Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Endodontia

Endodontia

Objetivo
O curso visa especializar profissionais para atuarem na realização do diagnóstico, planejamento e tratamento das doenças da polpa e do periápice e capacitá-los no manejo das novas tecnologias aplicadas na área de endodontia (localizadores apicais, sistemas rotatórios, ultrassom e microscópios operatórios)

Curso reconhecido pelo CFO.

Diferenciais
O curso de Especialização em Endodontia do Centro Universitário Senac é resultado da tradição de uma instituição que investe em seu corpo docente e em infraestrutura de ponta na área. A Clínica Odontológica do SENAC-SP é equipada com microscópios operatórios, que possibilitam o clínico realizar uma endodontia moderna com maior previsibilidade. Além disso, toda documentação é realizada por meio de radiografias digitais. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de aprender sobre conceitos atuais e relevantes na área e de trabalhar com sistemas rotatórios, otimizando o tempo de preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares.

Carga horária: 856 horas

Observações

As inscrições estarão abertas enquanto existirem vagas disponíveis para matrícula

Atuação no mercado de trabalho:
Ao término do curso, o aluno terá adquirido competências para diagnosticar, planejar e realizar tratamentos e retratamentos endodônticos por meio de tecnologias e conceitos atuais de materiais e procedimentos endodônticos, com a utilização de microscopia e instrumentos rotatórios, atuando de forma multidisciplinar, a fim de promover a reabilitação oral e o bem-estar do paciente.
Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.

Cirurgiões-dentistas.
Diagnóstico e Planejamento em Endodontia
Diagnosticar as alterações pulpares com base na anamnese, exames clínicos e complementares, identificando os diversos tipos de casuística endodôntica, planejando as ações curativas e preventivas para o restabelecimento da saúde do dente, considerando os conceitos de emergência médica em Odontologia
Técnicas Operatórias Endodônticas
Executar procedimentos endodônticos para a abertura do dente, a localização dos canais radiculares e a identificação de anomalias existentes, utilizando-se de instrumentos rotatórios e microscopia a fim de realizar o tratamento.
Procedimentos Clínicos Endodônticos
Realizar o tratamento ou retratamento endodôntico mediante o planejamento prévio, utilizando-se de técnicas operatórias, instrumentos rotatórios e do microscópio, acompanhando a evolução dos casos clínicos, trabalhando em conjunto com outras especialidades da Odontologia, a fim de promover a saúde bucal do paciente.
Deontologia e Metodologia de Pesquisas
Problematizar as questões éticas, bioéticas e legais da profissão propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Apresentar as bases teórico-metodológicas, científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Serão utilizadas estratégias metodológicas como:
- atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes;
- acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados na clínica;
- seminários sobre casos clínicos pré e pós atendimento;
- visitas técnicas de instituições e empresas parceiras.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Endodontia (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).
- Carteira de identidade do CRO

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.
A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso