventos relacionados à área


Semana de Terapias Orientais
Ação conta com estandes expositivos e apresentações de técnicas, palestras e atendimentos.
Tags
Pós-graduação em farmácia, pós-graduação em farmácia clinica, pós-graduação em farmácia hospitalar, pós-graduação em farmácia clinica e hospitalar, especialização em farmácia, especialização em farmácia hospitalar, especialização em farmácia clínica, especialização em farmácia clínica e hospitalar, curso de farmácia, farmácia clínica, farmácia hospitalar, farmácia clínica e hospitalar, uso racional do medicamento, assistência farmacêutica, gestão farmacêutica, logística, controle de estoques, dose unitária, gestão hospitalar, administração hospitalar, gestão farmacêutica, administração farmacêutica, gestão farmacêutica hospitalar, farmacoterapia
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.