Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Educação Corporativa

Objetivo
O curso visa especializar profissionais para a concepção e desenvolvimento de programas e projetos de educação corporativa coerentes com a complexidade do contexto corporativo, pautados pela visão estratégica da instituição, suas demandas e necessidades, de maneira a contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias ao alcance das metas corporativas.

Diferenciais
O curso apresenta uma organização curricular orientada por uma visão integrada, que considera a gestão da complexidade, o valor do conhecimento e a necessidade de uma visão estratégica abrangente de instituições e empresas, além de tratar das teorias de aprendizagem individual e organizacional e da análise e avaliação de ferramentas tecnológicas passíveis de serem utilizadas em programas de educação corporativa.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado neste curso de pós-graduação em Educação Corporativa estará apto a conceber propostas de educação corporativa pautadas pela visão estratégica das corporações, suas demandas e objetivos, elaborando projetos e ações educacionais consistentes e coerentes com a complexidade do contexto empresarial. Além disso, poderá desenvolver projetos educacionais que reflitam a compreensão do valor do conhecimento para a estratégia da empresa de modo a contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias ao atingimento das metas corporativas.

Panorama de mercado
Nos últimos 10 anos as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da educação de seus colaboradores. Organizações entendem que é preciso desenvolver competências nas equipes para que elas desempenhem suas funções de forma efetiva e eficaz. Nos últimos 12 anos a educação corporativa cresceu mais de 40 vezes. Só no Brasil, o número de empresas que investem em EC passou de 10 para mais de 400 em 2009.

Em pesquisa feita pela FIA/USP (EBOLI, 2010) evidencia-se que 63% dos líderes empresariais brasileiros estão preocupados com a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Foi detectado também que as as profissões mais promissoras para os próximos 10 anos envolvem profissionais que desenvolvam programas de educação continuada para empresas e organizações com o objetivo de qualificar e atingir metas estratégicas corporativas.

Dessa forma, fica evidente a crescente demanda por profissionais com competência para atuar na área de elaboração de projetos de educação corporativa cujo foco seja atender as necessidades e objetivos estratégicos da instituição na qual atuam.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Profissionais de nível superior que tenham interesse em atuar na área de educação corporativa.
GESTÃO DA COMPLEXIDADE: DESAFIOS CORPORATIVOS
Contextualiza o tema da complexidade em face ao caráter contínuo das mudanças na contemporaneidade e da necessidade premente de um modo de pensar mais flexível e adaptável, que leve em conta a diversidade, a instabilidade, a mudança contínua e a incerteza. Contextualiza os principais conceitos relacionados à educação corporativa com o tema da complexidade. Apresenta e discute os princípios do pensamento sistêmico não linear e do pensamento complexo e suas possibilidades de integração e complementaridade com o modelo linear-cartesiano; aborda as práticas do pensamento complexo, suas metáforas, técnicas e ferramentas para a tomada de decisões efetivas e eficazes.
ANDRAGOGIA E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (EAD)
Discute aspectos gerais da educação básica no Brasil e específicos dos processos de ensino e aprendizagem de adultos, dentro e fora das organizações, pontuando aspectos divergentes entre a pedagogia e a andragogia. Propõe a reflexão acerca do papel do educador nas corporações, contrapondo as práticas de ensino tradicionais com propostas de construção do conhecimento na perspectiva da mediação da aprendizagem. Assim, visa à compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem entre os indivíduos e a consequente construção de diferentes estratégias de ensino no contexto da educação corporativa e da aprendizagem e ensino por competências.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DAS INOVAÇÕES
Contextualiza a Gestão do conhecimento no cenário de negócios do século 21 questionando as possibilidades de se fazer gestão do conhecimento organizacional que forneça aos executivos modelos de suporte à decisão que concretizem o diferencial competitivo sobre seus concorrentes. Aborda a aprendizagem organizacional e discute sobre o espírito e a prática das organizações que aprendem. Apresenta e discute a Educação Corporativa e oferece insumos a compreensão de seus principais modelos, possibilitando a distinção entre desenvolvimento de pessoas e treinamento. Reflete sobre a criação de ambientes favoráveis à produção de conhecimento corporativo, e as possibilidades de vinculação do insumo estratégico conhecimento às propostas de educação corporativa.
ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DA APRENDIZAGEM
Apresenta e discute o modelo de educação corporativa, diferenciando-o de treinamento e desenvolvimento. Propicia o entendimento sobre as estratégias e processos para a criação de universidades corporativas que ajude a sustentar os objetivos corporativos e resulte em ganhos corporativos. Discute e reflete sobre os programas de aprendizagem nas universidades corporativas, incluindo o currículo básico, alternativas ao treinamento tradicional, tais como: coaching, mentoring, aprendizagem no local de trabalho, investigação apreciativa, world café, open space e aprendizagem informal, visando ampliar as possibilidades e obter mais eficácia nas ações de desenvolvimento de pessoas.
LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Aborda e discute o papel do líder na gestão estratégica de pessoas e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, motivadas e comprometidas com os resultados esperados. Investiga a diversidade de culturas das organizações, valores e diferentes modelos organizacionais da atualidade refletindo sobre como sua adequada compreensão e gerenciamento podem ser transformadas em vantagem competitiva. Discute a importância da capacitação de gestores, para a formação e a liderança de equipes e o alcance dos objetivos organizacionais.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Apresenta e discute o conceito de competências a partir da tríade formada por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - CHA, promovendo a reflexão sobre sua abrangência em todos os aspectos de atuação dos profissionais. Propicia o entendimento da importância do alinhamento das políticas e das práticas de Gestão de Pessoas com as orientações estratégicas da organização, contribuindo para a promoção do desenvolvimento dos colaboradores, o atingimento das metas organizacionais e para geração e manutenção de sua competitividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E BALANCED SCORECARD
Aborda e discute conceitos de estratégia organizacional, analisando seus componentes financeiros e não financeiros e suas relações de causa-consequência. Apresenta o planejamento estratégico como um processo contínuo a ser gerenciado desde a fase de concepção e revisão da estratégia principal, seus desdobramentos na organização e as formas de monitoramento da qualidade e coerência de sua execução, através de modelos de governança e indicadores de desempenho. Discute o conceito de mapa estratégico como instrumento de gestão e comunicação da estratégia organizacional. Fornece metodologia para instrumentalizar a identificação de áreas e/ou processos estratégicos, ou seja, aqueles que são determinantes para o sucesso ou insucesso da organização e para a tangibilização dos benefícios identificados no contexto do trabalho de conclusão de curso.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Apresenta os modelos, as técnicas e o processo de negociação empresarial; abordando as habilidades necessárias à comunicação, para lidar com conflitos e para a resolução de problemas dentro do ambiente de trabalho. Possibilita a compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais (comunicação interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, autoestima, prática do feedback) e no relacionamento interpessoal. Promove o estudo dos princípios da comunicação e sua dimensão estratégica para a gestão de projetos de educação corporativa, discutindo o papel da comunicação interna (endomarketing) no apoio à estratégia da empresa.
METODOLOGIA DA PESQUISA (EAD)
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES E MÉTRICAS
Apresenta a definição de indicadores de desempenho, relacionando-os aos conceitos de Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard e a exemplos reais de Mapas Estratégicos; promove a discussão sobre sua utilização na fase de Execução Estratégica. Conceitua e exemplifica diferentes indicadores de desempenho, financeiros e não financeiros, de resultado e de tendência e discute como estas medidas se transformam em criadores dos incentivos que sustentam a estratégia. Exercita a construção de Indicadores de Desempenho contextualizados aos projetos de TCC, tangibilizando as diferentes possibilidades e aplicações.
GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e suas áreas de conhecimento, como modelo de gerenciamento de projetos. Aborda a gestão de projetos como competência essencial para os profissionais que atuam na educação corporativa e discute a relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações; tem como objetivo ampliar a visão sobre o processo de gerenciamento de projetos nos níveis estratégico, tático e operacional.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO (EAD)
Conhecer, discutir e analisar o uso da tecnologia de informação e comunicação na sociedade informacional, os recursos e implicações da utilização de redes sociais e a influência da tecnologia na educação, permitindo compreender os impactos das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: POLÍTICAS, ROTINAS E FERRAMENTAS
Orienta a construção de políticas que viabilizem a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores, relacionando as práticas de treinamento aos demais subsistemas de recursos humanos como avaliação de desempenho/ performance, remuneração e plano de carreira. Propicia o entendimento das principais rotinas e ferramentas relacionadas aos processos de desenvolvimento dos colaboradores (questões operacionais de treinamento, ferramentas, gestão de fornecedores, entre outros). Discute e orienta a aplicação da norma de treinamento NBR 10015. Reflete sobre possibilidades para mensuração do retorno sobre investimento (ROI) em ações de desenvolvimento bem como a aplicação de outros indicadores que verifiquem a eficácia para o resultado da organização das ações executadas. Apresenta melhores práticas em universidades corporativas brasileiras e internacionais.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Gestão da Complexidade: desafios contemporâneos
Gestão do Conhecimento e das Inovações
Metodologia da Pesquisa
Andragogia e Mediação da Aprendizagem
Estratégias e Práticas da Aprendizagem
Planejamento Estratégico e Bsc
Gestão por Competências
Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
Relacionamento Interpessoal e Negociação Empresarial
Construção de Indicadores e Métricas
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Gestão de projetos
Gestão da Educação Corporativa
 
   TOTAL
Gestão da Complexidade: desafios corporativos
Contextualiza o tema da complexidade em face ao caráter contínuo das mudanças na contemporaneidade e da necessidade premente de um modo de pensar mais flexível e adaptável, que leve em conta a diversidade, a instabilidade, a mudança contínua e a incerteza. Contextualiza os principais conceitos relacionados à Educação Corporativa com o tema da complexidade. Apresenta e discute os princípios do pensamento sistêmico não-linear e do pensamento complexo e suas possibilidades de integração e complementaridade com o modelo linear-cartesiano; aborda as práticas do pensamento complexo, suas metáforas, técnicas e ferramentas para a tomada de decisões efetivas e eficazes.
Gestão do Conhecimento e das Inovações
Contextualiza a Gestão do conhecimento no cenário de negócios do século 21 questionando as possibilidades de se fazer gestão do conhecimento organizacional que forneça aos executivos modelos de suporte à decisão que concretizem o diferencial competitivo sobre seus concorrentes. Aborda a aprendizagem organizacional e discute sobre o espírito e a prática das organizações que aprendem. Apresenta e discute a Educação Corporativa e oferece insumos a compreensão de seus principais modelos, possibilitando a distinção entre desenvolvimento de pessoas e treinamento. Reflete sobre a criação de ambientes favoráveis à produção de conhecimento corporativo, e as possibilidades de vinculação do insumo estratégico conhecimento às propostas de educação corporativa.
Metodologia da Pesquisa (EAD)
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
Andragogia e mediação da aprendizagem (EAD)
Discute aspectos gerais da educação básica no Brasil e específicos dos processos de ensino e aprendizagem de adultos, dentro e fora das organizações, pontuando aspectos divergentes entre a pedagogia e a andragogia. Propõe a reflexão acerca do papel do educador nas corporações, contrapondo as práticas de ensino tradicionais com propostas de construção do conhecimento na perspectiva da mediação da aprendizagem. Assim, visa à compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem entre os indivíduos e a consequente construção de diferentes estratégias de ensino no contexto da educação corporativa e da aprendizagem e ensino por competências.
Estratégias e práticas da Aprendizagem
Apresenta e discute o modelo de educação corporativa, diferenciando-o de treinamento e desenvolvimento. Propicia o entendimento sobre as estratégias e processos para a criação de universidades corporativas que ajude a sustentar os objetivos corporativos e resulte em ganhos corporativos. Discute e reflete sobre os programas de aprendizagem nas universidades corporativas, incluindo o currículo básico, alternativas ao treinamento tradicional, tais como: coaching, mentoring, aprendizagem no local de trabalho, investigação apreciativa, world café, open space e aprendizagem informal, visando ampliar as possibilidades e obter mais eficácia nas ações de desenvolvimento de pessoas.
Planejamento estratégico e BSC
Aborda e discute conceitos de estratégia organizacional, analisando seus componentes financeiros e não-financeiros e suas relações de causa-consequência. Apresenta o Planejamento Estratégico como um processo contínuo a ser gerenciado desde a fase de concepção e revisão da estratégia principal, seus desdobramentos na organização e as formas de monitoramento da qualidade e coerência de sua execução, através de modelos de governança e indicadores de desempenho. Discute o conceito de Mapa Estratégico como instrumento de gestão e comunicação da estratégia organizacional. Fornece uma metodologia para instrumentalizar a identificação de áreas e/ou processos estratégicos, ou seja, aqueles que são determinantes para o sucesso ou insucesso da organização e para a tangibilização dos benefícios identificados no contexto dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Gestão por competências
Apresenta e discute o conceito de competências a partir da tríade formada por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - CHA, promovendo a reflexão sobre sua abrangência em todos os aspectos de atuação dos profissionais. Propicia o entendimento da importância do alinhamento das políticas e das práticas de Gestão de Pessoas com as orientações estratégicas da organização, contribuindo para a promoção do desenvolvimento dos colaboradores, o atingimento das metas organizacionais e para geração e manutenção de sua competitividade.
Liderança e Gestão estratégica de pessoas
Aborda e discute o papel do líder na gestão estratégica de pessoas e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, motivadas e comprometidas com os resultados esperados. Investiga a diversidade de culturas das organizações, valores e diferentes modelos organizacionais da atualidade refletindo sobre como sua adequada compreensão e gerenciamento podem ser transformadas em vantagem competitiva. Discute a importância da capacitação de gestores, para a formação e a liderança de equipes e o alcance dos objetivos organizacionais.
Relacionamento Interpessoal e negociação empresarial
Apresenta os modelos, as técnicas e o processo de negociação empresarial; abordando as habilidades necessárias à comunicação, para lidar com conflitos e para a resolução de problemas dentro do ambiente de trabalho. Possibilita a compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais (comunicação interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, autoestima, prática do feedback) e no relacionamento interpessoal. Promove o estudo dos princípios da comunicação e sua dimensão estratégica para a gestão de projetos de educação corporativa, discutindo o papel da comunicação interna (endomarketing) no apoio à estratégia da empresa.
Construção de indicadores e métricas
Apresenta a definição de indicadores de desempenho, relacionando-os aos conceitos de Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard e a exemplos reais de Mapas Estratégicos; promove a discussão sobre sua utilização na fase de Execução Estratégica. Conceitua e exemplifica diferentes indicadores de performance, financeiros e não-financeiros, de resultado e de tendência e discute como estas medidas se transformam em criadores dos incentivos que sustentam a estratégia. Exercita a construção de Indicadores de Desempenho contextualizados aos projetos de TCC, tangibilizando as diferentes possibilidades e aplicações.
Novas tecnologias aplicadas à educação (EAD)
Conhecer, discutir e analisar o uso da tecnologia de informação e comunicação na sociedade informacional, os recursos e implicações da utilização de redes sociais e a influência da tecnologia na educação, permitindo compreender os impactos das TICs nos processos de ensino e aprendizagem.
Gestão de Projetos
Apresenta o PMBOK e suas áreas de conhecimento, como modelo de gerenciamento de projetos. Aborda a gestão de projetos como competência essencial para os profissionais que atuam na educação corporativa e discute a relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações; tem como objetivo ampliar a visão sobre o processo de gerenciamento de projetos nos níveis estratégico, tático e operacional.
