Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Endodontia

Endodontia

Objetivo
O curso visa especializar profissionais para atuarem na realização do diagnóstico, planejamento e tratamento das doenças da polpa e do periápice e capacitá-los no manejo das novas tecnologias aplicadas na área de endodontia (localizadores apicais, sistemas rotatórios, ultrassom e microscópios operatórios)

Curso reconhecido pelo CFO.

Diferenciais
O curso de Especialização em Endodontia do Centro Universitário Senac é resultado da tradição de uma instituição que investe em seu corpo docente e em infraestrutura de ponta na área. A Clínica Odontológica do SENAC-SP é equipada com microscópios operatórios, que possibilitam o clínico realizar uma endodontia moderna com maior previsibilidade. Além disso, toda documentação é realizada por meio de radiografias digitais. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de aprender sobre conceitos atuais e relevantes na área e de trabalhar com sistemas rotatórios, otimizando o tempo de preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares.

Carga horária: 856 horas

Atuação no mercado de trabalho:
Ao término do curso, o aluno terá adquirido competências para diagnosticar, planejar e realizar tratamentos e retratamentos endodônticos por meio de tecnologias e conceitos atuais de materiais e procedimentos endodônticos, com a utilização de microscopia e instrumentos rotatórios, atuando de forma multidisciplinar, a fim de promover a reabilitação oral e o bem-estar do paciente.
Público-alvo: Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Pré-requisitos: Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.


Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Diagnóstico e Planejamento em Endodontia
Diagnosticar as alterações pulpares com base na anamnese, exames clínicos e complementares, identificando os diversos tipos de casuística endodôntica, planejando as ações curativas e preventivas para o restabelecimento da saúde do dente, considerando os conceitos de emergência médica em Odontologia
Técnicas Operatórias Endodônticas
Executar procedimentos endodônticos para a abertura do dente, a localização dos canais radiculares e a identificação de anomalias existentes, utilizando-se de instrumentos rotatórios e microscopia a fim de realizar o tratamento.
Procedimentos Clínicos Endodônticos
Realizar o tratamento ou retratamento endodôntico mediante o planejamento prévio, utilizando-se de técnicas operatórias, instrumentos rotatórios e do microscópio, acompanhando a evolução dos casos clínicos, trabalhando em conjunto com outras especialidades da Odontologia, a fim de promover a saúde bucal do paciente.
Deontologia e Metodologia de Pesquisas
Problematizar as questões éticas, bioéticas e legais da profissão propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Apresentar as bases teórico-metodológicas, científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Serão utilizadas estratégias metodológicas como:
- atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes;
- acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados na clínica;
- seminários sobre casos clínicos pré e pós atendimento;
- visitas técnicas de instituições e empresas parceiras.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Endodontia (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 14 de maio de 2018.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso