Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Administração e Organização de Eventos

Formato: presencial

Objetivo
Capacitar profissionais para criarem, planejarem e gerirem eventos em seus diferentes portes e categorias, desenvolvendo competências de planejamento e gestão, captação e viabilização de projetos e organização.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Administração e Organização de Eventos do Senac diferencia-se por abordar ferramentas de gestão e planejamento como forma de agregar valor estratégico para pessoas e organizações que realizam eventos.

Além da abordagem gerencial e empreendedora, o curso contribui para o aprimoramento técnico do profissional, por meio de atividades práticas, participação de profissionais de mercado em sala de aula e vivências em ambiente profissionais que culminam com o planejamento e organização de um evento real pelos alunos.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
Os profissionais formados por este curso poderão atuar como gestores de eventos, em hotéis e outros meios de hospedagem, em centros de convenções, órgãos públicos promotores de eventos, escolas, clubes esportivos, recreativos e sociais, empresas produtoras, promotoras e organizadoras de eventos, agências de comunicação, agências de viagens que trabalham com eventos, agências de publicidade, departamentos de eventos de empresas em geral, casas de espetáculos e de entretenimento, instituições culturais e departamentos de marketing.

Poderão também atuar como empreendedores em negócios próprios e como consultores e assessores na implementação, reformulação e reposicionamento de empresas de eventos. E, ainda, no ensino superior, como docentes.

Panorama de mercado
Até pouco tempo, o mercado de trabalho em eventos dependia, em grande parte, do talento pessoal e do conhecimento prático dos profissionais. Hoje, a área movimenta cifras expressivas e sua operação ganhou em sofisticação e complexidade, um exemplo é o número crescente de eventos de grande porte que são e serão realizados no Brasil, com destaque para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Desde 2006, o Brasil figurou entre os 10 países que lideram o ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). As feiras comerciais destacam-se pela oportunidade que propiciam ao colocar cliente e produto/serviço frente a frente. Já os eventos corporativos trazem às empresas uma nova perspectiva de comunicação com seus funcionários, comunidade e com sua clientela.

A área científica e uma série de segmentos profissionais prescindem de congressos, jornadas, simpósios e outros tipos de eventos para intercâmbio e difusão. Na área cultural, crescem as realizações de festivais, exposições, shows, festas de rua, entre outros. Os eventos ligados aos esportes, por sua vez, ganham diversidade e complexidade, exigindo medidas que transcendem a prática esportiva pelos atletas, requisitando a atuação de profissionais especializados.

Assim também a área política, os acontecimentos sociais e familiares vêm demandando apoio profissional em festividades, comemorações, confraternizações, casamentos, formaturas, coquetéis, jantares e outros. O crescimento incessante desse mercado impõe aos profissionais o aprimoramento técnico e a adaptação de suas áreas de estudos originais.

Profissionais com formação superior que atuam em eventos e em diferentes áreas, como: administração, marketing, comunicação social e empresarial, turismo, hotelaria, alimentação, lazer, relações públicas, artes ou, ainda, àqueles interessados em especializar-se nesse ramo de atividade.

É destinado às pessoas com formação superior nas áreas de nutrição, gastronomia, administração, turismo ou hotelaria e que preferencialmente atuem no mercado de serviços de alimentação ou que tenham interesse em se especializar na gestão de empreendimentos de alimentação e bebidas.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Discute os negócios de eventos na conjuntura atual com informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria com a intenção de integrar o aluno ao seu ambiente de trabalho.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Aborda definições sobre a atividade de eventos, assim como a diversidade de estruturas de forma a homogeneizar os conceitos trabalhados no curso.
Fases do Planejamento - Concepção, Pré-evento, Evento e Pós-evento
Descreve e analisa as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, (concepção, pré-evento, evento e pós-evento), para discutir suas características e interligação como imprescindíveis na eficácia do planejamento.
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Apresenta os procedimentos de cerimonial e protocolo e o conceito de etiqueta social em eventos com a finalidade de discutir as questões de harmonização das relações sociais que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Visitas Técnicas
Promove a comparação e análise de atividades de eventos, em suas diversas fases e tipologias, por meio através de visitas técnicas pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias, para integrar a teoria e prática.
Projeto Prático de Eventos I
Catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos fornece elementos para a elaboração de proposta de evento (concepção e pré-evento).
Logística em Eventos: Conceituação e Operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Apresenta softwares especializados e estuda projetos que fazem uso dos mesmos para discutir a aplicabilidade de tecnologia em projetos de eventos e sua contribuição como aliada na gestão eficaz dos negócios.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração das etapas, processos de definição de negócios, com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos, com a finalidade instrumentalizar para a gestão estratégica.
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Desenvolve os elementos necessários para a formatação do projeto comercial; priorizando a identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; estudo das leis de incentivo fiscal com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável na elaboração de projetos comerciais de eventos.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Desenvolve os conceitos centrais de marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding, além de apresentar as principais ferramentas de comunicação para atender as necessidades dos consumidores e captar novos clientes, para subsidiar a elaboração de um plano de comunicação adequado para o segmento.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias de Eventos
Analisa os ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento para gerar diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Analisa procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais para a otimização dos processos administrativos de um evento.
Gestão de Pessoas
Analisa e discute os modelos de gestão de pessoas; conceitos de competência e das relações de trabalho; segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada para a integração de pessoas, incremento da produtividade e reflexão sobre a importância do Capital Humano em Eventos.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos e oferece elementos para a finalização do processo iniciado em PPE I, de proposição e organização de um evento. Corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior (pós-evento).
Trabalho de Conclusão de Curso
Para obtenção do título de especialista, além de cursar e obter aprovação em todos os módulos do currículo, o aluno deverá desenvolver e obter aprovação no TCC, componente curricular obrigatório em cursos de pós-graduação lato sensu, conforme exigência do Ministério da Educação.
 
   TOTAL
Panorama do Mercado de Eventos
Apresenta informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Apresenta definições sobre a atividade, assim como sua diversidade de estruturas.
Fases de Planejamento
Apresenta as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, subdividida em quatro etapas distintas e interligadas (concepção, pré-evento, evento e pós-evento).
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Abordagem dos instrumentos de harmonização das relações sociais, que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos
Projetos e Tecnologia em Eventos
Estudo da aplicabilidade de tecnologia como aliada a gestão de eventos, por meio da implementação de softwares apropriados.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos durante o semestre, fomentando uma proposta de evento, que corresponde ao TCC, a ser implementado posteriormente.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os regulamentos do trabalho de conclusão de curso; componentes básicos de um projeto; planejamento de projetos; normas de citação bibliográfica; orientações para elaboração do TCC.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Possibilita a obtenção de informações sobre as distintas e diversas formas de gestão de negócios com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos.
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Formatação do projeto comercial; identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; etapas do processo de comercialização / estudo das leis de incentivo fiscal.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Apresentação das principais ferramentas de comunicação para o público externo e elaboração do plano de comunicação. Compreensão do Marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias de Eventos
Análise de ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento, gerando diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Aborda procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais;
Gestão de Pessoas
A importância do Capital Humano em Eventos, segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada.
Visitas Técnicas
Promove o conhecimento e a análise de eventos através de visitas técnicas durante as diversas fases de um evento; pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias.
Projeto Prático de Eventos I
Processo de implementação do PPE I, cuja finalização corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior.
Logística em Eventos: conceituação e operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Trabalho de Conclusão de Curso
O TCC é obrigatório para que o aluno obtenha o título de Especialização do curso de Pós-Graduação – Lato Sensu e será considerado mais um instrumento do processo de avaliação da aprendizagem e consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos no decorrer do processo.
 
