Menu
Senac São Paulo
Busca


Cursos Técnicos

 

Técnico em Nutrição e Dietética

Objetivo
Este curso tem como objetivo desenvolver competências gerais da área de saúde e específicas da habilitação técnica em Nutrição e Dietética, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo o compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.
Sua principal finalidade é formar profissionais aptos a participarem de ações voltadas à alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital.

(Carga horária: 1200 horas)
Resolução 22/2012 de 23/10/2012.
Panorama de mercado
Cada vez mais a alimentação vem sendo discutida pela população, cresce a preocupação em conciliar o ritmo de vida acelerado com a escolha por uma alimentação saudável e balanceada. E o papel do técnico nesse cenário é colaborar com a escolha alimentar atuando na elaboração de cardápios, com a aplicação de técnicas gastronômicas que promovam o aproveitamento nutricional dos alimentos aliando a saúde ao prazer de comer.
O profissional Técnico em Nutrição e Dietética pode atuar em qualquer empresa que tenha produção de alimentos: restaurantes comerciais e industriais, rede de fast food, padarias, supermercados, hospitais, instituições de longa permanência (casa de repouso) e redes de hotéis, escolas, creches, merenda escolar.
E também no segmento de indústrias de alimentos, atuando na área de atendimento ao consumidor e na cozinha experimental.
Pré-requisitos:
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio
Público-alvo:
Alunos e egressos do ensino médio e também pessoas que atuam na área de alimentação e que desejam se profissionalizar.

Alunos e egressos do ensino médio e também pessoas que atuam na área de alimentação e que desejam se profissionalizar.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Proposta metodológica
Estudo de casos, resolução de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, trabalho de campo, simulações de contextos, atividades em laboratório de informática e em cozinha pedagógica.
Este curso não prevê estágio profissional supervisionado. Sua realização é uma atividade opcional do aluno, acrescida à carga horária total do curso.
Caso o aluno opte por realizar o estágio supervisionado, este terá 120 horas de carga horária mínima .

Ao concluir esta habilitação profissional e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Nutrição e Dietética - Área Profissional de Saúde registrado com validade nacional.
Para realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.
- Requerimento de Matrícula.
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou,
- Declaração de escola comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

A Unidade poderá admitir processo seletivo, quando julgar necessário, aplicando procedimentos/instrumentos que avaliem os conhecimentos e habilidades adquiridos pelo candidato no ensino fundamental/médio, desde que relacionados com as competências essenciais ao desenvolvimento do curso.

Livro:
Nutrição aplicada e alimentação saudável. Autor: Beatriz Tenuta Martins, Márcia Cristina Basílio, Marco Aurélio Silva. Editora: Editora Senac São Paulo


 


Assista ao vídeo
 
Quer ser informado sobre novas turmas?
Tags
Curso técnico de nutrição, curso de técnico em dietética, curso de educação alimentar, curso dietoterapia, Senac sp,
0800 883 2000
© 2016 Senac São Paulo