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Marketing no Varejo - gestão, estratégias e negócios

Formato: presencial
Objetivo
Formar profissionais especialistas em marketing de varejo capazes de propor estratégias de negócio e de gestão de marketing, no contexto de lojas físicas e virtuais, provendo recursos para que o profissional possa distinguir pontos importantes para a definição de ações que permitam atingir os objetivos empresariais, de forma ética e responsável. Nesse sentido, o aluno estará preparado para analisar e interpretar pesquisas de mercado, tendências de inovações tecnológicas e mudanças no comportamento dos consumidores.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Marketing no Varejo - gestão, estratégias e negócios do Senac forma profissionais especialistas preparados para atuarem em um contexto mercadológico competitivo, por meio dos estudos das visões aplicadas, operacionais e táticas do marketing de varejo, além de conceitos modernos de gestão. Incentiva o processo criativo no desenvolvimento de estratégias e novos formatos de lojas físicas, virtuais e conceitos de negócios, atendendo à demanda gerada pelos consumidores e mercado.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O especialista em marketing no varejo saberá eleger conceitos de marketing no ambiente de varejo, articulando a cadeia de valor de maneira ética e sustentável. Esse profissional poderá elaborar e aplicar estratégias de marketing no varejo ou atuar como especialista dos fornecedores, com a visão da estratégia de marketing para relacionamento e aplicação dentro do canal. As competências que serão desenvolvidas ao longo do curso são as seguintes:

- Aplicar os conceitos de marketing aos modelos de negócios e de atendimento, visando aproveitar as oportunidades de mercado;

- Criar e gerenciar planos de marketing que utilizam de maneira extensiva o varejo ou são feitos especificamente para ele, incorporando inovações ao processo, com o objetivo de gerar maior rentabilidade para o canal ou por meio dele;

- Aplicar e avaliar técnicas de marketing com foco específico para o varejo, como visual merchandising, vitrinização, ambientação, entre outros, para, assim, gerar diferenciação e vendas;

- Propor mix de produtos e serviços interessante para as atividades de marketing para o varejo, com foco em gerar a melhor combinação de retorno para o negócio e atendimento às necessidades dos clientes;

- Desenvolver relacionamento com parceiros essenciais à atividade do varejo, agregando valor à cadeia;

- Gerenciar a equipe de modo a gerar satisfação em funcionários e clientes.

Panorama de mercado
A concentração em grandes redes de varejo, algumas delas multinacionais, traz ao mercado novas tecnologias de gestão e de marketing, que exigem dos profissionais da área conhecimento amplo e especializado em gestão, estratégias e negócios, para manter a atividade atrativa para os consumidores, inovadora para os olhos do mercado e lucrativa para os empresários ou investidores nos casos das organizações de capital aberto.

O varejo brasileiro passa por profundas mudanças que o tornam mais competitivo a cada dia, apoiado em novas tecnologias globais adequadas à cultura, hábitos de compra e perfil de renda das mais diversas camadas sociais. Destacam-se aqui as classes C e D, que aumentaram seu poder de compra.

O cenário de inovação e mudanças socioeconômicas é um desafio para os profissionais e empresários do segmento de varejo, que necessitam explorar diferenciais estratégicos de marketing para manterem suas empresas competitivas, rentáveis e lembradas pelos consumidores atuais e potenciais.
Público-alvo
O curso destina-se a profissionais portadores de diploma em cursos de graduação e que atuem no segmento de varejo como parte de suas atribuições; que já exerçam ou estejam se preparando para assumir cargos gerenciais; que necessitem de atualização nas práticas de marketing e gestão para atuar em microempresas, empresas de pequeno e médio porte e em organizações varejistas.