   TOTAL
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Discute os negócios de eventos na conjuntura atual com informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria com a intenção de integrar o aluno ao seu ambiente de trabalho.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Aborda definições sobre a atividade de eventos, assim como a diversidade de estruturas de forma a homogeneizar os conceitos trabalhados no curso.
Fases do Planejamento, Concepção, Pré-evento, Evento e Pós-evento
Descreve e analisa as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, (concepção, pré-evento, evento e pós-evento), para discutir suas características e interligação como imprescindíveis na eficácia do planejamento.
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Apresenta os procedimentos de cerimonial e protocolo e o conceito de etiqueta social em eventos com a finalidade de discutir as questões de harmonização das relações sociais que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Visitas Técnicas
Promove a comparação e análise de atividades de eventos, em suas diversas fases e tipologias, por meio através de visitas técnicas pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias, para integrar a teoria e prática.
Projeto Prático de Eventos I
Catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos fornece elementos para a elaboração de proposta de evento (concepção e pré-evento).
Logística em Eventos: Conceituação e Operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Apresenta softwares especializados e estuda projetos que fazem uso dos mesmos para discutir a aplicabilidade de tecnologia em projetos de eventos e sua contribuição como aliada na gestão eficaz dos negócios.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração das etapas, processos de definição de negócios, com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos, com a finalidade instrumentalizar para a gestão estratégica.
Elaboração de Projeto e Captação de Recursos
Desenvolve os elementos necessários para a formatação do projeto comercial; priorizando a identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; estudo das leis de incentivo fiscal com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável na elaboração de projetos comerciais de eventos.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Desenvolve os conceitos centrais de marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding, além de apresentar as principais ferramentas de comunicação para atender as necessidades dos consumidores e captar novos clientes, para subsidiar a elaboração de um plano de comunicação adequado para o segmento.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias em Eventos
Analisa os ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento para gerar diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Analisa procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais para a otimização dos processos administrativos de um evento.
Gestão de Pessoas
Analisa e discute os modelos de gestão de pessoas; conceitos de competência e das relações de trabalho; segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada para a integração de pessoas, incremento da produtividade e reflexão sobre a importância do Capital Humano em Eventos.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos e oferece elementos para a finalização do processo iniciado em PPE I, de proposição e organização de um evento. Corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior (pós-evento).
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Panorama do Mercado de Eventos
Apresenta informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria.
Conceituação, Classificação e Tipologia
Apresenta definições sobre a atividade, assim como sua diversidade de estruturas.
Fases do Planejamento
Apresenta as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, sub-dividida em quatro etapas distintas e interligadas (concepção, pré-evento, evento e pós-evento).
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Abordagem dos instrumentos de harmonização das relações sociais, que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Conceituação e Operacionalização da Logística em Eventos
Desenvolve estratégias para a operacionalização dos eventos: decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos necessários.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Estudo da aplicabilidade de tecnologia como aliada a gestão de eventos, por meio da implementação de softwares apropriados como AutoCad, PCM, MsProject,etc.
Visita Técnica 1 e 2
Promove o conhecimento e a análise de eventos através de visitas técnicas durante as diversas fases de um evento; pesquisas, fóruns e atividades com apoio de ferramentas de educação à distância.
Projeto Prático de Eventos 1 e 2
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos durante o semestre, fomentando uma proposta de evento, que corresponde ao TCC, a ser implementado posteriormente.
Processo de implementação do PPE I, cuja finalização corresponde a concretização de um evento e sua avaliação posterior.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Possibilita a obtenção de informações sobre as distintas e diversas formas de gestão de negócios com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos.
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Formatação do projeto comercial; identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; etapas do processo de comercialização / estudo das leis de incentivo fiscal.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing de Eventos
Apresentação das principais ferramentas de comunicação para o público externo e elaboração do plano de comunicação. Compreensão do Marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias de Eventos
Análise de ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento, gerando diferenciais mercadológicos.
Finanças em Eventos
Aborda procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais.
Gestão de Pessoas
A importância do Capital Humano em Eventos, segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os regulamentos do trabalho de conclusão de curso; componentes básicos de um projeto; planejamento de projetos; normas de citação bibliográfica; orientações para elaboração do TCC.
 
