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Marketing no Varejo - gestão, estratégias e negócios

Formato: presencial

Objetivo
- Aplicar os conceitos de marketing aos modelos de negócios e de atendimento, visando aproveitar as oportunidades de mercado;
- Criar e gerenciar planos de marketing que utilizam de maneira extensiva o varejo ou são feitos especificamente para ele, incorporando inovações ao processo, com o objetivo de gerar maior rentabilidade para o canal ou por meio dele;
- Aplicar e avaliar técnicas de marketing com foco específico para o varejo, como visual merchandising, vitrinização, ambientação, entre outros, para, assim, gerar diferenciação e vendas;
- Propor mix de produtos e serviços interessante para as atividades de marketing para o varejo, com foco em gerar a melhor combinação de retorno para o negócio e atendimento às necessidades dos clientes;
- Desenvolver relacionamento com parceiros essenciais à atividade do varejo, agregando valor à cadeia;
- Gerenciar a equipe de modo a gerar satisfação em funcionários e clientes.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O especialista em Marketing no Varejo saberá eleger conceitos de marketing no ambiente de varejo, articulando a cadeia de valor de maneira ética e sustentável. Esse profissional poderá elaborar e aplicar estratégias de marketing no varejo ou atuar como o especialista dos fornecedores, com a visão da estratégia de marketing para relacionamento e aplicação dentro do canal.