curso destina-se a profissionais portadores de diploma em cursos de graduação e que atuem no segmento de varejo como parte de suas atribuições; que já exerçam ou estejam se preparando para assumir cargos gerenciais; que necessitem de atualização nas práticas de marketing e gestão para atuar em microempresas, empresas de pequeno e médio porte e em organizações varejistas.
INTRODUÇÃO À GESTÃO VAREJISTA: CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E NOVOS FORMATOS
Apresenta as principais tendências, cenários, inovações e novas formas de
integração de canais de compras, diferentes modelos de varejistas e aplicação da tecnologia na experiência do consumidor. Aborda a gestão varejista, exemplificando casos e práticas do varejo nacional e internacional.
CONSUMER INSIGHTS E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
Debate as transformações nas estratégias varejistas decorrentes de
mudanças no consumo, de novas formas de comportamento de compra e de novos insights. Analisa os conceitos de segmentação de mercado e as influências sobre o comportamento do consumidor. Discute os métodos de pesquisa, as formas de coleta de dados e as novas ferramentas utilizadas pelo varejo para o entendimento aprofundado do comportamento do consumidor.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM)
Aborda a evolução da gestão de relacionamento com o cliente e como o sua
gestão pode elevar a competitividade do varejo. Apresenta e discute os mais modernos conceitos de CRM (customer relationship management), destacando experiência do cliente (Omnichannel e multicanais), integração de recursos versus gerenciamento de relacionamento e convergência da experiência do cliente nos canais varejistas. Demostra como as estratégias de CRM, quando integradas, podem contribuir para elevara competividade do varejista.
GESTÃO DE SORTIMENTO, SERVIÇOS E MARCAS
Aborda a composição do mix de produtos e serviços alinhada com a estratégia
varejista e a demanda dos consumidores. Apresenta os serviços como forma de agregar valor ao negócio varejista, a convergência de produtos e serviços e como o varejo desenvolve ações integradas para elevar suas vendas. Debate a relevância da gestão de marcas, tanto no cenário corporativo quanto no mix de produtos, e como essa gestão contribui para atender aos consumidores. Destaca a relevância das marcas próprias no varejo.
E-COMMERCE E NOVAS TECNOLOGIAS NO VAREJO
Apresenta as práticas do comércio eletrônico e as novas tecnologias que o
varejo utiliza na gestão de processos e no entendimento dos consumidores.
Problematiza a utilização de tecnologias na gestão dos processos do e-commerce. Debate as possibilidades de criação de ações estratégicas para gerar vantagem competitiva por meio da integração dos canais on-line e off-line.
CUSTOMER EXPERIENCE: AMBIENTAÇÃO DA LOJA, PROMOÇÃO E VISUAL MERCHANDISING
Discute como a experiência de compra pode ser potencializada com as
estratégias desenvolvidas pela ambientação da loja, pela promoção de vendas, visual merchandising e comunicação no ponto de venda. Analisa como desenvolver e apresentar ferramentas para criação das estratégias de layout da loja, sua organização, estratégias de apresentação dos produtos, comunicação do preço com foco na experiência do consumidor para aumentar seu engajamento com o varejista.
INTEGRAÇÃO DE CANAIS, TRADE MARKETING E GESTÃO DE CATEGORIAS
Apresenta estratégias para seleção, gerenciamento e controle de canais de
marketing no varejo. Analisa formas de cooperação, conflito e concorrência de canais e como desenvolver estratégias para incrementar as relações com os canais de distribuição visando a melhor experiência para consumidores. Demostra como criar planos de trade marketing alinhados com a gestão de categorias, com a integração de canais e o perfil do consumidor final.
SUPPLY CHAIN E GESTÃO DE OPERAÇÕES
Aborda as boas práticas de supply chain e gestão de operações no varejo com ênfase para a gestão de relacionamento com fornecedores, inventário de loja, perdas, fluxo de movimentação de produtos (recebimento, armazenagem e transporte) e técnicas de gestão de demanda. Apresenta medidas de desempenho na logística e canais de distribuição e demostra como a tecnologia contribui para gestão de supply chain e de operações no varejo
LIDERANÇA DE PESSOAS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE NO VAREJO
Apresenta o novo contexto de liderança e estratégias na busca de equipes de
alta performance. Discute os desafios do varejo no processo de gestão de pessoas, do recrutamento ao desligamento da organização. Apresenta técnicas de avaliação de desempenho, políticas de remuneração, planos de carreira e incentivos de venda alinhados com a estratégia do varejo.
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO NO VAREJO
Aborda as principais definições financeiras envolvidas no negócio do varejo:
entendimento de balanços e demonstrativos financeiros, gestão de fluxo de caixa, valor presente/futuro, taxas de retorno, formas de financiamento e decisões de investimento.Discute a precificação, levantando as diferentes técnicas e estratégias possíveis para se desempenhar essa atividade (como precificação por custo, pontos de equilíbrio, elasticidade, etc). Debate o conceito e a prática da gestão do crédito para os clientes.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPRAS
Aborda os conceitos para preparação da negociação com a definição do
objetivo de vendas. Analisa as barreiras e levanta as necessidades dos negociadores durante o processo de negociação de compras e formas estratégicas de argumentação. Debate as diferentes formas de atuação do comprador e as habilidades necessárias para conduzir um processo de negociação no varejo.
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE VAREJO
Apresenta casos reais de vários segmentos de varejo que aplicam os conceitos apresentados nos componentes curriculares do curso, por meio de palestras de profissionais e especialistas que atuam no mercado ou por meio de visitas técnicas organizadas pela coordenação aos pontos de venda.
PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Desenvolve competências empreendedoras envolvidas nas fases da pesquisa, design e prototipagem de um produto ou no desenvolvimento de um plano de negócios para o varejo. Apresenta as etapas do plano de negócios a partir da identificação de uma oportunidade por meio das novas ferramentas disponíveis no mercado. Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e as responsabilidades da equipe. Auxilia no desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, contribuindo desde a escolha do tema até o desenvolvimento do projeto.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento
do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
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INTRODUÇÃO À GESTÃO VAREJISTA: CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E NOVOS FORMATOS
CONSUMER INSIGHTS E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM)
GESTÃO DE SORTIMENTO, SERVIÇOS E MARCAS
E-COMMERCE E NOVAS TECNOLOGIAS NO VAREJO
CUSTOMER EXPERIENCE: AMBIENTAÇÃO DA LOJA, PROMOÇÃO E VISUAL MERCHANDISING
INTEGRAÇÃO DE CANAIS, TRADE MARKETING E GESTÃO DE CATEGORIAS
SUPPLY CHAIN E GESTÃO DE OPERAÇÕES
LIDERANÇA DE PESSOAS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE NO VAREJO
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO NO VAREJO
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO NO VAREJO
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPRAS
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE VAREJO
PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
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Proposta metodológica
A prática pedagógica está centrada na análise de situações-problema e estudo de casos, para que os alunos possam contextualizar e consolidar os conhecimentos que vão construindo e para a intervenção visando a sua solução. Complementarmente, são abordadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações. Alguns temas poderão ser melhor explorados em visitas técnicas extracurriculares e optativas aos alunos interessados, realizadas em horário comercial em lojas, shopping centers e redes de varejo especializadas.

Componentes curriculares:
Bloco Temático 1: Fundamentos do Marketing no Varejo
- Introdução à gestão varejista: cenários, tendências e desafios
- Comportamento do consumidor/shopper e inteligência de marketing
- Marketing estratégico no varejo
- Gestão de produtos, serviços e marcas no varejo
- Atendimento e gestão de relacionamento com o cliente no varejo

Bloco Temático 2: Gestão do Marketing no Varejo
- Gestão de canais, gestão de categorias e trade marketing
- Gestão da experiência de compra: comunicação, promoção de vendas, merchandising e desenvolvimento do ponto de venda
- Gestão de operações e lojas no varejo
- Gestão de pessoas e treinamento no varejo

Bloco Temático 3: Estratégia de Marketing no Varejo
- Metodologia da pesquisa
- Planejamento estratégico de marketing e vendas no varejo
- Gestão financeira e precificação no varejo
- Seminários de gestão estratégica do varejo
- Trabalho de conclusão de curso
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Marketing no Varejo - gestão, estratégias e negócios (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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