   TOTAL
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Discute os negócios de eventos na conjuntura atual com informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria com a intenção de integrar o aluno ao seu ambiente de trabalho.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Aborda definições sobre a atividade de eventos, assim como a diversidade de estruturas de forma a homogeneizar os conceitos trabalhados no curso.
Fases do Planejamento, Concepção, Pré-evento, Evento e Pós-evento
Descreve e analisa as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, (concepção, pré-evento, evento e pós-evento), para discutir suas características e interligação como imprescindíveis na eficácia do planejamento.
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Apresenta os procedimentos de cerimonial e protocolo e o conceito de etiqueta social em eventos com a finalidade de discutir as questões de harmonização das relações sociais que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Projeto Prático de Eventos I
Catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos fornece elementos para a elaboração de proposta de evento (concepção e pré-evento).
Logística em Eventos: Conceituação e Operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Apresenta softwares especializados e estuda projetos que fazem uso dos mesmos para discutir a aplicabilidade de tecnologia em projetos de eventos e sua contribuição como aliada na gestão eficaz dos negócios.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração das etapas, processos de definição de negócios, com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos, com a finalidade instrumentalizar para a gestão estratégica.
Elaboração de Projeto e Captação de Recursos
Desenvolve os elementos necessários para a formatação do projeto comercial; priorizando a identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; estudo das leis de incentivo fiscal com a finalidade de inserir a captaçã
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Desenvolve os conceitos centrais de marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding, além de apresentar as principais ferramentas de comunicação para atender as necessidades dos consumidores e captar novos clientes, para subsidiar a elaboração de um plano de comunicação adequado para o segmento.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias em Eventos
Analisa os ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento para gerar diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Analisa procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais para a otimização dos processos administrativos de um evento.
Gestão de Pessoas
Analisa e discute os modelos de gestão de pessoas; conceitos de competência e das relações de trabalho; segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada para a integração de pessoas, incremento da produtividade e reflexão sobre a importância do Capital Humano em Eventos.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos e oferece elementos para a finalização do processo iniciado em PPE I, de proposição e organização de um evento. Corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior (pós-evento).
Visitas Técnicas
Promove a comparação e análise de atividades de eventos, em suas diversas fases e tipologias, por meio através de visitas técnicas pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias, para integrar a teoria e prática.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do TCC de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Apresenta informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Apresenta definições sobre a atividade, assim como sua diversidade de estruturas.
Fases de Planejamento - Concepção, Pré - evento,Evento e Pós Evento
Apresenta as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, subdividida em quatro etapas distintas e interligadas (concepção, pré-evento, evento e pós - evento).
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Abordagem dos instrumentos de harmonização das relações sociais, que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Visitas Técnicas 1
Promove o conhecimento e a análise de eventos através de visitas técnicas durante as diversas fases de um evento; pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias.
Visitas Técnicas 2
Promove o conhecimento e a análise de eventos através de visitas técnicas durante as diversas fases de um evento; pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias.
Projeto Prático de Eventos 1
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos durante o semestre, fomentando um a proposta de evento, que corresponde ao TCC, a ser implementado posteriormente.
Conceituação e Operacionalização da Logística em Eventos
Desenvolve estratégias para a operacionalização dos eventos: decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos necessários.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Estudo da aplicabilidade de tecnologia como aliada a gestão de eventos, por meio da implementação de softwares apropriados.
Conceitos de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Possibilita a obtenção de informações sobre as distintas e diversas formas de gestão de negócios com clientes primários, secundários e fornecedores baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos.
Elaboração de Projeto e Captação de Recursos
Formatação do projeto comercial; identificação de fontes potenciais de recursos conceituação de patrocínio, permutas e apoio; etapas do processo de comercialização / estudo das leis de incentivo fiscal.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing em Eventos
Apresentação das principais ferramentas de comunicação para o público externo e elaboração do plano de comunicação. Compreensão do Marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias em Eventos
Análise de ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento, gerando diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças em Eventos
A importância do capital humano em eventos, segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada.
Gestão de Pessoas em Eventos
A importância do capital humano em eventos, segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada.
Projeto Prático de Eventos 2
Processo de implementação do PPE 1, cuja finalização corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior.
 
   TOTAL
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Discute os negócios de eventos na conjuntura atual com informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria com a intenção de integrar o aluno ao seu ambiente de trabalho.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Aborda definições sobre a atividade de eventos, assim como a diversidade de estruturas de forma a homogeneizar os conceitos trabalhados no curso.
Fases de Planejamento, Concepção, Pré-evento, Evento e Pós-evento.
Descreve e analisa as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, (concepção, pré-evento, evento e pós-evento), para discutir suas características e interligação como imprescindíveis na eficácia do planejamento.
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Apresenta os procedimentos de cerimonial e protocolo e o conceito de etiqueta social em eventos com a finalidade de discutir as questões de harmonização das relações sociais que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Visitas Técnicas
Promove a comparação e análise de atividades de eventos, em suas diversas fases e tipologias, por meio através de visitas técnicas pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias, para integrar a teoria e prática.
Projeto Prático de Eventos I
Catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos fornece elementos para a elaboração de proposta de evento (concepção e pré-evento).
Logística em Eventos: Conceituação e Operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Apresenta softwares especializados e estuda projetos que fazem uso dos mesmos para discutir a aplicabilidade de tecnologia em projetos de eventos e sua contribuição como aliada na gestão eficaz dos negócios.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração das etapas, processos de definição de negócios, com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos, com a finalidade instrumentalizar para a gestão estratégica.
Elaboração de Projeto e Captação de Recursos
Desenvolve os elementos necessários para a formatação do projeto comercial; priorizando a identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; estudo das leis de incentivo fiscal com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável na elaboração de projetos comerciais de eventos.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Desenvolve os conceitos centrais de marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding, além de apresentar as principais ferramentas de comunicação para atender as necessidades dos consumidores e captar novos clientes, para subsidiar a elaboração de um plano de comunicação adequado para o segmento.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias em Eventos
Analisa os ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento para gerar diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Analisa procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais para a otimização dos processos administrativos de um evento.
Gestão de Pessoas
Analisa e discute os modelos de gestão de pessoas; conceitos de competência e das relações de trabalho; segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada para a integração de pessoas, incremento da produtividade e reflexão sobre a importância do Capital Humano em Eventos.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos e oferece elementos para a finalização do processo iniciado em PPE I, de proposição e organização de um evento. Corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior (pós-evento).
 