Panorama de mercado
Nos últimos anos, o mercado brasileiro passou por profundas transformações, desde a entrada de mais de 35 milhões de pessoas na nova classe média até a expansão do crédito e de novos meios de pagamento, passando pela inclusão digital, entre outras, que produziram mudanças também na forma de consumir. Diante desse panorama, entender como as mudanças impactaram o varejo é crucial para os negócios.
Desta forma é possível entender que o setor varejista esta em transformação e necessita de profissionais: capacitados que consigam entender o ambiente competitivo do varejo; que formulem estratégias e planos, cujos resultados sejam efetivos no atendimento aos clientes atuais e potenciais; que também criem ações que reajam, ou até por vezes antecipem, as necessidades de mercado gerando maiores receitas para o varejo e seus parceiros.
Neste sentido, mais do que ser mais um curso de Marketing no Varejo disponível no mercado, trata-se de um programa atual que capacita os alunos nos fatores fundamentais para o exercício da atividade bem como aqueles se tornaram requisitos nos últimos anos em função das transformações em que o mundo e o mercado vem passando.
Público-alvo
O curso destina-se a profissionais portadores de diploma em cursos de graduação e que atuem no segmento de varejo como parte de suas atribuições; que já exerçam ou estejam se preparando para assumir cargos gerenciais; que necessitem de atualização nas práticas de marketing e gestão para atuar em microempresas, empresas de pequeno e médio porte e em organizações varejistas.
INTRODUÇÃO À GESTÃO VAREJISTA: CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS.
Apresenta um panorama sobre o setor, discutindo fatos relevantes da gestão varejista, mostrando seus principais desafios e inovações dos últimos anos, ilustrando-os com casos reais nacionais e internacionais.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR/ SHOPPER E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
Discute os conceitos e aplicações de segmentação para mercados consumidores e organizacionais, apresentando as técnicas e os níveis de segmentação. Estuda o consumo de produtos e serviços, assim como o comportamento do consumidor, analisando os fatores influenciadores no processo de decisão de compra. Aborda as etapas da realização de pesquisa de marketing, os métodos de pesquisa, fontes de informação e a importância do Sistema de Informação de Marketing (SIM) e ferramentas adjacentes, como vantagem competitiva.
MARKETING ESTRATÉGICO NO VAREJO
Apresenta os conceitos de estratégia e de marketing aplicados ao varejo para o reconhecimento geral da forma de comercialização e interação com o mercado. Aborda os elementos básicos para a formulação de uma estratégia de marketing, sempre com foco no negócio. Relaciona o marketing com as demais atividades do varejo, tornando-o parte essencial do negócio. Evidencia a importância do varejo para o sucesso efetivo das estratégias de marketing de outros tipos de negócio.
GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS NO VAREJO
Aborda os principais conceitos sobre produtos e serviços desde a criação, desenvolvimento e a gestão do seu ciclo de vida. Discute o dimensionamento da demanda mercadológica para a definição e análise do portfólio de produtos e serviços, considerando a tendência de abordagem tanto conjunta quanto convergente dos produtos e serviços. Conceitua a identidade e o posicionamento de marcas, bem como as estratégias para sua construção e gerenciamento.
ATENDIMENTO E GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NO VAREJO
Aborda a importância da gestão do atendimento e do relacionamento pós-compra, contemplando o ciclo de compra completo junto ao cliente. São discutidos serviços agregados, gestão do pós-venda, CRM (customer relationship management), programas de fidelização, entre outros.
GESTÃO DE CANAIS, GESTÃO DE CATEGORIAS E TRADE MARKETING
Aborda as ações de Trade Marketing no varejo, unindo a indústria e lojistas para fomentar melhores resultados de venda e lucratividade. Discute as práticas de Gestão de Canais e suas implicações para a prática do varejo em diferentes segmentos e na indústria, assim como para a gestão de categorias, visando à melhor gestão do mix do ponto de venda.
GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DE COMPRA: COMUNICAÇÃO, PROMOÇÃO DE VENDAS, MERCHANDISING E DESENVOLVIMENTO DO PONTO DE VENDA
Apresenta e discute o conjunto das atividades de comunicação em marketing para Promoção no Ponto de Venda e o Merchandising como destaque no segmento varejista. Apresenta os elementos necessários para operacionalização destas atividades e ferramentas no varejo, discutindo casos atuais de sucesso e novas técnicas associadas a recursos arquitetônicos e tecnológicos. Apresenta e discute como desenvolver o PDV - Ponto de Venda e as inovações que têm determinado as Experiências de Compra trabalhando com Arquitetura e Design, Valor da Marca, Oferta de Serviços e formas de comunicação e exposição do Mix de Produtos e de Serviços.
GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOJAS NO VAREJO
Apresenta os conceitos fundamentais da gestão das operações que interferem no varejo (gestão de filas, estoque, demanda, etc). Aborda a gestão da cadeia de valor e os princípios de logística envolvidos na gestão do varejo junto aos fornecedores e clientes e as tecnologias e práticas mais comuns.
GESTÃO DE PESSOAS E TREINAMENTO NO VAREJO
Aborda a importância de gerir pessoas no ambiente interno e externo à organização. Analisa o desenvolvimento de competências e de talentos, bem como a gestão de equipes. Discute todos os processos de recursos humanos, desde o recrutamento, seleção, treinamento, gestão de remuneração e incentivos de venda, desenvolvimento, até a maturidade e desligamento da organização. Discute as abordagens comportamentais para apoiar uma gestão de equipes mais efetiva.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos para a elaboração de planos de marketing e estudos de caso, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Orienta a respeito das exigências institucionais para os TCCs e oferece subsídios para o atendimento das normas mecanográficas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING E VENDAS NO VAREJO
Apresenta a elaboração de um plano estratégico de marketing e as suas semelhanças, sinergias e diferenças em relação a um plano de vendas. Aborda o planejamento e gestão de vendas no que tange à mensuração da demanda, concorrência, definição de quotas e metas, gestão de pipeline e controle de resultados. Também relata tendências relacionadas à tecnologia e novas práticas.
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO NO VAREJO
Aborda as principais definições financeiras envolvidas no negócio do varejo: entendimento de balanços e demonstrativos financeiros, gestão de fluxo de caixa, valor presente/futuro, taxas de retorno, formas de financiamento e decisões de investimento. Discute a precificação, levantando as diferentes técnicas e estratégias possíveis para se desempenhar esta atividade (como precificação por custo, pontos de equilíbrio, elasticidade, etc), assim como aborda a gestão do crédito para os clientes.
SEMINÁRIOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO VAREJO
Apresenta casos reais de variados segmentos de varejo que aplicam as técnicas apresentadas nos componentes curriculares do curso, por meio de palestras de profissionais e especialistas que atuam no mercado, além de visitas guiadas a pontos de venda.
trabalho de conclusão de curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO NO VAREJO
 
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Proposta Metodológica:
A pós-graduação em Marketing no Varejo: Gestão, Estratégias e Negócios tem como objetivo especializar profissionais para a criação e gestão de planos de Marketing, visando potencializar o varejo como canal e como negócio, assim como atender os clientes de maneira efetiva ao promover produtos e serviços.

Para isso, busca promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Para tanto, é necessário que os conteúdos, vistos como insumos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando as competências prévias dos alunos como ponto de partida para a descoberta e a construção de novas competências.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Será elaborado um plano de negócio (business plan) de varejo. O TCC poderá ser realizado em grupos de 2 (dois) ou até no máximo, 4 (quatro) alunos, não sendo permitida a realização individual.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Marketing no Varejo (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 17 de março de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial de formação específica não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu, além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC; Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira.
- 1 cópia (frente e verso) e do original da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) e do original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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