Gestão da Educação Corporativa: políticas, rotinas e ferramentas
Orienta a construção de políticas que viabilizem a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores, relacionando as práticas de treinamento aos demais subsistemas de RH como avaliação de desempenho/ performance, remuneração e plano de carreira. Propicia o entendimento das principais rotinas e ferramentas relacionadas aos processos de desenvolvimento dos colaboradores (questões operacionais de treinamento, ferramentas, gestão de fornecedores, entre outros). Discute e orienta a aplicação da norma de treinamento NBR 10015. Reflete sobre possibilidades para mensuração do retorno sobre investimento (ROI) em ações de desenvolvimento bem como a aplicação de outros indicadores que verifiquem a eficácia para o resultado da organização das ações executadas. Apresenta melhores práticas em universidades corporativas brasileiras e internacionais.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
GESTÃO DA COMPLEXIDADE: DESAFIOS CORPORATIVOS
Contextualiza o tema da complexidade em face ao caráter contínuo das mudanças na contemporaneidade e da necessidade premente de um modo de pensar mais flexível e adaptável, que leve em conta a diversidade, a instabilidade, a mudança contínua e a incerteza. Contextualiza os principais conceitos relacionados à Educação Corporativa com o tema da complexidade. Apresenta e discute os princípios do pensamento sistêmico não linear e do pensamento complexo e suas possibilidades de integração e complementaridade com o modelo linear-cartesiano; aborda as práticas do pensamento complexo, suas metáforas, técnicas e ferramentas para a tomada de decisões efetivas e eficazes.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DAS INOVAÇÕES
Contextualiza a Gestão do conhecimento no cenário de negócios do século 21 questionando as possibilidades de se fazer gestão do conhecimento organizacional que forneça aos executivos modelos de suporte à decisão que concretizem o diferencial competitivo sobre seus concorrentes. Aborda a aprendizagem organizacional e discute sobre o espírito e a prática das organizações que aprendem. Apresenta e discute a Educação Corporativa e oferece insumos a compreensão de seus principais modelos, possibilitando a distinção entre desenvolvimento de pessoas e treinamento. Reflete sobre a criação de ambientes favoráveis à produção de conhecimento corporativo, e as possibilidades de vinculação do insumo estratégico conhecimento às propostas de educação corporativa.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
ANDRAGOGIA E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Discute aspectos gerais da educação básica no Brasil e específicos dos processos de ensino e aprendizagem de adultos, dentro e fora das organizações, pontuando aspectos divergentes entre a pedagogia e a andragogia. Propõe a reflexão acerca do papel do educador nas corporações, contrapondo as práticas de ensino tradicionais com propostas de construção do conhecimento na perspectiva da mediação da aprendizagem. Assim, visa à compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem entre os indivíduos e a consequente construção de diferentes estratégias de ensino no contexto da educação corporativa e da aprendizagem e ensino por competências.
ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DA APRENDIZAGEM
Apresenta e discute o modelo de educação corporativa, diferenciando-o de treinamento e desenvolvimento. Propicia o entendimento sobre as estratégias e processos para a criação de universidades corporativas que ajude a sustentar os objetivos corporativos e resulte em ganhos corporativos. Discute e reflete sobre os programas de aprendizagem nas universidades corporativas, incluindo o currículo básico, alternativas ao treinamento tradicional, tais como: coaching, mentoring, aprendizagem no local de trabalho, investigação apreciativa, world café, open space e aprendizagem informal, visando ampliar as possibilidades e obter mais eficácia nas ações de desenvolvimento de pessoas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E BALANCED SCORECARD
Aborda e discute conceitos de estratégia organizacional, analisando seus componentes financeiros e não financeiros e suas relações de causa-consequência. Apresenta o Planejamento Estratégico como um processo contínuo a ser gerenciado desde a fase de concepção e revisão da estratégia principal, seus desdobramentos na organização e as formas de monitoramento da qualidade e coerência de sua execução, através de modelos de governança e indicadores de desempenho. Discute o conceito de Mapa Estratégico como instrumento de gestão e comunicação da estratégia organizacional. Fornece metodologia para instrumentalizar a identificação de áreas e/ou processos estratégicos, ou seja, aqueles que são determinantes para o sucesso ou insucesso da organização e para a tangibilização dos benefícios identificados no contexto dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Apresenta e discute o conceito de competências a partir da tríade formada por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - CHA, promovendo a reflexão sobre sua abrangência em todos os aspectos de atuação dos profissionais. Propicia o entendimento da importância do alinhamento das políticas e das práticas de Gestão de Pessoas com as orientações estratégicas da organização, contribuindo para a promoção do desenvolvimento dos colaboradores, o atingimento das metas organizacionais e para geração e manutenção de sua competitividade.
LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Aborda e discute o papel do líder na gestão estratégica de pessoas e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, motivadas e comprometidas com os resultados esperados. Investiga a diversidade de culturas das organizações, valores e diferentes modelos organizacionais da atualidade refletindo sobre como sua adequada compreensão e gerenciamento podem ser transformadas em vantagem competitiva. Discute a importância da capacitação de gestores, para a formação e a liderança de equipes e o alcance dos objetivos organizacionais.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Apresenta os modelos, as técnicas e o processo de negociação empresarial; abordando as habilidades necessárias à comunicação, para lidar com conflitos e para a resolução de problemas dentro do ambiente de trabalho. Possibilita a compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais (comunicação interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, autoestima, prática do feedback) e no relacionamento interpessoal. Promove o estudo dos princípios da comunicação e sua dimensão estratégica para a gestão de projetos de educação corporativa, discutindo o papel da comunicação interna (endomarketing) no apoio à estratégia da empresa.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES E MÉTRICAS
Apresenta a definição de indicadores de desempenho, relacionando-os aos conceitos de Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard e a exemplos reais de Mapas Estratégicos; promove a discussão sobre sua utilização na fase de Execução Estratégica. Conceitua e exemplifica diferentes indicadores de desempenho, financeiros e não financeiros, de resultado e de tendência e discute como estas medidas se transformam em criadores dos incentivos que sustentam a estratégia. Exercita a construção de Indicadores de Desempenho contextualizados aos projetos de TCC, tangibilizando as diferentes possibilidades e aplicações.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Conhecer, discutir e analisar o uso da tecnologia de informação e comunicação na sociedade informacional, os recursos e implicações da utilização de redes sociais e a influência da tecnologia na educação, permitindo compreender os impactos das TICs nos processos de ensino e aprendizagem.
GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta o PMBOK e suas áreas de conhecimento, como modelo de gerenciamento de projetos. Aborda a gestão de projetos como competência essencial para os profissionais que atuam na educação corporativa e discute a relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações; tem como objetivo ampliar a visão sobre o processo de gerenciamento de projetos nos níveis estratégico, tático e operacional.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: POLÍTICAS, ROTINAS E FERRAMENTAS
Orienta a construção de políticas que viabilizem a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores, relacionando as práticas de treinamento aos demais subsistemas de RH como avaliação de desempenho/ performance, remuneração e plano de carreira. Propicia o entendimento das principais rotinas e ferramentas relacionadas aos processos de desenvolvimento dos colaboradores (questões operacionais de treinamento, ferramentas, gestão de fornecedores, entre outros). Discute e orienta a aplicação da norma de treinamento NBR 10015. Reflete sobre possibilidades para mensuração do retorno sobre investimento (ROI) em ações de desenvolvimento bem como a aplicação de outros indicadores que verifiquem a eficácia para o resultado da organização das ações executadas. Apresenta melhores práticas em universidades corporativas brasileiras e internacionais.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL
Gestão da Complexidade: Desafios Corporativos
Contextualiza o tema da complexidade em face ao caráter contínuo das mudanças na contemporaneidade e da necessidade premente de um modo de pensar mais flexível e adaptável, que leve em conta a diversidade, a instabilidade, a mudança contínua e a incerteza. Contextualiza os principais conceitos relacionados à educação corporativa com o tema da complexidade. Apresenta e discute os princípios do pensamento sistêmico não linear e do pensamento complexo e suas possibilidades de integração e complementaridade com o modelo linear-cartesiano; aborda as práticas do pensamento complexo, suas metáforas, técnicas e ferramentas para a tomada de decisões efetivas e eficazes.
Andragogia e Mediação da Aprendizagem
Discute aspectos gerais da educação básica no Brasil e específicos dos processos de ensino e aprendizagem de adultos, dentro e fora das organizações, pontuando aspectos divergentes entre a pedagogia e a andragogia. Propõe a reflexão acerca do papel do educador nas corporações, contrapondo as práticas de ensino tradicionais com propostas de construção do conhecimento na perspectiva da mediação da aprendizagem. Assim, visa à compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem entre os indivíduos e a consequente construção de diferentes estratégias de ensino no contexto da educação corporativa e da aprendizagem e ensino por competências.
Gestão do Conhecimento e das Inovações
Contextualiza a Gestão do conhecimento no cenário de negócios do século 21 questionando as possibilidades de se fazer gestão do conhecimento organizacional que forneça aos executivos modelos de suporte à decisão que concretizem o diferencial competitivo sobre seus concorrentes. Aborda a aprendizagem organizacional e discute sobre o espírito e a prática das organizações que aprendem. Apresenta e discute a Educação Corporativa e oferece insumos a compreensão de seus principais modelos, possibilitando a distinção entre desenvolvimento de pessoas e treinamento. Reflete sobre a criação de ambientes favoráveis à produção de conhecimento corporativo, e as possibilidades de vinculação do insumo estratégico conhecimento às propostas de educação corporativa.
Estratégias e Práticas da Aprendizagem
Apresenta e discute o modelo de educação corporativa, diferenciando-o de treinamento e desenvolvimento. Propicia o entendimento sobre as estratégias e processos para a criação de universidades corporativas que ajude a sustentar os objetivos corporativos e resulte em ganhos corporativos. Discute e reflete sobre os programas de aprendizagem nas universidades corporativas, incluindo o currículo básico, alternativas ao treinamento tradicional, tais como: coaching, mentoring, aprendizagem no local de trabalho, investigação apreciativa, world café, open space e aprendizagem informal, visando ampliar as possibilidades e obter mais eficácia nas ações de desenvolvimento de pessoas.
Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
Aborda e discute o papel do líder na gestão estratégica de pessoas e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, motivadas e comprometidas com os resultados esperados. Investiga a diversidade de culturas das organizações, valores e diferentes modelos organizacionais da atualidade refletindo sobre como sua adequada compreensão e gerenciamento podem ser transformadas em vantagem competitiva. Discute a importância da capacitação de gestores, para a formação e a liderança de equipes e o alcance dos objetivos organizacionais.
Gestão por Competências
Apresenta e discute o conceito de competências a partir da tríade formada por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - CHA, promovendo a reflexão sobre sua abrangência em todos os aspectos de atuação dos profissionais. Propicia o entendimento da importância do alinhamento das políticas e das práticas de Gestão de Pessoas com as orientações estratégicas da organização, contribuindo para a promoção do desenvolvimento dos colaboradores, o atingimento das metas organizacionais e para geração e manutenção de sua competitividade.
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
Aborda e discute conceitos de estratégia organizacional, analisando seus componentes financeiros e não financeiros e suas relações de causa-consequência. Apresenta o planejamento estratégico como um processo contínuo a ser gerenciado desde a fase de concepção e revisão da estratégia principal, seus desdobramentos na organização e as formas de monitoramento da qualidade e coerência de sua execução, através de modelos de governança e indicadores de desempenho. Discute o conceito de mapa estratégico como instrumento de gestão e comunicação da estratégia organizacional. Fornece metodologia para instrumentalizar a identificação de áreas e/ou processos estratégicos, ou seja, aqueles que são determinantes para o sucesso ou insucesso da organização e para a tangibilização dos benefícios identificados no contexto do trabalho de conclusão de curso.