   TOTAL
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Discute os negócios de eventos na conjuntura atual com informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria com a intenção de integrar o aluno ao seu ambiente de trabalho.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Aborda definições sobre a atividade de eventos, assim como a diversidade de estruturas de forma a homogeneizar os conceitos trabalhados no curso.
Fases do Planejamento, Concepção, Pré-evento, Evento e Pós-evento
Descreve e analisa as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, (concepção, pré-evento, evento e pós-evento), para discutir suas características e interligação como imprescindíveis na eficácia do planejamento.
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Apresenta os procedimentos de cerimonial e protocolo e o conceito de etiqueta social em eventos com a finalidade de discutir as questões de harmonização das relações sociais que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Visitas Técnicas
Promove a comparação e análise de atividades de eventos, em suas diversas fases e tipologias, por meio através de visitas técnicas pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias, para integrar a teoria e prática.
Projeto Prático de Eventos I
Catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos fornece elementos para a elaboração de proposta de evento (concepção e pré-evento).
Logística em Eventos: Conceituação e Operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Apresenta softwares especializados e estuda projetos que fazem uso dos mesmos para discutir a aplicabilidade de tecnologia em projetos de eventos e sua contribuição como aliada na gestão eficaz dos negócios.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração das etapas, processos de definição de negócios, com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos, com a finalidade instrumentalizar para a gestão estratégica.
Elaboração de Projeto e Captação de Recursos
Desenvolve os elementos necessários para a formatação do projeto comercial; priorizando a identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; estudo das leis de incentivo fiscal com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável na elaboração de projetos comerciais de eventos.
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Desenvolve os conceitos centrais de marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding, além de apresentar as principais ferramentas de comunicação para atender as necessidades dos consumidores e captar novos clientes, para subsidiar a elaboração de um plano de comunicação adequado para o segmento.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias em Eventos
Analisa os ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento para gerar diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Analisa procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais para a otimização dos processos administrativos de um evento.
Gestão de Pessoas
Analisa e discute os modelos de gestão de pessoas; conceitos de competência e das relações de trabalho; segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada para a integração de pessoas, incremento da produtividade e reflexão sobre a importância do Capital Humano em Eventos.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos e oferece elementos para a finalização do processo iniciado em PPE I, de proposição e organização de um evento. Corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior (pós-evento).
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso é desenvolvido por módulos temáticos e interdisciplinares que interagem por meio de atividades como aulas teóricas, aulas práticas (realização de workshops), visitas técnicas (atividades desenvolvidas 'in loco' em empresas e/ou espaços de eventos), palestras, estudos de caso, além de fóruns para discussões sobre o mercado, as tecnologias disponíveis e a capacitação dos profissionais atuantes. O Centro Universitário Senac oferece apoio virtual para consultas, pesquisas, discussões e elaboração de tarefas.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Durante o curso, o aluno desenvolve o tema de seu interesse que contemple as linhas de especialização propostas e que tenha aplicação prática no mercado ou ênfase na abordagem científica ou teórica.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Administração e Organização de Eventos (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.


Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Administração e Organização de Eventos - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação em organização de eventos, especialização em organização de eventos, curso de organização de eventos, curso de eventos corporativos, curso eventos estratégicos, curso de estratégias eventos, curso de comunicação em eventos, curso de marketing em eventos, curso de logística em eventos, curso de produção de eventos, Senac, pós em eventos, curso de eventos,



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.