Relacionamento Interpessoal e Negociação Empresarial
Apresenta os modelos, as técnicas e o processo de negociação empresarial; abordando as habilidades necessárias à comunicação, para lidar com conflitos e para a resolução de problemas dentro do ambiente de trabalho. Possibilita a compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais (comunicação interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, autoestima, prática do feedback) e no relacionamento interpessoal. Promove o estudo dos princípios da comunicação e sua dimensão estratégica para a gestão de projetos de educação corporativa, discutindo o papel da comunicação interna (endomarketing) no apoio à estratégia da empresa.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
Construção de Indicadores e Métricas
Apresenta a definição de indicadores de desempenho, relacionando-os aos conceitos de Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard e a exemplos reais de Mapas Estratégicos; promove a discussão sobre sua utilização na fase de Execução Estratégica. Conceitua e exemplifica diferentes indicadores de desempenho, financeiros e não financeiros, de resultado e de tendência e discute como estas medidas se transformam em criadores dos incentivos que sustentam a estratégia. Exercita a construção de Indicadores de Desempenho contextualizados aos projetos de TCC, tangibilizando as diferentes possibilidades e aplicações.
Gestão de Projetos
Apresenta o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e suas áreas de conhecimento, como modelo de gerenciamento de projetos. Aborda a gestão de projetos como competência essencial para os profissionais que atuam na educação corporativa e discute a relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações; tem como objetivo ampliar a visão sobre o processo de gerenciamento de projetos nos níveis estratégico, tático e operacional.
Novas Tecnologias Aplicadas á Educação
Conhecer, discutir e analisar o uso da tecnologia de informação e comunicação na sociedade informacional, os recursos e implicações da utilização de redes sociais e a influência da tecnologia na educação, permitindo compreender os impactos das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.
Gestão da Educação Corporativa: Políticas, Rotinas e Ferramentas
Orienta a construção de políticas que viabilizem a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores, relacionando as práticas de treinamento aos demais subsistemas de recursos humanos como avaliação de desempenho/ performance, remuneração e plano de carreira. Propicia o entendimento das principais rotinas e ferramentas relacionadas aos processos de desenvolvimento dos colaboradores (questões operacionais de treinamento, ferramentas, gestão de fornecedores, entre outros). Discute e orienta a aplicação da norma de treinamento NBR 10015. Reflete sobre possibilidades para mensuração do retorno sobre investimento (ROI) em ações de desenvolvimento bem como a aplicação de outros indicadores que verifiquem a eficácia para o resultado da organização das ações executadas. Apresenta melhores práticas em universidades corporativas brasileiras e internacionais.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
A opção metodológica do curso coloca a tarefa de aplicação prática como instrumento fundamental da construção de conhecimento que se materializa em projetos de educação corporativa.

Todos os componentes curriculares do curso colaboram para que os alunos compreendam a importância da educação corporativa no alcance das metas e objetivos institucionais, além de apoiá-los na construção de competências necessárias para elaboração de projetos de educação corporativa efetivos e eficazes.

Componentes curriculares:

- Gestão da Complexidade: desafios corporativos
- Gestão do conhecimento e das Inovações
- Metodologia de Pesquisa
- Andragogia e Mediação da Aprendizagem
- Estratégias e Práticas da Aprendizagem
- Planejamento Estratégico e BSC
- Gestão por Competências
- Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
- Relacionamento Interpessoal e Negociação Empresarial
- Construção de Indicadores e Métricas
- Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
- Gestão de Projetos
- Gestão da Educação Corporativa: políticas, rotinas e ferramentas
- Trabalho de Conclusão de Curso

Pós-graduação lato sensu – Especialização em Educação Corporativa. (Certificado expedido pelo Centro Universitário Senac)
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Educação Corporativa - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
Pós-graduação educação corporativa, especialização educação corporativa, curso educação corporativa.



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.